5 dicas para criar pôsteres atraentes para o mercado imobiliário

Se há um setor que raramente enfrenta dificuldades, esse setor é o imobiliário. As pessoas sempre estão procurando propriedades para comprar, mas os profissionais do ramo imobiliário precisam impressionar os clientes em potencial para vencer a concorrência. 

Há inúmeras maneiras de atingir o público, mas uma das mais tradicionais continua imbatível e largamente utilizada: os pôsteres. Se você quer se destacar da multidão, precisa dedicar atenção especial ao design dos pôsteres imobiliários e representar neles a essência da sua marca e ter um forte apelo visual.

Uma boa forma de conseguir isso é começar com um template. Mas esse é apenas o primeiro passo, então depois de escolher um template de pôster, siga essas dicas de design para criar pôsteres imobiliários e impressionar os seus clientes. 

Escolha um esquema de cores 

Você já deve ter visto como influenciadores e profissionais de marketing usam as cores nas redes sociais, e você pode se inspirar neles para escolher as cores dos seus pôsteres imobiliários. 

Se você quer se destacar, é preciso ser ousado, então escolha cores que chamem a atenção e que se complementem ou sejam contrastantes, pois isso vai fazer o seu pôster ser facilmente notado mesmo por quem apenas passa os olhos por acaso. Veja como neste exemplo abaixo:

Dependendo da característica do imóvel ou da sua marca, considere também a opção de escolher a abordagem “menos é mais”. Você pode usar um esquema de cores monocromático e adicionar apenas uma cor extra como um destaque, o que tornará o design do seu pôster mais marcante.

Veja neste infográfico como o usar poucas cores e adicionar apenas um destaque faz a imagem saltar aos olhos e enfatiza o ponto principal que você quer comunicar:

Ou você pode ir pelo caminho oposto e usar mais cores em seu esquema. Eles devem ser complementares e não devem ser combinados com muitos outros itens. Evite aglomerar esse tipo de pôster minimalista com texto e imagens em excesso, pois as cores são a atração principal. 

As cores complementares são as que estão opostas umas às outras no círculo cromático. Veja o gráfico abaixo para ter uma noção mais clara:

No caso do verde, por exemplo, a cor complementar é o vermelho. Para fins de inspiração, veja outras opções de combinação representadas em gráficos para melhor visualização:

Você pode usar cores de fundo e adicionar caixas de imagem para fazer as imagens se destacarem mais. Como alternativa, você pode adicionar uma sobreposição de cor em uma imagem de fundo. Essa é uma ótima maneira de aprimorar um pôster minimalista e também fazer o texto saltar no layout.

Uma ótima paleta de cores irá aprimorar o design do seu pôster e ajudá-lo a alcançar os compradores mais rapidamente. Se você quer se aprofundar no tema do uso de cores, leia este artigo sobre como usar cores para comunicar com eficácia.

Aproveite as fontes

A cor e as imagens que você usa no design de pôsteres são fundamentais para atrair a atenção do público. Mas as informações sobre a propriedade estão no texto, então você precisa escolher as fontes com atenção para que os clientes entendam facilmente o que você está vendendo e vejam primeiro as informações que você considera mais importantes.

Quando se trata de fontes, é melhor não usar muitas. Uma para o título, outra para o subtítulo e uma terceira fonte para o texto do corpo. Você também restringir a apenas duas, usando uma fonte para o subtítulo e a cópia do corpo.

A fonte que você usa deve ser facilmente legível, mesmo à distância. Esse aspecto está relacionado principalmente ao seu título – deve ser grande e fácil de ver. O subtítulo e o texto do corpo podem ser menores, pois se concentram no compartilhamento de detalhes como o mercado para locação, onde e quando o imóvel estará disponível e outras estatísticas essenciais.

Você também deve garantir que a cor do texto tenha contraste com o fundo, pois isso tornará a leitura mais fácil.

Lembre-se sempre de manter bastante espaço ao redor do texto, pois aglomerar o texto tornará a leitura mais difícil.

Ao usar as fontes corretas para o pôster, você poderá transmitir sua mensagem aos compradores com mais eficiência. Para mais dicas sobre como usar fontes nos seus pôsteres imobiliários, veja o artigo “Como escolher a fonte ideal para os seus designs“.

Use ícones

Os ícones são uma ótima maneira de expressar informações. Eles são ilustrativos, coloridos e são imediatamente reconhecíveis por todos que os visualizam.

Ao invés de apresentar em seu pôster uma grande quantidade de texto que afastará seu público potencial, use ícones para compartilhar as mesmas mensagens.

Você também pode usar ícones como marcadores, que imediatamente farão com que sua criatividade se destaque. Os marcadores são uma boa maneira de quebrar um corpo de texto e torná-lo facilmente legível. Mas o que realmente fará seu pôster se destacar é se você usar ícones relacionados à sua marca imobiliária.

Outra maneira de ser criativo com os ícones é trocar uma letra por um ícone. Se estiver usando uma fonte particularmente grande para o título, você pode alterar a letra ‘A’ para uma casa, por exemplo. Isso fará com que seu título e pôster se destaquem com facilidade.

A usar ícones em seus pôsteres ajudará você a compartilhar mais informações com seus compradores de maneira rápida e fácil de absorver. Veja como adicionar ícones faz toda a diferença na comunicabilidade de um recurso visual:

Brinque com layouts de pôsteres imobiliários

O layout do seu pôster não precisa ser rígido – você pode ser criativo com ele. Divida o pôster em duas metades e mostre imagens contrastantes, como um antes e um depois da vida de um comprador, uma vez que ele comprou sua propriedade.

Como alternativa, divida o pôster em vários blocos grandes – isso é especialmente relevante para agências imobiliárias que tentam vender várias propriedades em uma área. Não os liste em uma longa fila. Crie áreas distintas em seu pôster, onde você pode destacar cada propriedade e compartilhar as especificações mais importantes sobre elas.

O que quer que você decida fazer com o design do seu pôster, lembre-se de manter margens consistentes para que o layout permaneça limpo e fácil de ler.


Elementos de branding

Um dos aspectos mais importantes do material de marketing é incluir sua marca em todos os materiais. Seu branding – que inclui seu logotipo, suas cores e fontes – precisa ser implementado em todos os materiais que você cria, desde um modelo de plano de negócios até o conteúdo para redes sociais. E para os pôsteres, a prática deve ser a mesma.

Você ainda tem a opção de usar ícones, cores e fontes diferentes para tornar seu pôster mais atraente, mas não deve ser um contraste completo com o que sua marca representa. Você não deve usar desenhos animados para vender suas propriedades se nunca tiver usado essas ilustrações antes, por exemplo.

Seu logotipo deve estar visível e você também deve incluir suas informações de contato, especialmente seu site imobiliário, número de telefone e e-mail, para que os compradores saibam com quem entrar em contato se estiverem interessados.

O aspecto mais importante sobre incorporar a identidade da sua marca em seus pôsteres e em todos os outros materiais é a consistência. Isso ajudará a aprimorar a identidade da sua marca e a torná-lo mais reconhecível para os compradores em potencial.

CTA-branding-site-imobiliário

Conclusão

Essas cinco dicas simples devem colocá-lo no caminho para a criação de belos pôsteres para sua imobiliária. Atrair a atenção com cores fortes é a primeira etapa, mas você também precisa otimizar a legibilidade escolhendo as fontes e os ícones corretos.

Você não precisa se limitar a layouts convencionais – com a ajuda de modelos de pôster, você pode ser mais criativo. Mas o mais importante é lembrar de usar a essência da sua marca em seus designs.

Agora você pode fazer ótimos pôsteres que o ajudarão a alcançar compradores e aumentar suas vendas.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.