5 dicas para utilizar o LinkedIn no mercado imobiliário

Imagem ilustrativa de uma mulher vizualizando dicas de como criar um LinkedIn para corretores de imóveis.

As redes sociais, ao longo dos anos, passaram de ser apenas um hobby para se tornarem oportunidades de negócio para milhares de empresas e profissionais, principalmente no mercado imobiliário. 

Sendo assim, novas profissões começaram a surgir, formas atualizadas de vender produtos e serviços se fizeram presentes na vida das pessoas e maneiras de promover carreiras profissionais ganharam um espaço único na internet.

O LinkedIn é uma das principais plataformas de redes sociais para profissionais, oferecendo aos usuários a oportunidade de construir sua presença online, estabelecer conexões e compartilhar informações.

Utilizada em inúmeros segmentos e preparada para atender diversos nichos de atuação, a plataforma oferece possibilidades para você explorar o mundo do trabalho.

Desse modo, como qualquer outra plataforma de mídia social, o LinkedIn tem suas próprias regras e recursos que devem ser seguidos e usados para obter os melhores resultados.

Se você é um corretor de imóveis que deseja começar a utilizar ou atualizar seu perfil no LinkedIn, saiba que nesse artigo iremos falar sobre o que é essa rede social, como criar conteúdo para se destacar e a sua importância para aqueles que atuam no mercado imobiliário.

Assuntos que você irá encontrar:

O que é LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social profissional utilizada principalmente para networking, recrutamento e busca de oportunidades de emprego. Foi lançada em 2003 e se tornou uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de 740 milhões de usuários em mais de 200 países (dados divulgados pelo próprio LinkedIn).

Essa rede social permite que os usuários criem perfis profissionais detalhados, nos quais podem incluir informações sobre sua formação acadêmica, experiência de trabalho, habilidades, conquistas e interesses. 

Além disso, os usuários podem se conectar com outras pessoas, tanto conhecidos como profissionais de sua área e expandir sua rede de contatos.

A plataforma também oferece recursos para a busca de emprego, como a possibilidade de pesquisa por vagas, se candidatar a elas e interagir com recrutadores. 

Os usuários também podem participar de grupos de discussão relacionados a temas profissionais específicos, compartilhar conteúdo relevante e acompanhar as últimas notícias e tendências em suas áreas de interesse.

Portanto, LinkedIn é uma ferramenta valiosa para os profissionais que desejam expandir sua rede de contatos, buscar oportunidades de carreira, estabelecer sua marca pessoal e se manter atualizados no mercado de trabalho. 

Como criar conteúdo para o LinkedIn?

Criar conteúdo relevante e de qualidade no LinkedIn é uma ótima maneira de estabelecer sua presença profissional e construir sua marca pessoal.

É importante que você, em primeiro lugar, defina o seu público-alvo, aquelas pessoas ou empresas que você quer alcançar para direcionar suas postagens. 

Outro fator relevante é a autenticidade nas publicações. O LinkedIn é uma plataforma profissional, mas isso não significa que você precisa ser excessivamente formal. Deixe sua personalidade brilhar nas postagens, pois isso ajudará a estabelecer conexões mais genuínas com sua rede.

E falando em criar conexões, interagir com sua rede de contatos faz toda a diferença. Por isso, responda a comentários, participe de discussões e compartilhe insights relevantes. O engajamento é essencial para construir relacionamentos profissionais duradouros. 

Imagem ilustrativa de um corretor de imóveis criando conteúdo no LinkedIn.

Por que você, corretor de imóveis, deve anunciar no LinkedIn?

Anunciar no LinkedIn Ads pode trazer diversos benefícios para o seu negócio imobiliário, como alcançar um público que está ativamente envolvido no seu nicho de atuação e pode ter interesse em investir em imóveis comerciais ou residenciais, por exemplo.

Desse modo, anunciar nessa rede social contribui também para a expansão da sua rede de contatos, chegando em pessoas-chave no setor imobiliário, como investidores, desenvolvedores, empresários e outros corretores de imóveis.

Além de alcançar potenciais clientes, o LinkedIn também pode ser útil para recrutar talentos e estabelecer parcerias com outros profissionais do setor imobiliário. 

Sendo assim, você pode usar a plataforma para encontrar corretores de imóveis que desejam se juntar à sua equipe, bem como para identificar possíveis colaborações com construtoras, arquitetos, designers de interiores e outros profissionais relacionados.

Passo a passo para anunciar

Da mesma forma que acontece nas outras redes sociais, o Linkedin Ads é uma funcionalidade que possibilita o aumento do engajamento no seu perfil. 

De um forma breve, para anunciar no LinkedIn Ads é preciso seguir os seguintes passos:

👉🏼
1. Criar uma LinkedIn Company Page;
2. Acessar a página de anúncios;
3. Selecionar o tipo de anúncio;
4. Segmentar sua campanha;
5. Definir o orçamento a ser investido;
6. Realizar o agendamento da campanha.

Seguindo esses tópicos e tirando suas dúvidas através da página de ajuda do próprio LinkedIn, você abre portas para conseguir ainda mais leads.

LinkedIn para imobiliárias

Diferente de um perfil, a utilização do LinkedIn voltado para as imobiliárias ocorre através das páginas de empresas. 

Sendo assim, certifique-se de incluir informações detalhadas sobre seu negócio, como descrição, serviços oferecidos, localização, equipe e depoimentos de clientes. Isso ajuda a transmitir uma imagem profissional e posicionar sua marca no mercado imobiliário.

E, do mesmo modo que um perfil, é importante publicar conteúdos relevantes e interessantes que atraiam seu público, como dicas para compradores e vendedores, atualizações do mercado, tendências imobiliárias, insights sobre bairros, guias de financiamento imobiliário, entre outros. 

5 dicas de como usar o LinkedIn para corretores de imóveis

Se você ainda possui dúvidas de como começar a usar o LinkedIn, separamos 5 dicas práticas para reforçar e facilitar a criação ou atualização do seu perfil.

1. Crie um perfil profissional

Acesse o site do LinkedIn e clique em "Inscreva-se agora" para criar uma conta.

Desse modo, você preenche suas informações pessoais, como nome, endereço de e-mail e senha. Depois, acrescenta em seu perfil  as informações relevantes sobre sua formação acadêmica, experiência profissional, habilidades, certificações  entre outras informações que você achar importante.

2. Otimize seu perfil

Adicione uma foto de perfil profissional, uma foto de capa que reflita sua área de atuação e escreva um resumo conciso e impactante sobre suas habilidades, experiências e objetivos profissionais.

Destaque suas realizações e projetos relevantes e inclua palavras-chave relacionadas à sua área de atuação para facilitar a descoberta do seu perfil por outros usuários.

3. Expanda sua rede de contatos

Conecte-se com colegas de trabalho, de classe, clientes, fornecedores e outras pessoas relevantes para sua área profissional.

Utilize a função de pesquisa para encontrar profissionais do seu setor e envie convites personalizados para se conectar com eles.

4. Participe de eventos e webinars

Procure por eventos e webinars relacionados ao seu setor de atuação, participe também de discussões, faça perguntas e compartilhe insights nesses espaços.

Conecte-se com outros participantes e palestrantes após esses eventos, pois isso irá agregar valor ao seu perfil.

5. Utilize recursos adicionais

Explore os recursos adicionais do LinkedIn, como a função de publicação de artigos, LinkedIn Live (transmissões ao vivo) e LinkedIn Learning (cursos online). 

O que evitar nessa rede social?

Ao utilizar o LinkedIn, é importante estar atento a certas práticas que devem ser evitadas. Aqui estão alguns tópicos que você deve evitar fazer ou publicar no LinkedIn:

  • Comentários negativos ou ofensivos: Mantenha um tom profissional e evite fazer comentários negativos, ofensivos ou polêmicos. Respeite as opiniões dos outros e mantenha as discussões construtivas.
  • Spam e mensagens em massa: Evite enviar mensagens em massa ou spam para sua rede de contatos. Essas práticas podem ser vistas como invasivas e irritantes. Em vez disso, personalize suas mensagens e abordagens quando entrar em contato com pessoas individualmente.
  • Compartilhamento excessivo de atualizações pessoais: evite compartilhar atualizações pessoais irrelevantes para o contexto profissional. 
  • Descuidos gramaticais ou erros de ortografia: Preste atenção à gramática e ortografia em suas postagens, pois esses erros podem afetar negativamente sua credibilidade profissional. 

A importância das redes sociais para os negócios imobiliários

As redes sociais desempenham um papel cada vez mais importante nos negócios imobiliários, pois elas oferecem uma plataforma ampla e acessível para alcançar um público maior. 

Desse modo, é possível promover através de um espaço só seu a identidade, valores e diferenciais do seu negócio para se destacar no mercado imobiliário.

Outro ponto é a geração de leads, monitoramento e pesquisa de mercado que são possíveis nas redes sociais. As imobiliárias e os corretores podem acompanhar tendências, analisar a concorrência, identificar padrões de demanda e obter ideias sobre as preferências e necessidades dos clientes. 

Isso pode ajudar a adaptar as estratégias de marketing e oferecer serviços mais alinhados com as expectativas do mercado.

Sendo assim, ao aproveitar o potencial das redes sociais de maneira estratégica, o corretor de imóveis obtém vantagem competitiva, expande sua base de clientes e fortalece sua presença no mercado imobiliário.

Portanto, se você quiser se aprofundar em outras redes sociais, oferecemos um curso gratuito sobre como utilizar o Instagram no mercado imobiliário, no qual você pode conferir a primeira aula no vídeo abaixo:

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.