Topo

Atendimento ao cliente: 5 coisas que você não deve fazer durante uma visitação ao imóvel

Você, corretor de imóveis, quer manter um bom relacionamento com o seu cliente e ser indicado para outras pessoas? Nesse post vamos lhe mostrar a importância de prestar um bom atendimento ao cliente e dicas para melhor fazê-lo.

A visitação de um imóvel é uma das fases mais importantes durante o processo de venda. É nesse momento em que o cliente tem a possibilidade de ver seu sonho se tornando realidade. É por isso que você deve se dedicar ao máximo para que o atendimento ao cliente durante a visitação seja feito com excelência.

Por que o atendimento ao cliente é importante?

Provavelmente você também goste de ser bem atendido quando chega em uma loja de roupas, por exemplo. Pelo menos nós da Jetimob, quando gostamos do atendimento e somos convencidos de que aquele produto é bom, acabamos sendo influenciados a comprar. Se não gostamos, ficamos desestimulados e perdemos o interesse no produto.

Por causa disso, o atendimento ao cliente é extremamente importante para o processo de venda de um imóvel. Fazer com que o cliente se sinta satisfeito com o atendimento também faz com que ele queira saber mais sobre você e o seu imóvel.

Além disso, é na hora da visitação ao imóvel que o seu papel como corretor se torna mais evidente, pois é você quem vai mediar o contato entre o cliente e a realidade do imóvel. Quando você presta um atendimento ao cliente se colocando no lugar dele, você demonstra empatia e aciona um mecanismo de confiança na relação.

Durante a visitação é imprescindível que você atenda seu cliente com extrema qualidade e dedicação. Portanto, têm alguns erros que você não deve cometer. Mas antes de lhe dizermos o que você não deve fazer, vamos lhe dizer quais coisas são importantes nessa hora.

Nós já falamos como a satisfação do cliente pode auxiliar no seu desempenho como corretor imobiliário. Dê uma olhadinha lá também, pois vai lhe ajudar ainda mais.

Simpatia

Ninguém gosta de ser atendido por alguém mal humorado e desmotivado. Na hora do atendimento ao cliente é essencial que você esteja focado nele. Caso haja algum problema pessoal tente deixar isso de lado e foque apenas nas soluções dos problemas do cliente.

Ser mal recebido pode causar uma má impressão sobre você em um primeiro momento, portanto seja sempre educado e acessível ao cliente. Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é? 

Relacionamento

Depois que você recebeu o cliente bem humorado e disposto, você deve focar em manter seu relacionamento com ele. Mostre a ele que você está sempre disponível para responder qualquer dúvida e disposto a mostrar-lhe quantos imóveis ele desejar.

Dando essa liberdade ao cliente de lhe contatar sempre que quiser, você se mostra acessível e isso é muito positivo. Invista nesse relacionamento antes, durante e depois da visitação, assim o cliente se sentirá bem atendido, o que é o seu foco.

Profissionalismo

Seja sempre profissional, mesmo que o cliente já seja seu conhecido. Dê informações claras e objetivas sobre o imóvel. Chegue na hora marcada, ofereça carona se for necessário, busque o cliente e tenha todas as informações em mão. É importante que você demonstre preocupação com o cliente e com os seus desejos.

Atendimento ao cliente de qualidade

O atendimento ao cliente é a base de toda a negociação, por isso é o foco deste post. Quando você oferece ao cliente um atendimento diferenciado, é provável que ele irá recomendar você para outras pessoas. Desse modo, você pode conseguir mais clientes interessados no seu trabalho.

Quais os erros que você deve evitar na hora de visitar o imóvel?

Desconhecer o imóvel

Conhecer o que você vende é a primeira coisa que você deve dominar. Antes de fazer a visita ao imóvel junto do cliente, esteja antenado. Vá sozinho, pesquise sobre a vizinhança, saiba como chegar ao local e todas as suas informações.

Além disso, verifique a vistoria para certificar-se que não há nenhum defeito. Confira as fotos no site a fim de confirmar se estão de acordo com a atual situação do imóvel (preços e informações).

Esteja preparado. Não se esqueça que o cliente pode querer ter acesso às informações técnicas, como metragem e tubulações.

Prometer benefícios que não são reais

Jamais prometa algo que não poderá cumprir. Não ofereça benefícios que não existem na tentativa de convencer o cliente. Se você não sabe todas as informações que o cliente pediu, não invente-as, diga que vai confirmar e logo terá a resposta para ele.

Seja sincero, os pontos positivos devem ser ressaltados e as possíveis objeções minimizadas. Assim, você passa confiança ao cliente.

Esconder defeitos do imóvel

Assim como você não deve prometer benefícios que não existem, os defeitos do imóvel não devem ser escondidos na hora do atendimento ao cliente. Mostre que você está ciente do problema mas que já tem a solução para ele. Você vai surpreender o cliente e ganhar pontos no seu relacionamento.

Ignorar as necessidades do cliente

Antes de oferecer e agendar as visitações dos imóveis, certifique-se que eles atendam às necessidades do cliente. Se o seu cliente disse que não abre mão de uma sacada, não adianta você apresentar um apartamento sem sacada só por que tem uma janela grande ou uma vista bonita.

Focando nos desejos do seu cliente você demonstra que se importa com o que ele pede e está fazendo o possível para melhor atendê-lo. Além disso, você faz com que o atendimento ao cliente se torne uma boa experiência e não perde tempo apresentando imóveis que você já sabe que o comprador não quer.

Mesmo com toda a tecnologia disponível, a visita presencial é um divisor de águas, uma vez que possibilita o cliente ver todas as partes do imóvel presencialmente. O cliente é quem vai definir quantos imóveis ele quer ver até chegar numa decisão. Não existe um número ideal de visitas.

Cabe ao corretor ter paciência e fazer as perguntas certas na hora de identificar o que o cliente quer. Definindo o que ele deseja torna mais fácil escolher os imóveis para fazer visitações e não perder tempo, por que você não pode ignorar as necessidades dele, lembra?

Ter pressa

Marque a visita com um espaço seguro para outros compromissos que você possa ter, chegue no horário e não apresse o cliente. Sua concentração deve estar nele, não no relógio.

Mostrar que você não pode estar ali naquele momento passará um ar de desorganização e fará com que você o atenda precariamente. Afinal, se você já não tem tempo de estar ali, quem dirá para atender o cliente de maneira satisfatória, não é?

Se organize para melhor atender o seu cliente, pois você precisa que ele goste de você para comprar o imóvel que você está vendendo. Aliás, o corretor deve estar sempre disponível para tirar todas as dúvidas e se fazer presente. Ajude seu cliente a encontrar o que ele procura, não apenas selecionando imóveis mas também dando dicas.

Não ser compreensivo

Além de vendedor, seja aliado do seu cliente. Entenda seus problemas, facilite sua vida e busque alternativas. O cliente saberá que pode confiar em você, quando você prestar-lhe um atendimento diferenciado e personalizado. Tente demonstrar empatia quando estiver mediando o contato entre o ele e a realidade do imóvel da melhor maneira possível. 

Você poderia, também, utilizar um CRM, que é uma ferramenta que coloca o seu cliente como foco principal dos processos de venda. Com ele você consegue armazenar as informações de todos os clientes em um só lugar. Ademais, consegue controlar o número de vendas de sua imobiliária, promover negociações e gerar mais leads.

Além de tudo, sistema de CRM oferecido pela Jetimob tem todas as ferramentas que você precisa para manter um relacionamento mais próximo com o seu cliente. O atendimento ao cliente deve proporcionar boas experiências e satisfazer o desejo do cliente. Contudo, usando essas dicas você terá sucesso e será indicado para muitos outros possíveis clientes.

[Total: 2    Média: 4.5/5]