Gerenciar as finanças do seu negócio não é uma tarefa simples. No mercado de imóveis não é diferente. Nesse post vamos trazer algumas dicas para uma boa gestão financeira imobiliária.

A gestão imobiliária

Gerir uma imobiliária exige muita atenção em diversas frentes. É preciso:

Todas essas responsabilidades podem se acumular e virar um problema na sua rotina. Porém, quando pensamos no aspecto financeiro, não há espaço para falhas.

A gestão financeira da sua imobiliária é o pilar do seu funcionamento. Nenhum investimento de estrutura ou de pessoal poderá ser realizado sem uma boa gestão financeira imobiliária.

Por isso, vou trazer algumas dicas.

1. Invista, mas não sem pensar nas consequências

Em todos os posts em que falamos sobre melhorias para sua imobiliária acabamos falando sobre investimento financeiro.

Obviamente eu não posso recomendar que você ofereça benefícios ou use essa ou aquela ferramenta paga sem que você tenha gastos. Contudo, é preciso ter planejamento.

Esses investimentos, sejam quais forem suas motivações, precisam ser estudados com cuidado. Você não pode investir em fidelização dos clientes se não tiver dinheiro, por exemplo.

Portanto, não gaste mais do que você pode gastar. Entenda seus ganhos e gastos e invista de acordo.

2. Separar o pessoal do profissional

Esse é um problema comum a muitos empreendedores: misturar o seu dinheiro com o do seu negócio.

Essa é uma prática tentadora mas que certamente vai prejudicar sua gestão financeira imobiliária. Isso porque fica muito fácil você perder mão do planejamento e gastar dinheiro que pertence a empresa.

O dinheiro da empresa precisa ser usado para a empresa e suas despesas. Até mesmo o lucro precisa ser bem administrado e não deve ir diretamente para o seu bolso sem estudo.

Você precisa compreender que a imobiliária eventualmente pode precisar de um dinheiro extra. Precisa entender que investimentos a longo prazo podem exigir reservas de capital.

Por isso, é importante que os gastos e lucros da imobiliária sejam planejados de forma separada aos seus pessoais.

3. Fugir das dívidas

As vezes é impossível fugir das dívidas. Especialmente no início do seu negócio.

E é aí que entra a importância de guardar dinheiro.

Se você tiver um planejamento eficiente e conseguir guardar parte dos seus lucros, as dívidas não vão acabar com os seu negócio. Uma reserva pode cobrir futuros gastos exagerados, inesperados, te ajudar a quitar uma dívida mais cedo (amortização), etc.

4. Fluxo de caixa

Mais do que saber organizar seus gastos e lucros como um todo é importante que você acompanhe o fluxo de caixa.

O fluxo vai indicar momentos do mês ou até mesmo do ano em que sua renda está melhor ou pior. Isso vai facilitar seu planejamento e vai te possibilitar se organizar de maneira mais eficiente.

Dessa forma fica mais difícil ser surpreendido por gastos grandes demais ou por lucros pequenos demais.

5. Usar tecnologia a seu favor

A tecnologia pode até ser um desafio em alguns momentos, mas ela existe para te ajudar. Usar um sistema apropriado é uma ótima maneira de aprimorar, e muito, sua gestão financeira imobiliária.

Com o sistema você depende menos de papéis ou ainda da sua memória para manter as finanças em dia.

É claro que apenas o seu cuidado e dedicação podem garantir o sucesso da sua gestão. Contudo a importância da tecnologia nesse processo é inegável e é algo em que você deve investir.

6. Régua de cobrança

Há poucas semanas atrás escrevi um post aqui no blog sobre a régua de cobrança. Ter uma régua bem estruturada em sua imobiliária é a chave para um sistema de cobrança eficiente.

O fato é: quanto melhor for seu sistema de cobrança, melhor será sua gestão financeira.

Isso porque os pagamentos são a principal fonte de renda de uma imobiliária. Tanto se você trabalha com vendas quanto com aluguel.

Portanto, defina bem como funcionam suas cobranças e como abordar os seus clientes. Mais que isso,  se certifique que elas estão ocorrendo normalmente.

7. Planejamento

Esse é o tópico mais importante para que sua gestão financeira imobiliária funcione corretamente. O planejamento deve ser a espinha dorsal de suas ações de gestão.

Esse planejamento precisa abranger tudo que falamos aqui nesse post.

– Planeje seus investimentos baseados no lucro da sua empresa.

É necessário colocar também previsões, tanto de gasto como de ganho. Com um planejamento das suas finanças pessoais você evita misturas.

A importância de você não misturar o seu dinheiro com a da imobiliária não pode ficar clara o suficiente. Por isso, organize as suas finanças pessoais em algum software ou planilha.

– Com o planejamento correto você não esquece pagamentos.

Além disso, você organiza de forma eficiente quanto do seu dinheiro vai ser guardado.

– Até mesmo o uso de tecnologia pode (e deve) ser planejado.

Primeiro planeje o investimento que você fará. Porém não pare por aí. Planeje quais parceiros terão acesso ao software, quais softwares são necessários, etc.

Quanto menos aleatórias forem suas decisões menos você gastará tempo e dinheiro. Um software que não faz sentido na sua imobiliária não precisa ser um gasto.

– Por fim, planejar a régua de cobrança é essencial.

Isso irá não apenas evitar muitas dores de cabeça, como também lhe ajudará a economizar dinheiro.

Portanto, fique de olho nos pagamentos, seja eficiente nos métodos de cobrança, etc. Só não se esqueça que, mesmo na cobrança, você deve se preocupar em como fala com seus clientes.

Lembre-se: tudo o que você faz e fala melhora ou prejudica a imagem da sua imobiliária.

A gestão financeira imobiliária precisa ser uma prioridade

Concluindo, você precisa dar a essa tarefa a prioridade que ela demanda. Sem uma gestão financeira eficiente sua imobiliária nunca poderá evoluir.

É preciso entender como sua imobiliária funciona. Isso inclui como os empregados se comportam, como os softwares se encaixam no dia a dia, etc.

Observando todo o funcionamento do seu negócio você entenderá melhor seus gastos e seus lucros. Com essa compreensão e um planejamento bem estruturado, você irá crescer muito.

Eu espero que essas dicas tenham valor no dia a dia da sua imobiliária e que você consiga executar uma gestão eficaz.

Qualquer dúvida ou sugestão deixem nos comentários.

Bons negócios!

[Total: 2   Average: 5/5]