Como funciona o usufruto de imóveis?

Existem uma série de situações e informações que transitam dentro do mercado imobiliário, e é na tentativa de abordá-las de forma simplificada que acabamos descobrindo novas fontes de conhecimento. É nesse jogo de conversas sobre ser corretor de imóveis que hoje a Jetimob trouxe um pouquinho de como funciona o usufruto de imóveis.

Na imobiliária, um corretor precisa ser hábil nas diferentes tarefas que a rotina solicita. Entre vendas, coleta de empreendimentos, comunicação com o cliente e organização de burocracia, ele também precisa ter uma base do direito imobiliário.

Imagine o seguinte: um antigo cliente está com dúvidas sobre o processo de testamento e recorre a você, que lhe auxiliou na aquisição do imóvel, para descobrir qual o próximo passo a ser dado. Você saberia explicar como funcionam as diferentes possibilidades para um testamento? Ou saberia informar o que é o usufruto do imóvel?

Na maioria dos casos, o dono do imóvel planeja deixar especificado para quem o mesmo será destinado após a sua morte. Entre as burocracias de um detalhado testamento, está o usufruto, mas afinal, o que seria esse termo?

Em uma tradução literal do latim, usufruto significa “uso do frutos”. No ramo imobiliário, ele possui uma relação direta com a utilização e a propriedade de um imóvel.

É um procedimento que pode ser realizado em cartório ou estar presente detalhadamente no interior de um testamento. Ele permite com que o dono de um imóvel partilhe seu bem, mas ainda continue usufruindo do mesmo – até uma data pré-estabelecida ,ou sua morte.

É nesse momento que entra a questão: qual a diferença entre um usufruto e um testamento? Através dele, o beneficiário tem acesso ao bem a partir do momento em que o doador assina o documento. Esse processo funciona de forma diferente ao testamento comum, onde o documento só é válido após a morte do doador.

O beneficiário, chamado aqui de nu-proprietário, será o dono do imóvel, porém não poderá exercer ou usar os bens enquanto o antigo proprietário não permitir. Isso ocorre, na maioria das vezes, com a morte do doador – aqui denominado usufrutuário.

Como funciona e quais os valores do usufruto de imóveis?

Bom, como já foi explicado brevemente antes, o dono do imóvel deverá ir até um cartório e solicitar a abertura de um processo de usufruto. Ele possui custos semelhantes ao de uma escritura, onde será realizado o pagamento da certidão e do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Para realizar o procedimento em um cartório é preciso que o doador esteja em posse do número de registro do imóvel, junto a mais duas testemunhas, com documento de identificação e ocupação.

Após a morte do usufrutuário, o nu-proprietário irá apresentar o atestado de óbito juntamente ao documento de doação, passando assim o imóvel para o seu nome e pagando o restante da taxa de transmissão. O cartório também cobra uma taxa pela doação e transferência do usufruto, que varia de região para região.

O dono do imóvel também pode optar por realizar a reserva através do testamento, em que – para evitar futuras brigas de inventário – o mesmo é doado ainda em vida.

Condições e restrições para o usufruto de imóveis

Você, corretor de imóveis, precisa estar ciente de que existem algumas condições, restrições e situações sobre o usufruto de imóveis que precisam ser esclarecidas para o cliente. O recurso mesmo não sendo realizado dentro da imobiliária, precisa ser conhecido pelos profissionais do mercado.

Os herdeiros diretos perdem o direito?

Não é permitido, tanto através do usufruto como do testamento, deixar todos os bens para um herdeiro não direto. Perante a lei, caso ocorra a morte do proprietário, metade dos bens é destinado ao seu herdeiro direto. Não é possível doar todos os bens para um outro indivíduo, visto que o herdeiro legítimo no futuro poderá contestar legalmente a posse da propriedade.

O que irá acontecer com a morte do nu-proprietário?

Caso ocorra a morte do nu-proprietário, seu herdeiro direto irá ter o direito a posse do imóvel, tendo que respeitar as condições estipuladas pelo usufrutuário. Por exemplo, um homem já de idade decide doar um imóvel para seu filho através do usufruto.

Após a morte do pai, o nu-proprietário acaba também falecendo, deixando a propriedade para o seu filho – neto do primeiro proprietário. O atual dono receberá o imóvel, mas ainda  terá que respeitar o que foi pedido pelo seu avô.

Como realizar o cancelamento do contrato?

O usufrutuário poderá desistir de realizar a doação e retirar a concessão realizada no cartório. Para isso, basta ir até o local portando um documento de identificação e solicitar o cancelamento do contrato.

O imóvel poderá ser alugado ou vendido?

O usufrutuário, após realizar a doação, não poderá vender ou alugar o imóvel, utilizando-o como se ainda fosse o proprietário e realizando o pagamento de todas as taxas.

No caso do nu-proprietário, ele não poderá vender ou alugar sem a permissão do usufrutuário. Se o imóvel for alugado, o valor recebido deve ir para o mesmo. Resguardada a situação em que o usufrutuário morrer, o contrato de aluguel ainda continua válido, porém quem recebe o valor do aluguel é o nu-proprietário.

Gostou das informações que a Jetimob preparou para você? É importante conhecer como funciona o processo de usufruto de imóveis. Assim você estará preparado para tirar as dúvidas dos clientes e garantir um atendimento de pós-venda ainda melhor.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.