Uma cena comum no mercado imobiliário é encontrarmos corretores de imóveis que trabalham exclusivamente com loteamentos. A área desperta o interesse de muitos e pode ser um bom investimento para quem quer sair do habitual.

Ao mesmo tempo que se mostram como uma opção segura de investimento no mercado imobiliário, os lotes são alternativas baratas e com menos impasses burocráticos durante a negociação do que outros tipos de imóveis.

Assim sendo, se você está pensando em expandir seus horizontes, pode ser uma boa ideia trabalhar com loteamentos.

Mas afinal, o que são loteamentos?

Caso você esteja no mercado há bastante tempo e já entenda bem o que são loteamentos, pode pular essa parte. Contudo, se você é novo para o termo e quer entender melhor, lhe explicamos rapidinho.

Segundo a lei 6.766, artigo segundo, “loteamento são subdivisões de ‘gleba’ (porção de terra) em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes”.

Portanto, loteamento é um pedaço de terra de grande proporção que é divido em outros pedaços menores. Estes pedaços são chamados de lotes e neles são realizadas construções de diversos tipos.

É fácil confundir a definição de loteamento com o conceito de condomínio. Contudo, ambos possuem algumas diferenças básicas. No caso do condomínio, existe uma série de fatores e regras internas de vivência. Além disso, eles oferecem bens comuns, como ruas, áreas arborizadas, praças, playground, convívio com moradores, etc.

Características dos loteamentos

Basicamente, loteamentos são várias porções de terras juntas que, normalmente, necessitam da criação de ruas, estradas e rodovias entre eles. Quem atua com a venda de loteamentos precisa ter um conhecimento específico e entendimento claro a respeito da lei que rege essa categoria.

Para melhor entendimento do que é loteamento, você deve ter em mente que o cliente compra apenas a parte referente ao lote. Essa é um comportamento diferente do que se refere a compra de condomínio, por exemplo, no qual se compra também a área comum.

Quando o loteamento é aprovado, as vias de circulação passam a ser de uso comum e não é possível proibir as pessoas de passarem por ali, embora possa haver um controle por meio da documentação quem entra ou sai do lote.

É importante que o corretor de imóveis saiba os fatores que definem e interferem nas vendas dos loteamentos.

Venda de loteamentos

A venda de loteamentos envolve muitas pessoas e diversas questões jurídicas. Por isso, o corretor precisa ter paciência, ser habilidoso e entender as questões técnicas/burocráticas do negócio. Além disso, é preciso conhecer preços atualizados de mercado, valores reais dos terrenos e possibilidades de negociação.

Além de valores, é aconselhável manter-se informado acerca dos aspectos jurídicos que envolvem a negociação de um lote.

O corretor deve estar preparado para estar pronto para um retorno financeiro que pode demorar. Com persistência e muito conhecimento do que é loteamento e suas nuances, é possível fazer um ótimo negócio.

Precauções

Algumas precauções podem ser tomadas para assegurar que negócio com loteamento não serão problemáticos.

  • Assim como é importante que você, como intermediador, entenda os aspectos legais, esse é um fato importante para o comprador e o proprietário. Certifique-se que ambos sabem “onde estão se metendo” e ajude-os a entender as fases da negociação, quando necessário.
  • Como qualquer outro produto, o corretor deve se preparar para a venda de loteamento e conhecer bem suas peculiaridades. Certifique-se que seu posicionamento online está afiado e mantenha uma boa relação com seus clientes (eles sendo os proprietários ou os compradores).
  • O corretor precisará ir à campo, conhecer o local, falar com os moradores da redondeza para entender a dinâmica do bairro, segurança, facilidades.
  • Conheça o tamanho exato dos lotes, como será a construção e todos as outras características deste loteamento.

Vantagens e desvantagens da venda de loteamentos

Entendendo os prós e os contras da venda de loteamentos, você estará bem preparado para a negociação. Ainda assim, neste estágio, você deve encontrar problemas semelhantes a qualquer processo de vendas no mercado imobiliário.

Por isso, é essencial pensar no seu planejamento de marketing.

Este planejamento transpassa as mais diversas fases do seu processo vai ser decisivo na construção de uma carteira de clientes que gere retorno ao seu negócio.

Comece investindo no seu posicionamento online. A maioria das pessoas começa suas pesquisas por imóveis no meio digital. Ofereça descrições bem construídas e selecione fotos de qualidade do lote.

Acesse nosso guia sobre posicionamento online no mercado imobiliário para ver dicas práticas de como aprimorar sua presença digital e aumentar suas vendas.

loteamentos-posicionamento-online

Além disso, não deixe de praticar seu discurso de vendas. Você precisa ser capaz de convencer os compradores que aquele loteamento é o melhor para eles. Por isso a importância da pesquisa e da argumentação.

Domine a negociação

Investigue o bairro onde o loteamento se encontra, a segurança e seus atributos positivos e negativos. Entenda a situação financeira de seus clientes e tente adaptar a negociação para esta situação.

Todos os fatores vão refletir no retorno sobre investimento, então é preciso cuidado e estudo da situação para obter lucro.

Com opções de pagamento mais flexíveis e uma parte burocrática mais barata e simplificada, os loteamentos acabam se mostrando como investimentos mais baratos que imóveis prontos. Faça bom uso dessas informações para facilitar a venda.

Forte até na crise

Mesmo em tempos de crise, investimentos na área de loteamentos mostram-se seguros. Isso se dá justamente pelas questões de preço e facilidade burocrática que citamos anteriormente.

Você pode investir no modelo tanto como foco de seu negócio (se sua cidade tiver imóveis o suficiente para isto), ou como um nicho específico da sua empresa.

Investir em imóveis de nicho é uma boa saída para não se afundar em tempos de crise. Isso porque imóveis de nicho possuem públicos específicos que não necessariamente estão atingidos pela crise. Claro que isso é uma questão de contexto, algumas crises são maiores que outras.

Entendendo completamente a negociação de lotes, você terá vantagem em relação a outros corretores, tornando-se um especialista e criando referência no mercado, ampliando suas chances de venda.

[Total: 18   Average: 4.2/5]