Topo

Tipos de Clientes: saiba quem são os clientes da sua imobiliária e o que eles desejam

Conhecer seus tipos de clientes sempre foi necessário, não importa qual seja a sua área de atuação ou seu negócio. É imprescindível entender o ambiente e como essas relações de trocas comerciais ocorrem, com quem você está lidando e quais são os seus principais desejos.

Você, corretor de imóveis, deve estar se perguntando: como vou identificar a qual tipo meu cliente pertence? Fique calmo, aqui nós vamos lhe ensinar todas as dicas para que o seu negócio seja ainda mais bem sucedido.

Perceba que quando alguém entra em contato com você, ele ou ela, na maioria das vezes, já possui algum objetivo em mente. Um bom corretor deve entender as dores e problemas do seu cliente, tentando promover a melhor alternativa possível para solucioná-lo.

O seu trabalho aqui é estudar os objetivos de vida, as metas de realizações, o perfil da família, a estrutura financeira, a base e os sonhos do seu cliente. Esse processo irá funcionar como uma conexão, onde você será o fio mediador entre o imóvel e o comprador.

O que entra em jogo aqui são as estratégias que serão utilizadas e a personalização de cada ação que será realizada durante a venda.

Existem, diversos tipos de clientes, mas os mais comuns e característicos são:

Cliente Investidor

Esse tipo de cliente transita por diversas categorias, desde o individuo que busca adquirir uma renda extra através do aluguel do imóvel, até aquele que acumulou dinheiro durante a vida para realizar um investimento alto.

Existe o cliente que é investidor profissional e faz uma análise calculista de todos os detalhes do processo, tentando encontrar a melhor forma possível de lucrar. O cliente investidor irá estabelecer uma relação empresarial e extremamente objetiva com você: ele quer lucrar, ponto.

O investidor fiel irá aplicar em imóveis com o propósito de estabilizar sua vida através de uma renda fixa. Não importa o tipo de investidor, em sua maioria, eles serão compradores decididos e terão em mente quais características o imóvel obrigatoriamente precisa ter.

O investidor com família grande

Este é aquele cliente que busca o maior conforto para sua família, formada por filhos, avós e animais de estimação. Aqui você deve trabalhar em descobrir os motivos da compra: Um lugar maior? Uma garagem? Um local para as crianças brincarem? Um ambiente arejado?

O processo de venda aqui é complicado pois envolve um grande número de objetivos, cada membro da família busca algo ao adquirir este imóvel e você, corretor, deve estar por dentro de todos os detalhes para procurar o imóvel certo.

O investidor solteiro

Para esse tipo de cliente, você deve entender que o principal ponto em questão é a comodidade e segurança, e que um imóvel compacto também irá fazer sucesso. Esse investidor revela independência e busca por praticidade.

Pesquise ambientes próximos a restaurantes e lavanderias, com condomínios, bares nas piscinas,  parques, locais que tenham alguma popularidade. A disposição financeira do investidor solteiro transita em torno de baixos limites, visto que o seu sustento é único.

O jovem casal

O casal investidor está tentando encontrar o seu primeiro imóvel e construir em torno dele uma vida longa e próspera. É você, corretor, que irá possibilitar que o sonho seja realizado e que mais uma família encontre um ambiente para viver.

A capacidade de investimento aqui é baixa, visto que, na maioria das vezes, os pais ainda estão auxiliando financeiramente. O imóvel precisa atender a necessidade de ambos e estar localizado em um ambiente acessível.

O investidor aposentado

Os dois principais itens aqui são: localização e acessibilidade. Os investidores aposentados buscam por um imóvel que esteja próximo aos seus familiares e que seja de fácil acesso, em um bairro com terreno plano.

Você, corretor, deve procurar por um imóvel de tamanho mediano e aconchegante, visto que os clientes tendem a estar em uma faixa etária já avançada. O conforto e um grupo de vizinhos amigáveis são imprescindível.

Existem diversos outros tipos de clientes, e você só irá conhecê-los ao explorar os objetivos e pedidos que cada um possui ao buscar pelo imóvel ideal. Faça essa pergunta: qual é o imóvel ideal para este cliente?

Um bom corretor de imóveis irá aprender que seus clientes possuem uma extensa variedade de personalidades diferentes, e que o que realmente importa é a sinceridade no processo de venda.

[Total: 1    Média: 4/5]