Tudo o que você precisa saber sobre as casas inteligentes

Com o acelerado avanço da tecnologia não é de se esperar que demore muito para que o número de casas inteligentes começar a crescer. Tendo em vista que esta mudança vai acontecer, é importante que você, corretor de imóveis, esteja preparado para ela.

Visando cada vez mais uma melhor qualidade de vida, a estrutura das casas está mudando. Mesmo que ainda não seja um mercado forte, as casas inteligentes estão se tornando cada vez mais comuns.

Mas afinal, o que é essa tal de casa inteligente? Boa pergunta, elas possuem este nome por estarem diretamente conectadas com seus aparelhos e dispositivos móveis, assim como com redes de dados ou conexões Wi-Fi.

A chamada internet das coisas, conceito que vem ganhando força recentemente, tem automatizado os eletrodomésticos e outros utensílios que estão presentes no nosso cotidiano, a fim de torná-lo mais simples e modernos.

Estes eletrodomésticos são capazes de processar rapidamente as informações, facilitando seu dia-a-dia, deixando-o mais ágil e fácil, uma vez que as principais atividades da casa estarão conectadas com o smartphone.

Já imaginou não precisar de controles remotos ou interruptores de luz? É isto que a casa inteligente proporciona. Através dela, você poderá controlar tudo do seu smartphone. Além da comodidade que este tipo de tecnologia gera, ela ainda auxilia na economia de energia e tempo.

Como as casas inteligentes funcionam?

Funciona basicamente assim: com o uso de um smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel, você controla diferentes objetos e funcionalidades da sua casa.

Imagine não precisar de chaves para abrir ou fechar a porta; poder ligar o ar condicionado antes de chegar em casa para adaptar o ambiente a uma temperatura agradável; ou ainda ligar a cafeteira sem sair da cama. Com a casa inteligente você poderá fazer tudo isso com apenas com alguns cliques.

Os corretores de imóveis precisam ficar ligados nessas funcionalidades, pois serão elas que irão destacar e diferenciar as casas inteligentes dos outros imóveis comuns.

A automatização das casas não é um processo muito demorado e custoso quando falamos sobre reformas. Não sendo necessário fazer muitas alterações na estrutura, tudo é modificado através de um controle remoto virtual a partir do seu smartphone.

Por causa dessa facilidade, muitos indivíduos realizam a instalação e preparação do sistema, tornando sua própria casa automatizada. Você pode considerar o método de auto implementação como um indicador da popularização deste tipo de tecnologia.

Quais as vantagens de ter uma casa automatizada?

As vantagens podem ser visíveis tanto na vida e no conforto do dia-a-dia, como no bolso do cliente. Apesar da necessidade de existir um investimento inicial, a economia – a longo prazo – obtida com energia elétrica compensa os gastos iniciais.

Com a ascensão desta tecnologia, os custos primários e de manutenção tendem a ser reduzidos. E quanto ao conforto, só existem vantagens: as casas inteligentes chegaram com o intuito de facilitar a nossa vida.

Outro ponto positivo é a segurança. Um exemplo disso é o fato de que por meio de uma fechadura com leitura biométrica, o cliente não iria mais se preocupar em saber onde suas chaves estão ou ainda verificar se a porta está bem trancada. Além disso, um aviso seria enviado ao celular do proprietário, quando alguém tentar entrar em sua casa sem autorização.

Acha que as vantagens acabaram? Lembra daquela lâmpada que foi esquecida acesa? Basta entrar no aplicativo de controle dentro do seu smartphone e desligar com apenas um clique. Existem também opções para programar quando as luzes devem ligar ou desligar, e dependendo da configuração, acender quando há alguém no ambiente.

Os eletrodomésticos também podem estar integrados ao seu smartphone (tornando a sua casa ainda mais inteligente). Você não sabe como isso é possível? Bem, a Jetimob lhe explica tudo.

Já pensou na geladeira do seu cliente fazendo uma lista de compras? É necessário um pouco de organização para colocar as compras nos lugares programados, contudo ainda é uma ótima ideia para quem sempre esquece algum item no mercado.

Esses são apenas alguns exemplos das utilidades que podem facilitar e simplificar as tarefas diárias dos seus clientes. Existem uma série de outras comodidades que estão sendo testadas e programadas para instalação nas residências.

O que um corretor de imóveis precisa saber sobre as casas inteligentes?

Este tipo de imóvel é associado a empreendimentos de alto padrão, ou a lugares que serão alugados ou comprados por um público mais jovem. Atualmente, é visto um maior número de casas que são automatizadas desde o projeto e acabam sendo destinadas para um cliente mais jovem e antenado a tecnologia.

Para conseguir fazer negócios com estes empreendimentos é necessário que o corretor esteja bem informado sobre as funcionalidades do produto e transmita confiança ao comprador.

Além de compreender o imóvel em questão, o corretor deve conhecer bem o perfil do comprador com quem está trabalhando, pontuando os pontos e benefícios para o mesmo. Um público jovem está mais inclinado a gostar de uma casa com tecnologia integrada.

Isso implica entender o seu cliente, mas também não excluir o fato de que indivíduos com mais idade podem se interessar pela novidade. Nem tudo está perdido! Um corretor bem orientado poderá usar essa tecnologia benéfica para um público menos engajado. Não esqueça de salientar a economia de energia

Um importante detalhe sobre a casa inteligente é facilidade de hackeamento, em função de não serem utilizados códigos criptografados. Utilizar senhas fortes e um potente antivírus podem ser uma boa. Orientar os futuros compradores do imóvel quanto a isso irá transmitir confiança e demonstrar domínio sobre o assunto. Aumentando assim as chances de venda do imóvel.

Tenha em sempre mente que a casa inteligente é um diferencial para sua imobiliária, e vale a pena aproveitar esta oportunidade. E claro, ganhar experiência nesse tipo de venda, estando na frente de outros empreendimentos.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.