A satisfação do cliente no desempenho do seu negócio imobiliário

Hoje vamos conversar sobre um termo muito conhecido dos corretores de imóveis: a satisfação do cliente. É hora de pegar o bloco de notas e ficar atento para as melhores dicas de como garantir a realização do cliente.

Podemos começar a discutir sobre o Pós-venda., embora esse não seja o termo mais apropriado para utilizarmos aqui. A palavra pós-venda passa a impressão de que o processo de venda acaba, quando na verdade ele é um ciclo; só finalizado quando o cliente resolver não usufruir mais do seus produtos.

Na verdade, o pós-venda está mais relacionado com a satisfação do cliente, mesmo ela não acontecendo somente nessa etapa. Não sendo um tópico isolado pertencente ao planejamento de vendas ou pesquisa de consumidor, a satisfação do cliente é o coração das suas ações. Deve estar dentro de cada célula que compõe o seu negócio imobiliário.

A satisfação do cliente está intimamente ligado à forma como seu negócio se posiciona no mercado, com o foco do cliente e não no cliente. O foco no cliente (um discurso anterior do marketing) falava de olharmos para o cliente, enquanto o foco do cliente fala de olharmos através do consumidor.

A importância da satisfação do cliente nos estágios de venda do imóvel

Cada estágio da venda engloba um tipo de satisfação do cliente. Nas etapas iniciais, como a do primeiro contato, o cliente espera que seu retorno seja rápido e que suas dúvidas iniciais sejam esclarecidas.

Ele espera também receber o que foi prometido. Caso tenha sido mencionado na sua rede social que e-book disponibilizado dará um passo a passo de como comprar imóveis, este é o mínimo que você terá que fornecer. O cliente espera que este material seja realmente esclarecedor, com gramática correta, interessante e que auxilie no processo de compra/venda.

Durante a qualificação da venda de um imóvel, o cliente deseja que sua imobiliária (e o corretor envolvido) esteja preparado para atendê-lo. O corretor de imóveis precisará responder e-mails rapidamente, ligar no momento agendado, retirar todas tirar e também buscar soluções.

Após a venda, é importante que você continue à disposição, resolvendo problemas futuros, e o tratando com exclusividade, para que seu trabalho seja lembrado com excelência. Esta responsabilidade é de todos. TODOS! Não só do setor de vendas.

Quais as melhores formas de medir a satisfação do cliente?

A pesquisa de satisfação do cliente é a forma mais conhecida de mensurar a impressão média do cliente sobre o seu trabalho. Digo impressão média, porque ela não deve ser tomada como verdade absoluta. Tudo irá depender de quantos indivíduos responderem, como será feita a pesquisa, para quem será enviada e como ela fora respondida.

Pense o seguinte: se você realiza um evento, com diversas regalias e benefícios, onde a maioria dos convidados fazem parte do seu ciclo de amizade. No momento em que for solicitado as respostas para a pesquisa, é pouco provável que as mesmas sejam reais. Algumas vezes as respostas são incertas e inconclusas, visto que seus amigos não iriam querer falar mal do sua imobiliária.

A pesquisa de satisfação de clientes é uma boa ferramenta, principalmente se for bem formulada, utilizada em situações adequadas e com constância, para medir e comparar os resultados.

Outro ponto importante é definir um indicador factível para comparação. É ilusão colocar sua meta como sendo de 100% de satisfação. Ninguém possui um padrão tão alto e ele, provavelmente, irá desmotivar sua equipe. Tente descobrir se existe alguma média do mercado para sua região, ou ainda, defina uma meta inicial, com ações para um possível crescimento.

A forma mais valiosa de medir a satisfação dos consumidores é observar o que eles falam sobre você nas redes sociais, no seu site, e-mail ou em sites de terceiros.
Uma última dica: se você realizar a pesquisa de satisfação do cliente e divulgar os resultados, tenha um plano de ação para os pontos que não foram positivos e promova estas melhorias. Os clientes gostam de saber que foram ouvidos!

Como você pode melhorar a satisfação do cliente?

Antes de tudo: você, suas lideranças e toda a equipe possuem o conceito de satisfação do cliente na ponta da língua? Entendem qual é o padrão de satisfação no seu negócio ou o que fazer para atingi-lo? Isto precisa estar muito explícito.

Não basta ter em seu planejamento estratégico ou nas suas ações e técnicas de vendas, o que talvez mais importante aqui sejam as ações. Comece com uma equipe bem treinada, onde cada integrante saiba seu papel, os processos estejam alinhados e exista um domínio de conhecimento dos produtos e serviços. Otimize a navegação do seu site, com retorno ao cliente rapidamente. Esteja presente principalmente durante o processo de compra, busque alternativas e vá além.

Satisfação do cliente não é somente um sorriso bonito, educação, uniforme limpo, loja arrumada. É um conceito, conexão, empatia. Primeiro de tudo, entenda qual a sua imagem perante o público. Revire os comentários em redes sociais, chats, sistemas de CRM, e-mails, Whatsapp. Converse com ele e não tenha medo de perguntar como você pode melhorar.

A partir daí, capacite sua equipe, faça os reparos necessários e comunique! O principal é que esta visão esteja clara, com o comprometimento de todos. Assim, será natural prestar o melhor serviço possível.

O pós-venda é uma etapa importante, não apenas enviar cartão de aniversário. Invista em bons softwares para otimizar e agilizar o trabalho; tenha parceiros confiáveis e busque alternativas diferentes para resolver os problemas; não transfira seus erros e peça ajuda, chame o cliente para colaborar com as melhorias.

Uma boa dica é pensar no momento em que você saiu plenamente satisfeito de uma venda? O que fez você, como cliente, sentir que valeu a pena? Por que recomendaria a empresa? Agora ajuste essas caracteristicas para o seu negócio imobiliário!

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.