Topo

Gestão de tempo: aumente a produtividade da sua imobiliária

Já pensou que organizar os compromissos e as rotinas de uma imobiliária podem auxiliar de maneira positiva nas negociações? Criar condições mais favoráveis em gestão de tempo, a fim de que o trabalho seja mais produtivo, é de extrema importância em um ambiente de trabalho. 

Entenda: uma imobiliária mais produtiva é, consequentemente, uma imobiliária mais rentável. Portanto, é necessário estabelecer alguns cuidados para que todos possam exercer suas atividades de maneira objetiva. 

Nesse post, vamos falar basicamente sobre algumas estratégias que auxiliam na gestão de tempo de uma imobiliária e como isso influencia nos resultados esperados da empresa. 

O que é a gestão de tempo?

A gestão de tempo nada mais é como a forma que você gerencia o tempo de trabalho na sua empresa.

O que importa nessa gestão é perceber que quanto melhor for o aproveitamento do tempo, maior e melhor será a qualidade no atendimento ao público.

Portanto, trouxemos algumas dicas que podem auxiliar o desempenho da sua empresa e da sua equipe. Primeiro você deve levar em conta que para que a empresa evolua, a sua equipe precisa ser bem administrada.

Assim, após gerir satisfatoriamente a equipe e todos estarem adequados e aptos a exercer suas funções, o seu negócio estará pronto para atender e oferecer com a qualidade que você almeja para seu público.

Como saber se você tem uma má gestão de tempo

Por vezes as coisas começam a desalinhar e você não consegue perceber onde há falhas. Por esse motivo manter a organização é tão importante.

É a partir dela que você conseguirá encontrar mais facilmente os deslizes, em que momentos eles ocorreram e como contorná-los.

Por isso, é necessário observar alguns sintomas de uma má gestão. Veja bem:

1. Perceba que há falta de tempo para solucionar e resolver todos os problemas;

2. Às vezes, as soluções são provisórias ou incompletas;

3. As pendências que retornam normalmente são as mesmas e você não consegue solucioná-las;

4. Quando a importância é deixada de lado e a urgência fica em primeiro plano. Ou seja, sem delegar a importância os seus esforços estarão voltados a problemas que são de curto prazo.

5. Você está tendo mais custos na sua empresa do que lucro, o que futuramente pode gerar um grande prejuízo.

São situações como essas que citamos, sabendo que existem diversas outras, que mostram que está na hora de você repensar e alterar a maneira como está lidando com o seu negócio imobiliário.

Para isso, existem vários métodos que são estratégicos e que podem combater esses problemas.

Registre todas as ações da empresa e da equipe

Uma boa forma de controlar e administrar o tempo de uma empresa é registrando todas as atividades exercidas.

Já falamos diversas vezes em nosso blog sobre organização. De fato, ela influencia muito nos resultados e auxilia positivamente nas ações em uma empresa.

Portanto, é fundamental que todas as atividades sejam registradas. Assim, você controla as vendas, estrutura bem os custos, opta por ajustar os planejamentos (se necessário), coleta informações, analisa melhor os dados, etc. 

Além disso, treinar e gerir a sua equipe é crucial para que saibam vender com benefício. Portanto, auxilie na capacitação e administre bem sua equipe. 

Ferramentas que auxiliam na gestão de tempo

Por vezes é preciso organizar as tarefas da empresa com auxílio de algumas ferramentas. Falamos melhor sobre cada uma delas nos links, você pode entrar e conferir mais sobre o assunto. 

A primeira sugestão de ferramenta é a utilização do Google Agenda, que funciona como um calendário. Com ele você pode organizar suas tarefas e compromissos em um só lugar. Isso melhora na otimização do seu tempo.

Outra sugestão é o uso de um planner financeiro. Diferente de outras planilhas, essa ferramenta se baseia em listas e calendários anuais, mensais e semanais. Com ele, é possível inserir todas as informações para o controle de gastos.

Outra dica é trocar a utilização de planilhas (do Excel, por exemplo) por um CRM imobiliário. Um CRM consegue desempenhar perfeitamente o papel de uma planilha. Sem falar que, com as planilhas, você estará gastando mais tempo e dinheiro do que o necessário. 

A próxima sugestão diz respeito a organização da sua carteira de clientes. A maneira como você organiza as documentações e mapeia seus clientes ideais (personas) é muito importante. Saber reconhecer seus clientes de fato auxilia na gestão de tempo e faz com que você consiga focar melhor no público ideal.

Como otimizar o tempo

Entendemos que todas essas dicas e sugestões só farão sentido quando você exercê-las. Porém, reconhecer que elas realmente auxiliam na gestão de tempo já é o primeiro passo. 

Existem diversas formas de otimizar o tempo de trabalho e o tempo de uma negociação. Todavia, sabemos que isso depende de diversos fatores, tanto dos clientes quanto da gestão de cada um da equipe.

Claro que as dicas e sugestões não são certeiras para todas as imobiliárias. Determinada ferramenta pode funcionar de maneira positiva para o seu concorrente, mas na sua empresa e com a sua equipe ela não atingiu o esperado.

Portanto, sugerimos algumas ideias que auxiliam na questão do gerenciamento de tempo:

1. Organize reuniões em equipe para gerenciar as atividades da empresa imobiliária;

2. Realize testes que funcionem positivamente – para a equipe e individualmente também;

3. Tente algumas técnicas de concentração para as tarefas exercidas – como a técnica do pomodoro;

4. Utilize mais ferramentas digitais para que você continue evoluindo dentro do setor imobiliário;

5. Pratique a inteligência de mercado e invista nessa estratégia para melhorar as decisões da empresa;

6. Priorize o cumprimento das tarefas e incentive a equipe a fazer o mesmo;

7. Perceba que ampliar suas parcerias imobiliárias também ajuda no gerenciamento de tempo.

Administre e otimize o seu tempo

A falta de um bom gerenciamento de tempo impede o crescimento da sua imobiliária em muitos fatores. Isso reflete negativamente no desenvolvimento da empresa e nos lucros. 

Para que você evite que isso aconteça, é fundamental que você invista nessas e em outras tantas estratégias. Dessa forma, você conseguirá administrar melhor o seu tempo, melhorando o aproveitamento do tempo de todos na empresa.

[Total: 2    Média: 5/5]