Aplique o marketing olfativo no seu negócio imobiliário

Imagem ilustrativa de uma gestora aplicando o marketing olfativo em uma imobiliária.

Ao falar de vendas no mercado imobiliário, toda estratégia que ajude a fechar negócios mais rápido é bem-vinda. Pode-se pensar em diversas formas de fazer com que o cliente decida fechar negócio com sua imobiliária, e o marketing olfativo é uma delas.

Esse segmento vem, gradativamente, ganhando mais espaço em diversos nichos, e o mercado imobiliário não ficaria de fora, pois cada vez mais essa técnica tem se mostrado útil na hora atrair e fidelizar clientes.

Sabendo disso, trouxemos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre marketing olfativo e assim aderir a essa técnica em seu negócio imobiliário.

Nesse artigo você irá encontrar:

O que é marketing olfativo?

O marketing olfativo é uma estratégia de vendas, que tem como objetivo influenciar o comportamento do consumidor através de odores e fragrâncias, pensadas para atingir o seu subconsciente.

Para isso utiliza cheiros pensados para seu público, pois eles ajudam a criar sensações e sentimentos positivos, que por sua vez, auxiliam no aumento da conversão dos negócios.

Ao utilizar essa técnica, não há somente um aumento no número de vendas, mas sim cria um diferencial entre as demais empresas no mercado, uma identidade para a marca, fazendo o cliente associar o cheiro a marca.

Por que utilizar essa estratégia de marketing?

O principal motivo para utilizar o marketing olfativo é a vontade de fechar mais negócios, sejam vendas ou aluguéis. Pois a utilização de aromas e fragrâncias específicas para sua empresa, ajuda no aumento do seu rendimento.

Além disso, também pode proporcionar:

  • Melhor percepção do cliente;
  • Diferenciação e consolidação da marca;
  • Associação da imobiliária à limpeza.

A utilização de aromas pode ajudar a transmitir sensações de conforto e bem-estar, o que pode ser decisivo na hora de fechar negócio com seu cliente.

🗨️
“Em um ambiente mais confortável, o consumidor toma decisões de compra com mais facilidade. É um processo abstrato, mas que faz toda a diferença”. Mário Rodrigues, Diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).

Como aplicar o marketing olfativo no seu negócio imobiliário? 

Começar a utilizar essa técnica pode parecer simples, mas é uma tarefa complexa de ser executada. Para isso, existem diversas empresas que cuidam exclusivamente da aromatização de ambientes.

O primeiro passo, para começar a desenvolver uma estratégia de marketing olfativo, é entender quem é seu público, e qual a sensação que você pretende causar com as fragrâncias utilizadas.

Após isso, é importante pensar as formas que pretende utilizar o marketing olfativo, no mercado imobiliário é possível fazer uso desse tipo de marketing de duas formas interessantes.

Na imobiliária 

Quando aplicado na sua empresa, a ideia é seu cliente entrar na sua sede e sentir aquele cheiro, que vai trazer uma sensação de aconchego e bem-estar, e assim relacionar a sua marca quando sentir esse cheiro novamente.

No imóvel que será visitado

Aplicando o marketing olfativo no imóvel, o objetivo é fazer com que o cliente se sinta acolhido e em um ambiente seguro, quando estiver realizando a visita, para ajudar na decisão de compra.

As duas no fim possuem o mesmo propósito, gerar mais conversões de vendas, porém feitas de formas diferentes para alcançar esse objetivo. No entanto, podem ser usadas em conjunto, reforçando ainda mais os resultados positivos.

Veja mais sobre o uso do marketing olfativo para imobiliária em nosso vídeo:

Como escolher o aroma certo?

Depois que você entendeu as formas de realizar o marketing olfativo, é essencial que saiba como escolher o cheiro correto para utilizar em seu negócio. 

Por isso, reforçamos a importância de entender qual é sua a persona, isso é, seu cliente ideal, para saber qual mensagem quer passar

Desse modo, facilitará a escolha dos tipos de aromas e fragrâncias que devem ser usadas para garantir mais resultados de conversões na sua empresa. Pois, cada cheiro representa algo diferente, trazendo sentimentos distintos, como por exemplo:

  • Aromas com notas de canela e cravo da índia despertam a sensação de mistério;
  • Os perfumes florais, costumam ser usados em produtos femininos;
  • Lavadas e capim-limão inspiram relaxamento;
  • As fragrâncias que possuem tons amadeirados, passam a sensação de conforto e tranquilidade.

Existem diversas outras fragrâncias que podem ser utilizadas em seu negócio imobiliário ou em seus imóveis, como por exemplo, uma fragrância personalizada. Porém, tudo vai depender justamente do perfil dos seus clientes e qual mensagem você quer passar.

Cases de sucesso

Para entender melhor como funciona o marketing olfativo, trouxemos alguns exemplos para mostrar como funciona melhor na prática, mas primeiro é importante entender que a memória olfativa é uma parte importante dessa técnica.

Muitas vezes, quando sentimos algum cheiro específico, isso leva você para algum momento, ou alguma memória específica.

Essa é a ideia de utilizar o marketing olfativo no mercado imobiliário, fazendo com que seu cliente crie essa conexão, entre seu negócio e o cheiro que você utiliza no seu escritório, ou nas visitas que faz aos imóveis.

Imagem ilustrativa de uma equipe de corretores pensando em estratégias de marketing olfativo.

Guarida Imóveis

Foi pensando nisso que a empresa começou a utilizar o marketing olfativo, desenvolvendo uma fragrância exclusiva para a imobiliária, fazendo parte da identidade da marca.

O aroma se faz presente em todas as unidades da empresa, e também, é dado como presente aos compradores e vendedores de imóveis. Para prolongar a lembrança e as sensações positivas do momento da compra.

 CILL

A incorporada, localizada em Piçarras, Santa Catarina, é especializada em imóveis residenciais. Após o lançamento de seu condomínio de luxo, investiu na utilização do marketing olfativo.

Para isso foi desenvolvido um aroma próprio, que é utilizado dentro dos espaços comuns de seu condomínio, criando um ambiente único.

Melnick Even

Empresa consolidada no mercado imobiliário, líder de imóveis de alto padrão no Rio Grande do Sul, passou a investir no aprimoramento da identidade da marca, criando uma fragrância exclusiva, que começou a ser utilizada em ações realizadas com o público.

O aroma é utilizado em seus escritórios, e também nos imóveis mobiliados que são apresentados aos possíveis compradores.


Esses são alguns exemplos de marcas do mercado imobiliário que usam essa técnica, mas podemos citar também, marcas de outros ramos, como O Boticário, Melissa e Luigi Bertolli. 

Empresas grandes e renomadas em seus respectivos nichos que utilizaram dessa estratégia para consolidar ainda mais a marca.

Portanto, agora que você já aprendeu tudo sobre o marketing olfativo, e como isso pode ajudar seu negócio imobiliário, você pode impulsionar seus conhecimentos acessando nosso e-book exclusivo sobre branding imobiliário para fortalecer ainda mais sua marca.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.