6 cursos que são essenciais para todo corretor de imóveis


Tempo de Leitura: 7 minutos

O mercado imobiliário no Brasil sempre foi reconhecido como um ambiente profissional promissor e essencial para a economia. Por conta disso, o ramo tem cada vez mais exigido uma maior dedicação com relação à capacitação da profissão corretor de imóveis. Para você diferenciar-se no mercado, separamos 6 cursos para corretor de imóveis para que você tenha sucesso neste ramo.

No cenário atual do mercado de trabalho, é fundamental que o profissional consiga elevar o seu grau de capacitação por meio de cursos. Busque os que visam não somente expor as mais variadas nuances de mercado como também explorar todo o seu talento e visão de mercado.

Quem deseja saber como ser um corretor de imóveis bem mais preparado poderá ainda ser capaz de lidar com as mais diferentes situações e necessidades no seu contexto geral com ajuda destes cursos, tornando-se um referencial importante em meio ao mercado.
Continue acompanhando o conteúdo deste artigo e conheça os 6 cursos considerados essenciais para sua formação profissional.

1. TTI – Técnico em Transações Imobiliárias

Só pode se tornar corretor de imóveis autônomo o profissional que seja efetivamente formado no curso técnico em transações imobiliárias. Uma alternativa é um curso superior equivalente. O importante é que após o seu término o aluno consiga realizar o ingresso ao Curso CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

É necessário realizar o cumprimento de todos os trâmites solicitados pelo CRECI relacionados ao registro profissional. Posteriormente, o futuro profissional poderá de fato ser reconhecido como corretor imobiliário.

O CRECI consiste em um conselho profissional que visa regularizar e até mesmo fiscalizar todas as atividades realizadas pelo corretor. Sua sede, o COFECI ou Conselho Federal de Corretores de imóveis, fica concentrada em Brasília. No entanto, sua total atuação se dá por meio da ação dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (o CRECI). Este, portanto, marca presença em diversos estados do país.

Os alunos devidamente matriculados nesse curso TTI ainda precisam cumprir um estágio. Quem se enquadra como estagiário da área não pode atuar com venda de imóveis, pois ainda não possuirá seu CRECI devidamente registrado.

O estágio tem como principal objetivo revelar ao futuro profissional todos os trâmites necessários que envolvem uma transação imobiliária. Este precisa ser supervisionado por um corretor experiente e que já possua seu CRECI e uma carreira de corretor já consolidada.

2. Curso sobre Avaliação Imobiliária

A avaliação imobiliária requer uma série de técnicas, precisando então ser estudada. O corretor de imóveis é um dos profissionais que podem assumir esse importante papel no mercado.

Essa avaliação consiste em uma definição acerca do valor estimado vigente no mercado para um determinado imóvel. Este pode ser tanto urbano, residencial, comercial, industrial ou até mesmo rural. A técnica pode ser utilizada não somente para compra, aluguel ou venda, mas também na esfera judicial em inventários, hipotecas, seguros e cobranças de tributos.

Para que um corretor possa assumir essa função, é importante que ele se inscreva junto ao Conselho Regional do seu estado e também possua formação em Gestão Imobiliária (curso superior) ou uma especialização em Avaliação Imobiliária.

Vale destacar que a avaliação imobiliária refere-se a uma importante atividade. Onde são necessárias inúmeras técnicas e procedimentos. Por isso é essencial que o corretor de imóveis possua um grande conhecimento acerca do mercado, bem como uma ampla vivência profissional.

3. Curso de Técnicas de Vendas para Corretores ainda mais capacitados

As técnicas de vendas visam basicamente revelar aos profissionais do mercado de corretagem de imóveis estratégias voltadas para persuasão de todos os seus potenciais clientes para tornar possível uma negociação ainda mais promissora e lucrativa – e compensatória para ambas as partes!

Vale destacar que esse perfil de curso para corretor de imóveis permite ao profissional perceber e também entender os variados tipos de perfis de seus clientes não somente de maneira objetiva. Mas também fazendo com que ele consiga identificar todos os seus diferenciais. Aqui podemos destacar os perfis de cliente-vendedor e cliente-comprador.

Quando se trata de preço é importante salientar que ele pode ser um fator determinante para influenciar os interesses de cunho pessoal até mesmo do corretor. Levando em consideração que sua renda mensal depende das comissões relacionadas ao volume de negócios efetivamente feito para sua base de clientes!

4. Curso sobre documentação imobiliária

Para que o corretor consiga fazer a oferta de um determinado imóvel é importante que ele realize uma minuciosa análise. Acerca da documentação imobiliária isso vale para compra, venda, locação e todo tipo de intermediação. O IBREP, entre seus cursos para corretor de imóveis, conta com um sobre o tema e você pode acessá-lo aqui.

Esse conhecimento permite não somente maior autonomia ao profissional. Como também agilidades junto ao processo das suas negociações. A um corretor que realmente almeje o sucesso precisa saber identificar, avaliar e analisar detalhadamente toda a documentação imobiliária necessária!

5. Curso de Terrenos de Marinha

Entre os cursos para corretor de imóveis esta é uma grande alternativa. Corretores que desejam trabalhar com a regularização de imóveis em áreas litorâneas, fiquem atentos nesse curso. Ele é imprescindível.

Também chamados de Terrenos da União. Esses terrenos referem-se a ambientes localizados em meio aos 33 metros que são contados a partir da linha de nível máximo de uma maré cheia. Vale salientar que para tornar possível que esses terrenos possam efetivamente comportar imóveis. É preciso haver uma regularização, bem como uma liberação por parte da União.

Por esses aspectos, fica evidente que é fundamental que o profissional da área de corretagem dedique a esse curso! Nele o aluno terá acesso ao conhecimento acerca da legislação necessária para que a regularização desses terrenos possa ser feita.

6. Cursos para corretor de imóveis online

E por último os cursos para corretor de imóveis online! Como vimos, a corretagem de imóveis possui uma série de atividades e possibilidades e pode ser uma empreitada extremamente rentável.

Estes cursos preparam você, corretor imobiliário, para o universo digital. Os cursos para corretor de imóveis online aplicam em sua metodologia explicações sobre como funcionam certos tipos de tecnologias. Mas isso somente é possível pela constante busca de conhecimento e informações acerca da área! E para quem quer acompanhar a evolução do mercado imobiliário no mundo digital, recomendamos o curso do IBREP preparatório para atuação na Internet.

Gostou dessas dicas de cursos para corretor de imóveis? A fim de garantir um melhor preparo para lidar com todas as dinâmicas acerca desse rico e próspero mercado imobiliário? Nós da Jetimob também preparamos um artigo especialmente para quem busca ir além com sua carreira imobiliária. Confira 6 palestras do TED Talks para auxiliar o corretor a se tornar um bom líder na sua área.


Relacionados