Saiba como fazer uma portabilidade de financiamento imobiliário

Imagem ilustrativa de uma análise de portabilidade de fincanciamento imobiliário.

Os diversos contratempos e até mesmo as dificuldades de organização financeira enfrentadas por milhares de brasileiros que buscam a concretização do sonho da casa própria, os levam a procurar condições que possam impactar positivamente na gestão dessas contas.

Dentre as soluções encontradas, a de portabilidade de financiamento imobiliário se destaca por possibilitar uma amortização de valores mediante a troca da instituição financeira responsável pela manutenção do crédito.

Pensando nisso, reunimos as principais informações sobre como realizar a portabilidade do financiamento, quais as possíveis vantagens e desvantagens e melhores dicas para uma escolha assertiva do banco, capacitando-o para a orientação de seus clientes. 

Assuntos que você irá encontrar:

O que é a portabilidade de financiamento imobiliário?

A portabilidade do financiamento imobiliário é o tipo de ação que concretiza a mudança da dívida para uma instituição financeira diferente. 

Na prática, costuma ocorrer após uma extensa e ampla pesquisa e da descoberta de bancos que possam ofertar cláusulas e requisitos para pagamentos flexíveis, com uma taxação mais vantajosa do que a inicialmente adotada.

Dessa maneira, resulta em valores e mensalidades que possam ser mais saudáveis para o bolso do consumidor, que se vê frente a um compromisso de quitação que irá perdurar por longos períodos.

Esse é um direito que nem todos estão cientes, mas que, com o tempo, tem sido evidenciado e também adotado enquanto medida que visa proteger e salvar a saúde financeira de milhares de brasileiros.

Quem pode realizar essa transferência?

De forma geral, qualquer instituição financeira de crédito que seja ligada ao Sistema Financeiro Nacional é autorizada a receber financiamento ou fazer a portabilidade.

E, quanto aos moradores, esse tipo de operação pode incluir também aqueles que sejam funcionários públicos, aposentados, autônomos, trabalhadores CLT ou beneficiários do INSS.

Confira depois: Casa Verde e Amarela x Minha Casa Minha Vida: entenda todas as diferenças entre os programas habitacionais

Como fazer a portabilidade do financiamento imobiliário?

O primeiro passo a ser tomado consiste na organização e cálculo de todas as taxas, valores e prestações ainda em aberto.

Não há um período que seja mais indicado para realizar a ação de portabilidade, portanto, o ideal é que o morador consiga, a partir de sua gestão financeira, ter uma boa compreensão da economia a ser aplicada para poder visualizar se essa ação irá de fato ter um bom resultado.

É preciso ainda considerar que, apesar de os bancos não poderem fazer cobrança pela troca, essa mudança envolve algumas taxas, entre elas:

  • Análise da propriedade por parte da nova instituição escolhida;
  • Valor do registro em cartório;
  • Custo efetivo total (encargos, impostos e demais tarifas que se juntam aos juros contidos nas mensalidades do financiamento).

Ao apresentar essa solicitação ao banco que originalmente é o credor desse financiamento, haverá, por parte da instituição, a emissão de uma contraproposta, com o intuito de fazer com que o acordo seja mantido.

A análise dessa proposição deve ocorrer com cautela, já que, no fim das contas, pode sim ser mais vantajosa, fazendo com que seu cliente evite toda a burocracia e demais responsabilidades que estão relacionadas com a transferência.

Mas, caso avalie e permaneça com a decisão sobre a portabilidade, é preciso sinalizar a este credor, que irá enviar os dados para o banco escolhido para poder realizar uma minuciosa avaliação dos termos e firmar ou não este novo acordo.

E, mesmo que esse pedido seja recusado, a organização é obrigada por lei a informar os motivos que a levaram a negar a solicitação.

Essa ação só passa a estar concluída mediante a assinatura e registro em cartório dos novos contratos. 

Desse modo, um importante ponto a ser sinalizado é a do direito do consumidor de fazer esse pedido de troca de financiamento em mais de uma ocasião, se necessário.

Em resumo, estas são as etapas a serem firmadas:

  1. Pedido ao banco contratado para realizar o envio da documentação a ser analisada pelo consumidor, sendo elas: contrato, valor atualizado das parcelas em aberto e data da última quitação a ser feita;
  2. Cálculo dos saldos, vencimentos e de possíveis taxas aplicadas;
  3. Simulação da portabilidade com diferentes instituições, para conhecer as ofertas disponibilizadas;
  4. Análise e decisão pela renegociação ou portabilidade do financiamento imobiliário;
  5. Envio do pedido para os bancos, que farão a transferência das documentações e contratos.

Leia também: Como auxiliar o seu cliente a realizar um financiamento imobiliário

Imagem ilustrativa de uma profissional analisando sobre financiamento imobiliário.

É vantajoso fazer portabilidade de financiamento imobiliário?

Optar pela portabilidade de financiamento imobiliário pode ser vantajosa, já que, em muitos casos, significa uma expressiva economia com relação a mensalidades e despesas atreladas à transação, que, somadas, resultam em um melhor gerenciamento das finanças do morador.

Todos os cenários precisam ser estudados a fundo para a adoção da possibilidade mais vantajosa. E o acompanhamento das próprias tendências do mercado imobiliário precisa ocorrer, já que em períodos de taxas mais amenas, como a taxa selic, essa transferência pode ser positiva.

Outro ponto a ser considerado é o de tempo restante de contrato. Caso o cliente já tenha quitado a maioria das parcelas, a mudança nem sempre é recomendada.

Em geral, dentre os principais benefícios, podemos listar:

  • Redução do valor da mensalidade;
  • Adesão a condições e taxas mais vantajosas.

Já sobre os possíveis ônus, temos:

  • Necessidade de pagamento de custas dessa transação, que irá variar conforme o porte e avaliação do imóvel;
  • O fato de que a instituição contratada tem o direito de analisar novamente a propriedade, com o intuito de atualizar os seus valores, o que pode gerar um aumento no valor final do financiamento.

Como escolher o melhor banco para realizar a transferência?

A orientação para escolha da melhor instituição financeira a receber a portabilidade deve ser pautada em alguns direcionamentos essenciais, já que precisa ser de fato vantajosa aos clientes, quando comparada ao contrato em vigência.

A etapa inicial consiste em começar a pesquisar por bancos com o qual esse consumidor já possua uma conta. 

Desta maneira, ele já terá uma relação previamente estabelecida e essa conexão é uma das condições que as organizações utilizam para apresentar um novo cálculo de dados, taxas e vencimentos.

Mas, não deixe de auxiliá-lo a realizar simulações com outros órgãos, sempre comparando as facilidades que estão sendo oferecidas.

Outros fatores a serem examinados envolvem a qualidade do atendimento e suporte oferecido, a clareza dos dados e informações apresentados e se há possibilidade de contar com a tecnologia e a digitalização de processos para que esse cliente possa resolver tudo online, de maneira facilitada.

E, dentre a documentação que pode ser exigida aos seus clientes, estão:

  • Cópia do contrato em vigência;
  • Dados pessoais, como nome completo, RG, CPF e endereço;
  • Taxas de correção das mensalidades que estão em aberto.

É importante que todos esses esclarecimentos sejam prestados aos clientes, que veem na portabilidade de financiamento imobiliário uma chance vantajosa para a manutenção dos seus pagamentos. E, enquanto corretor do ramo, é necessário estar sempre atento e pronto para fornecer as principais instruções.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog Jetimob e aproveite para conferir como realizar a venda de imóveis para diferentes gerações.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.