Saiba tudo sobre como iniciar na carreira de agente imobiliário

Imagem ilustrativa de um agente imobiliário atuando na profissão.

O constante crescimento do mercado imobiliário no Brasil, abre portas para que mais profissionais busquem se inserir nessa área e construir uma carreira. Sendo assim, com a alta procura dessa profissão, diferentes especializações nesse segmento vão surgindo, como: corretores, consultores e agentes.

Inicialmente, essas denominações podem parecer confusas para aqueles que estão entrando no mercado imobiliário, o que é totalmente compreensível, mas engana-se os que acham que essas profissões são iguais. 

Por isso, reunimos nesse artigo as principais diferenças sobre essas profissões e quais são as responsabilidades, para você que está interessado(a) em ser um agente imobiliário.

Assuntos que você irá encontrar:

O que é um agente imobiliário?

O Agente Imobiliário é, basicamente, o profissional que atua na gestão de compra e venda de imóveis, o qual é autorizado a intermediar e viabilizar todo esse processo de negociação

Desse modo, desempenhar essa profissão envolve o recolhimento das informações sobre o imóvel, estabelecer o valor da propriedade e dar andamento, auxiliando o cliente em optar pelas melhores opções no mercado imobiliário.

Portanto, um bom agente imobiliário é aquele que age para auxiliar as pessoas no encontro das melhores opções, com a capacidade de avaliar os pontos positivos e negativos de um imóvel visando a melhor experiência ao cliente.

Quanto ganha um agente imobiliário?

O salário de um agente imobiliário no Brasil pode depender da localização em que você está situado e sobre o esquema de contratação, pois existem empresas que oferecem contratos fixos, no regime CLT, outras que incluem junto os percentuais de comissões, no qual os valores finais podem ser distintos. 

Portanto, de modo geral, os rendimentos desse profissional podem variar entre R$1.200 a R$4.000 mensais.

Qual a diferença entre agente, corretor e consultor imobiliário?

É comum encontrar os termos "corretor de imóveis", "consultor imobiliário" e "agente imobiliário", achando que são profissões iguais ou o chamado “é quase a mesma coisa”, mas é importante você saber que essas denominações carregam significados distintos. 

E como falamos anteriormente, um agente imobiliário é o profissional mediador, que auxilia na divulgação de imóveis e na intermediação entre vendedor e comprador.

Já o corretor de imóveis é o responsável por identificar propriedades e leads para fechar as negociações, no qual necessita ter conhecimento sobre o que está negociando. 

Ele precisa, por exemplo, entender os principais fatores e detalhes sobre a região onde atua, sobre seu público e os imóveis, com argumentos necessários para os questionamentos que virão através dos clientes. Além disso, um bom corretor precisa conhecer bem a legislação e ser certificado no CRECI - Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Por fim, um consultor imobiliário propõe-se a analisar e garantir uma visão geral do mercado, realizando pesquisas, tecendo estimativas e oportunidades sobre o setor imobiliário. É necessário, também, manter-se atualizado para propor soluções criativas para resolver desafios dos clientes.

Imagem ilustrativa de uma consultora de imóveis.

Funções de um agente imobiliário

A principal função de um agente imobiliário é sem dúvidas evidenciar e promover a venda, ou seja, o trabalho desse profissional se baseia também no planejamento de vendas e em questões mais burocráticas. 

Mas, de uma forma mais geral, para atuar nessa profissão você deverá:

  • Aconselhar clientes sobre as condições do mercado e valores;
  • Saber comparar imóveis;
  • Gerenciar listas de contatos;
  • Mediar negociações;
  • Lidar com documentações;
  • Estar ligado nos últimos acontecimentos do mercado imobiliário.

Além disso, é válido aprimorar seus conhecimentos sobre como divulgar o seu trabalho para que você tenha mais possibilidades de chegar ao público ideal, no momento certo, aumentando as chances de fechar ainda mais negócios. 

E para isso, pesquisar e ler sobre marketing imobiliário possibilita que mais pessoas conheçam seu trabalho e você se destaque em meio aos concorrentes.

Como trabalhar como agente imobiliário: exigências e capacitações

Primeiramente, para atuar como agente imobiliário é ideal que você, além de ter o CRECI, realize o curso TTI - Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) para garantir uma melhor qualificação e desempenho profissional. 

Ainda existem outros fatores que auxiliam você a impulsionar seu trabalho no mercado imobiliário, veja os principais:

Contatos geram negócios

Um fator simples, mas que é importante ressaltar, refere-se a ideia de que contatos geram negócios. 

Essa é uma estratégia levada de pessoa para pessoa, por meio de amigos, familiares, colegas de trabalho e conhecidos que, assim como o nome já diz, geram uma verdadeira rede de contatos. Assim, você consegue atingir um público de confiança e que está realmente interessado em fechar uma negociação.

Portanto, você consegue criar uma base de dados estruturada com as informações dos seus leads, mantendo uma organização exemplar e contribuindo para o aumento desses contatos, facilitando o seu trabalho como agente imobiliário.

Imagem profissional

Ao ler esse tópico, a primeira coisa que você deve ter pensado é que um agente imobiliário deve estar sempre bem apresentável no seu horário de trabalho, certo? Mas muito mais que transmitir, através da imagem, uma ideia profissional é agir como tal.

Portanto, quando falamos em mostrar profissionalismo nos referimos em ser atento e solícito às dúvidas do seu possível cliente, oferecer materiais de qualidade e livres de erros ortográficos, por exemplo, e dependendo do público optar por encontros presenciais ou mensagens online para criar um relacionamento de confiança e credibilidade.

Otimização de processos

Utilizar a tecnologia como seu aliado(a) é fundamental para facilitar os processos e aumentar a produtividade na sua rotina profissional como agente imobiliário. 

Pois, no momento em que você investe em ferramentas, sites, redes sociais e plataformas que automatizam suas tarefas, contribui para uma melhor organização e expõe profissionalismo ao seu público.

E agora que você entendeu o que é um agente imobiliário, as diferenças entre as profissões e se interessou pelas inúmeras maneiras de acelerar o processo de organização e venda, conheça a nossa plataforma imobiliária e continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro dos conteúdos atualizados sobre o mercado imobiliário.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.