Como fazer uma ótima descrição de imóvel para venda

Na hora de vender, estar atento à colocação das palavras e ter um texto correto gramaticalmente é fundamental para sua credibilidade e conversão. A descrição de imóvel para venda tem suas regrinhas e vamos te ajudar aqui a desenvolver um texto que seja eficiente e também altamente atraente ao cliente.

Antes de você consiga colocar o selo de “vendido” na sua propaganda imobiliária, é necessário que você (e seu pessoal de marketing) domine algumas habilidades na descrição de imóvel para venda. Uma descrição de imóvel que, de fato, venda e venda de forma rápida.

Se você usar o preço certo, a promoção adequada (leia-se canais adequados) e uma descrição de imóvel para venda que realmente comunique o que de melhor tem naquele imóvel, você acelera muito o processo de venda.

Com a mudança no comportamento do consumidor é importante ter uma presença online que atenda às necessidades de busca dele. Cuide das descrições com carinho de modo que não o deixe com dúvidas ou receios. Vamos às dicas!

1. Pare de tentar ser como todos os outros

Muitos de nós já tem uma ideia pré formada de como deve ser a descrição de um imóvel. É comum que façamos pesquisa na concorrência para ver como os outros estão fazendo. Por comparação chegamos à conclusão de como deve ser uma boa descrição de apartamento para vender ou descrição de um imóvel em geral.

Porém, parecer como todos os outros é um tiro do pé, você irá ficar perdido na “massa” e não irá se destacar. Já existe muito do mesmo e é claro: não é fácil pensar “fora da caixa” e fazer algo diferente. Mas proponho que você aperte o botão ‘reset” e recomece.

2. Toda boa descrição tem uma ótima chamada

Quando você está divulgando sua propaganda imobiliária em um site com milhões de outras ofertas, é fundamental que sua descrição de imóvel tenha um título absolutamente “matador’.

Na maioria das vezes é sua única chance do cliente prestar atenção em você! São segundos para que o prospect decida em clicar ou não no seu anúncio, então é melhor você se preparar para fazer um título que seja diferenciado.

Evite usar títulos mais genéricos, como “Apartamento à venda”. Esses títulos, por serem muito abrangentes, dificultam o encontro do possível comprador com o seu site. Além do que, dificilmente refletem os termos de busca utilizados por eles.

Uma dica é usar títulos um pouquinho mais específicos. Você pode definir m², quantidade de quartos, banheiros ou o lugar, como por exemplo, “em Santa Maria – RS”. Não precisa conter todas as informações, até porque não cabe no título. Mas não deixe de especificar ao menos com um dos atributos.

Além disso, o Google permite definir uma descrição (chamada de meta description) na qual você pode adicionar de forma mais explicativa alguns outros atributos do imóvel. Nesse post sobre SEO explicamos melhor a respeito deste assunto.

Mais a se pensar: o que tem de positivo ou negativo na descrição do seu imóvel? Você consegue deixá-lo divertido? Pode falar algo que faça as pessoas olharem com mais calma? Ou quem sabe um título que gruda feito chiclete?

3. Descrição de abertura

Uma excelente descrição de imóvel para venda tem uma estrutura pré determinada. Quase como uma ótima redação, que precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Desse modo, logo após o título, você deve colocar uma breve descrição inicial. Mas ela deve ir direto ao ponto. Informe imediatamente o que mais se destaca no seu imóvel.

Você deve responder a pergunta que o cliente está fazendo: o que estou olhando? E por que devo seguir olhando? Daqui você também pode tirar uma base para fazer a meta description que citamos anteriormente.

4. Descrição narrativa das características

A ideia desta seção é lhe atentar para duas coisas:

Fale das características principais do seu imóvel

Informe sobre número de quartos, salas, tamanho, localização, vizinhança, garagem, pátio/piscina, alguma renovação que tenha sido feita recentemente, alguma característica única (como vista, parque próximo, praia perto, etc.).

Desenvolva uma descrição de imóvel para venda que seja inspiradora e atraente

Existe um valor muito grande em escrever um texto inspirador. Tem gente ganhando muito dinheiro com isso. Faz toda a diferença! Use palavras de despertem a emoção, que façam o prospect se imaginar no local.

Outra alternativa para tornar o imóvel mais atraente é dar destaque em detalhes especiais dele. Muitas vezes é esse atributo que vai fazer a diferença na decisão de compra. Por exemplo, o imóvel possui lareira na sala, ou armários embutidos, uma suíte, um closet e por aí vai.

5. Promoção especial

A próxima etapa é falar de alguma promoção especial que você possa ter. Nem sempre vai aparecer na sua descrição de imóvel para venda. Mas caso você tenha, use a seu favor para terminar com a dúvida do seu prospect: ligo ou não ligo?

Pode ser um desconto, ou tempo limitado para a oferta ou financiamento especial. Seja criativo e use este argumento final para fazer o seu prospect tomar a ação.

6. Fechamento e “call to action”

Na sua descrição de imóvel para venda, esta é a etapa onde você faz o fechamento e fale para o prospect o que ele deve fazer. Você é quem deve dizer isso, não jogue esta responsabilidade para ele. Coloque um senso de urgência, coloque seu telefone, e-mail e fale: você pode ligar agora!

7. E o preço?

Muitas empresas têm receio em falar de preço, achando que isso espanta o cliente. Mas na verdade, o preço é subjetivo que você consegue passar valor percebido. Sendo assim, coloque o preço!

O cliente gosta de saber de tudo. Faça uma ótima descrição, use uma ótima foto e seu preço não será um problema.

Existe diferença entre descrição de imóvel para venda online e offline?

Sim, algumas. Basicamente, num anúncio impresso (jornal, revista e afins) você não tem interatividade e engajamento instantâneo. Não pode fazer uso de “palavras-chave” que melhoram seu ranking no Google, nem colocar um link para seu site. Logo, na maioria das vezes, a ação do prospect não é imediata.

Mas isto não significa que você deva descuidar do seu texto e da sua foto. Siga as mesmas dicas, talvez terá apenas que diminuir o texto por questões de espaço.

Portanto, de uma forma geral, a descrição de apartamento para vender, ou de descrição de imóvel, outro tipo qualquer, segue este parâmetro. Anunciar imóveis no Facebook, Linkedin ou outra rede social qualquer deve fazer parte do seu planejamento de vendas.

Também você deve considerar o uso do “adwords” (serviço de publicidade do Google). Sabe quando você está navegando em um site e aparece uma propaganda sobre “justamente o que você estava buscando”? Nesse caso, um imóvel.

No entanto, não pense que é coincidência. São os robozinhos do Google que identificaram suas buscas por este produto e ele aparece assim, como um passe de mágica, em outros locais que você visita.

Outro ponto importante é uma boa imagem. Se você investir numa imagem bacana mesmo, que mostre o que há de melhor na sua descrição de imóvel para venda, será uma grande vantagem para que seu prospect pare e olhe para o que você tem a dizer.

Também é importante pensar em como ser achado. De nada adianta você escrever a melhor descrição e não ser encontrado. Para entender como melhorar sua posição nas pesquisas do Google acesse nosso ebook sobre SEO no mercado imobiliário.

SEO-descrição-imobiliária

E agora? Agora coloque em prática! Faça alguns testes, veja a reação das pessoas e exercite seu poder criativo.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.