Consultor imobiliário: saiba o que faz e como você pode se tornar um

Hoje em dia é muito mais comum ouvirmos a palavra ‘’consultor’’ do que ‘’vendedor’’. Isso se deve ao fato de que um vendedor não tem mais a simples função de vender. Um consultor compreende o cliente, se preocupa com suas necessidades e se interessa em responder suas perguntas e solucionar seus problemas.

Por isso, um consultor imobiliário não deve apenas vender um imóvel, e sim atender o cliente da melhor maneira possível.

O que é um consultor imobiliário?

Um consultor tem uma visão geral e é capaz de pesquisar, analisar e tecer estimativas sobre o setor imobiliário. Além disso, ele precisa saber buscar soluções criativas, ter empatia e querer de fato resolver o problema de seu cliente.

Para ser um bom consultor imobiliário você deve se capacitar constantemente na sua área de atuação, buscar novas alternativas e entender seu cliente para melhor atendê-lo.

Ademais, é importante ter visão estratégica. Você pode aconselhar seu cliente sobre a melhor hora de investir e até mesmo que caminho seguir. Sendo assim, um consultor é chamado quando o cliente precisa de ajuda e isso acontece porque foi construída uma relação de confiança. E você, corretor de imóveis, está sendo um vendedor ou um consultor?

Veja nosso post sobre atendimento ao cliente e entenda a importância de fazê-lo com êxito e a longo prazo. Compreender seu cliente é imprescindível para garantir mais vendas e ter sucesso do ramo imobiliário.

Como ser um consultor imobiliário?

Se você quer se tornar não só um corretor, mas um consultor imobiliário, você deve começar analisando as necessidades dos seus clientes. Por exemplo, uma construtora quer saber se é viável construir um shopping em determinada área ou alguém quer passar a investindo no mercado imobiliário.

A partir do diagnóstico inicial dos desejos do cliente, faça uma pesquisa sobre o assunto, converse com pessoas, conheça a região e leia sobre o assunto. Faça um trabalho investigativo mesmo, mas não troque de profissão, ok? Você ainda quer ser um consultor imobiliário.

Depois disso, junte essas informações, faça uma análise crítica, identifique os cenários e gere um relatório baseado em fatos. Além disso, inclua a sua visão da situação, oferecendo sugestões de como proceder e informando os pontos altos e baixos de cada opção. Um consultor imobiliário ajuda o seu cliente a minimizar os riscos.

O serviço de um consultor  é muito amplo. Ele apresenta imóveis, analisa estatísticas de vendas da área, examina contratos antes de fazer ofertas ou fechar negócios e tem gestão estratégica de dados imobiliários. Ter uma boa habilidade de negociação é uma competência imprescindível de um consultor imobiliário.

Habilidade úteis para um consultor imobiliário

Veja quais habilidades são interessantes você ter para se tornar um bom consultor imobiliário. Essas habilidades podem fazer toda a diferença na hora de exercer essa profissão.

Assertividade

Saiba se posicionar de maneira clara, objetiva e transparente.

Saber olhar com os olhos do cliente

Aprenda a olhar com os olhos do cliente, ou seja, se coloque no lugar dele. Desse modo você compreende melhor o que ele quer e pode oferecer um atendimento melhor.

Capacidade analítica

Saiba interpretar números, gráficos, tendências, análises de mercado, entre outros.

Visão de marketing

Entenda os conceitos básicos de marketing e pense estrategicamente;

Entendimento do mercado

Esteja sempre antenado no mercado imobiliário para conseguir passar maiores informações aos seus clientes.

Como começar na carreira de consultor imobiliário

Veja algumas dicas para você começar a ser um consultor profissional no ramo imobiliário.

Faça um registro

Antes de qualquer coisa, você precisa ser registrado como corretor (CRECI). Sem isso você não pode ser considerado um profissional na área. Comece como um corretor de imóveis, conheça o negócio e crie um relacionamento sólido com sua carreira. Assim fica mais fácil se tornar um consultor.

Conheça pessoas

Amplie sua rede de contatos principalmente com profissionais da sua área, pois eles poderão lhe apresentar a outros clientes e, com isso, abrir novas portas. Ser um consultor imobiliário de sucesso requer muita credibilidade.

Conheça sua área de atuação

É muito importante que você conheça a sua região de atuação. Quanto mais você conhece seu bairro, região e cidade, mais capaz de reconhecer as tendências e oportunidades você fica. Converse e conheça a vizinhança.

Busque conhecimento

Não pense que para ser um bom consultor imobiliário basta ficar sentado esperando que o cliente lhe faça perguntas. Esteja sempre antenado no mercado imobiliário e busque aprender cada dia mais. Não pense que você já sabe de tudo.

Também é válido assistir palestras e procurar informações fora do país. Invista também no seu autoconhecimento e nas suas competências emocionais.

Seja esforçado

Tornar-se um consultor imobiliário vai exigir bastante esforço, mas se é o que você deseja valerá a pena. Essa carreira será cada vez mais lucrativa nos próximos anos. Ser organizado e ter ferramentas de apoio como o CRM que a Jetimob oferece pode te ajudar a ter sucesso no ramo imobiliário.

Conheça colegas de trabalho

Ser bem relacionado neste meio será muito importante na hora que você precisar de um favor. Tenha bom relacionamento com aqueles que trabalham na prefeitura, em cartórios, em bancos, na comunidade local, com despachantes, entre outros.

Frequentemente você terá contato com essas pessoas, por isso é importante sempre manter o respeito para evitar qualquer desentendimento desnecessário. Além disso, vocês podem se ajudar, trocando informações ou algum suporte quando necessário.

Seguindo essas dicas e tendo persistência, você conseguirá passar de um simples corretor de imóveis para um consultor de imóveis. Uma carreira que traz alta lucratividade, se for bem feita.

Faça um plano de trabalho para você e vá dando os primeiros passos nessa direção. Converse com quem já está na área e aprenda com eles. Afinal, sempre dá para aprender mais um pouco.

Além disso, durante o dia a dia da profissão você lidará com muitos clientes e precisará lembrar de detalhes de cada um deles, por isso é interessante ter um CRM para imobiliárias. Você pode testar gratuitamente!

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.