Como captar imóveis com estratégias de indicação

A captação de imóveis também se revolucionou juntamente com as mudanças de comportamento do cliente e das tecnologias de informação.
Não é novidade que a evolução tecnológica revolucionou tanto o relacionamento humano quanto modelos de negócios. E o jeito foi acompanhar para não ficar obsoleto.

Até quem foi mais resistente, teve que se render principalmente ao digital, pois perder para a concorrência é inaceitável na hora de captar imóveis.

Saber como captar imóveis antes dessa evolução digital no mercado era algo extremamente sem processos.

Demandava muito tempo de funcionários específicos até, como os próprios captadores. Em alguns casos, os corretores das imobiliárias precisavam identificar os imóveis os quais estavam liberados para aluguel.

Como todo o processo se mostrava muito burocrático, demorado, principalmente na hora de identificar os imóveis, ter acesso aos dados do proprietário e fazer a oferta para alugá-lo; exigia muito tempo e recursos. Principalmente na hora de saber da existência de imóveis para alugar.

Mesmo com a revolução no mercado, todo o processo poderia ser mais simples, mas muitos nem se atentaram para o mesmo ou não perceberam em um primeiro momento todo o potencial de uma estratégia de indicações na hora de captar imóveis.

Porém, eis que surge uma startup do meio imobiliário que se destacou. Depois disso, todo o mercado correu para fazer uma estratégia igual ou baseada nela…

Veja mais sobre a seguir.

O Caso do QuintoAndar

A revolução começou no QuintoAndar.

A startup rompeu as barreiras burocráticas e sociais no âmbito de aluguel de imóveis, de tal maneira que trouxe soluções tanto na forma de captar imóveis quanto no modo de se relacionar com os fiadores e clientes.

Depois que a QuintoAndar criou seu programa de indicação, algo que antes demandava muito tempo e dinheiro foi simplificado para todos.

O que começou com porteiros indicando apartamentos a alugar para o QuintoAndar, resultou em uma revolução no modo de captar imóveis.

Com a campanha de indicação no estilo “Indique e Ganhe”, a startup dominou rapidamente lugares vagos e ainda pode oferecer ao cliente um portfólio rico de opções para alugar.

A estratégia se tornou um sucesso… e o caso do QuintoAndar também.

Assim, muitas imobiliárias resolveram seguir na mesma linha.

Isso porque, perceberam que usando indicações, captar imóveis seria não só mais fácil, mas também quase instantâneo. Processo simples do início ao fim.

Veja mais sobre a tática usada no próximo tópico.

A melhor estratégia para captar imóveis?

Quais então foram as vantagens de usar as indicações para captar imóveis?

Além dos benefícios já agregados ao programa de indicação, essa estratégia garante mais eficiência.

Para ter agilidade e rapidez para identificar quais imóveis estão disponíveis para alugar, nada melhor do que usar as próprias pessoas próximas aos mesmos, não é mesmo?

Além disso, não são necessários fiador ou captador, e tudo acontece online, ou seja, o potencial de alcançar ainda mais pessoas se amplifica.

Até porque, o boca a boca é um fenômeno natural e espontâneo que impacta muito no processo de escolha das pessoas.

Nesta mesma linha, Kotler já afirmou: “Na mente dos consumidores, seu círculo íntimo de amigos e familiares fornece uma blindagem contra marcas e empresas ruins”.

Mais uma vantagem: o engajamento é certo quando uma pessoa recebe uma indicação.

Fora o processo mais prático, as pessoas vão se interessar mais rápido, já que foi um amigo que indicou, por exemplo, e ainda poderão ganhar recompensas por isso.
Enfim, todo mundo sai ganhando :D.

Como fazer uma estratégia de indicação de sucesso

Criar um programa de indicação para captar imóveis pode parecer complexo… mas é muito mais simples do que parece.

Se quiser montar uma estratégia de sucesso, existem 5 pilares para isso.
Veja quais são eles:

  • Pedir
    Identifique os pontos de contato com seu cliente, aproveite o momento WOW e peça a indicação de maneira natural.
  • Facilitar
    Facilite o processo de indicação. Já tenha um link e mensagens preparados para encaminhar ao cliente. Assim, ele só terá que escolher o contato de quem será indicado.
  • Recompensar
    Ofereça uma recompensa que seja interessante tanto para a empresa quanto ao cliente. Feito isso, mais pessoas ficam engajadas ao seu programa de indicação e mais indicações você recebe.
  • Transparência
    Comunique sempre com os envolvidos na indicação. Assim, você passa mais confiança e aumenta as chances das pessoas indicarem novamente. Notifique sobre a evolução de cada indicação e lembre-os que podem continuar indicando.
  • Divulgação
    Se ninguém souber do seu programa de indicação, ninguém participa e o número de indicações poder ser quase mínimos. Escolha o canal de mais engajamento, capriche na linguagem e no visual da sua campanha, e divulgue com frequência. Ao seguir cada um, você já pode perceber as engrenagens trabalhando.

Mas o potencial das indicações não param só por aí…

Um programa de indicação pode se transformar em um verdadeiro canal de vendas, além de captar imóveis para a sua imobiliária.

Entenda mais.

Expandindo as possibilidades

Um programa de indicação pode fazer mais, além de captar imóveis de maneira eficiente.

Você pode aproveitar o público cativado para outra vertente no mercado imobiliário: as vendas.

Vender imóveis por indicação também é uma ótima estratégia para a imobiliária que deseja aumentar sua taxa de conversão, ROI, volume de vendas; ao mesmo tempo em que quer diminuir seu CAC e ciclo de vendas.

Assim, as imobiliárias que trabalham com alugueis podem captar imóveis e encontrar clientes para alugar; já as com o foco em vendas, captar clientes para comprar.

Quando uma pessoa é indicada, a mesma passa a confiar muito mais na empresa e, por esta razão, compra mais rapidamente também.

É fato: 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.

Ao usar um programa de indicação como estratégia de acesso ao mercado, os 5 pilares do tópico anterior também são válidos.

Além disso, aqui vão mais algumas dicas.

Certifique-se dos seguintes itens quando for desenvolver a sua campanha de indicação:

  • estratégia bem segmentada
  • programa de indicação automatizado (dependendo do seu volume de indicações) e integrado ao processo do seu CRM
  • ter transparência com os envolvidos no processo de indicações (notificar sempre sobre
  • ter um software de gestão imobiliária para automatizar o processo

Curtiu essa estratégia? O que está esperando para testar?

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.