Topo
dicas do rd summit para imobiliárias

3 Dicas que aprendemos no RD Summit para a sua imobiliária

Dos dias 06 a 08 de novembro desse ano tivemos a edição 2019 do RD Summit, o maior evento de marketing da América Latina. Nesse post vamos trazer 3 dicas que de certa forma resumem os 3 dias de evento, e que você deve aplicar na sua imobiliária.

Ainda que tenha contado com 175 palestras, o RD Summit 2019 trouxe algumas mensagens “principais” que se repetiram.

1. Ter um posicionamento bem estruturado é essencial

Ainda que esse tenha sido o argumento principal na palestra de April Dunford, ela não foi a única a levantar a questão. Uma empresa precisa entender qual seu posicionamento – e saber comunicá-lo.

Mais que isso, o posicionamento da sua empresa não pode ser apenas uma frase aleatória.

O posicionamento precisa englobar:

  • Onde sua imobiliária se encaixa dentro do mercado
    Você atua mais em algum bairro específico? Com algum tipo de imóvel específico? Isso precisa aparecer no seu posicionamento.
  • Com quem ela se comunica
    O lugar onde sua empresa se encaixa vai ajudar a entender que público ela atinge. Isso é parte essencial da definição do seu posicionamento.
    Parte importante desse item é criar uma persona que represente esse público.
  • Qual o diferencial dela
    Isso não significa falar de novo sobre onde você atua ou sobre nicho de mercado. Significa o que você oferece de diferencial para o cliente.
    O cliente que compraria um imóvel de luxo já espera um imóvel de luxo. É no como essa compra acontece que sua imobiliária pode se diferenciar.

Com um posicionamento em mãos que comunique corretamente “quem” é a sua empresa e como ela atua facilitará todo o processo de comunicação.

Quando falamos em produção de conteúdo, por exemplo. Definir entender onde você atua e quem são suas personas facilita na escolha do que você irá produzir.

Isso vai desde o que você vai falar até a escolha de em que redes você irá se comunicar.

Já a questão do diferencial nos leva ao próximo tópico.

2. A importância da experiência do usuário

Como assim experiência do usuário?

Tudo que ele passa com você e como você vai relacionar com ele durante o processo de aluguel ou compra/venda.

A importância de se tornar marcante para o seu cliente foi um tópico abordado em quase todas as palestras do Summit. Entender qual é, ou ainda criar um diferencial é uma ótima forma de criar uma experiência inesquecível (positivamente).

Estabelecer parcerias com outras empresas é uma boa forma de criar um diferencial. Empresas de móveis, empresas de mudança e até mesmo de delivery de comida.

Pense em formas de agradar o seu cliente durante ou depois do seu negócio se realizar. Isso fará com que ele se lembre da sua marca com carinho e possa até mesmo recomendá-la.

Contudo, mais do que o diferencial, é preciso que você entregue um processo de venda ou aluguel competente.

Cuide do básico para garantir a boa experiência do seu cliente imobiliário

Por mais básico que isso pareça, não é o que vemos em todos os casos.

Desde clientes que esperam demais até um corretor levar as chaves em um imóvel que eles queiram visitar até erros no contrato. Isso diminui aos poucos a credibilidade da sua imobiliária e gasta a relação com os clientes.

Qualificar-se ou qualificar seus parceiros é a principal forma de evitar esse erros, mas não é o fim. É preciso construir um ambiente de trabalho que seja saudável e estimulante – outro tema bastante abordado no evento.

Se sua imobiliária estabelecer uma relação boa com os clientes, isso se traduzirá em toda a comunicação. Tudo o que você falar será visto como autêntico.

E isso é outro fator de extrema importância.

3. Importância de ser autêntico

Autenticidade. Eu diria que essa é a palavra da vez no RD Summit.

Não houve uma palestra em que a palavra não fosse colocada como essencial. O cliente, mais do que nunca, consegue identificar quando você não está sendo autêntico.

É preciso que você demonstre uma preocupação real com os problemas que ele enfrenta. Não apenas demonstrar, mas sentir de verdade.

Apenas se colocando verdadeiramente com seus clientes você será capaz de criar uma relação de proximidade real com seus clientes. E isso é a chave para uma relação incrível!

Responder dúvidas dos seus clientes, explicar mais sobre os imóveis e onde eles estão localizados, ser sincero!

Essas são apenas algumas formas de você demonstrar que se importa.

Pense bem nisso. Não é difícil se pôr lugar do seu cliente porque você mesmo já teve que adquirir ou alugar um imóvel.

Trate-o como você gostaria de ser tratado. Fale com ele como você gostaria que falassem com você. Isso tudo parece muito básico mas, por estarmos presos à rotina, acabamos não agindo sempre dessa forma.

Se nos lembrarmos que estamos lidando com seres humanos e agirmos de acordo, teremos uma grande vantagem no relacionamento com os nossos clientes.

Não apenas conteúdo humanizado

Em resumo, é essencial você humanizar sua imobiliária. Produzir conteúdo humanizado só é possível vindo de uma empresa humana. E o mesmo é válido para uma relação sólida com seus clientes.

O RD Summit 2019 abordou tantos assuntos relacionados à marketing mas no final das contas foi uma grande mensagem sobre a importância da humanização.

Claro que isso não significa que a parte técnica fica de lado, ela prossegue sendo essencial.

E para entender mais sobre o como fazer marketing no mercado imobiliário é só você continuar acompanhando nossos conteúdo. Tanto aqui no nosso blog, como em nosso canal do Youtube, onde acabamos de terminar nosso curso sobre marketing digital para imobiliárias.

Espero que vocês apliquem essas dicas no dia a dia das suas imobiliárias, mesmo que aos poucos.

Qualquer dúvida ou sugestão de conteúdo deixem aqui nos comentários.

Até a próxima e bons negócios!

[Total: 4    Média: 5/5]