Melhore a gestão de tempo no seu negócio imobiliário

Quando falamos de rotina no mercado imobiliário, sabemos que pode ser corrido, muitas vezes os corretores de imóveis, ou demais profissionais, possuem muitas tarefas para serem realizadas, por isso às vezes, acabam não dando conta.

Visando que isso não venha a se torna um problema para seu negócio, aderir uma gestão de tempo é muito importante.

Pois, quanto melhor a imobiliária conseguir gerir o tempo para realizar suas tarefas, mais produtiva ela será, e consequentemente, se tornará mais rentável

Então é importante que todo profissional que atua no mercado imobiliário tenha em mente alguns cuidados, para realizar suas obrigações de forma mais rápida e prática.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar na gestão de tempo do seu negócio, e como isso influencia nos resultados da empresa.

Neste post você irá encontrar:

O que é gestão de tempo?

Basicamente, é a forma que você gerencia seu tempo de trabalho, no qual envolve o planejamento, priorização e execução das tarefas do dia-a-dia do profissional, visando sempre o melhor aproveitamento do tempo que será investido nas tarefas.

Esse processo inclui um conjunto de tarefas, processos e decisões, focando em coordenar os objetivos aplicados, dentro dos prazos estipulados pela empresa.

Portanto, é importante ter em mente que quanto melhor for o aproveitamento de tempo na sua imobiliária, mais auxiliará no aumento da produtividade e no melhoramento  da qualidade do seu trabalho. 

Qual a importância para quem atua no mercado imobiliário?

Em um mercado cada vez mais competitivo, como é o mercado imobiliário, é necessário que cada vez mais os profissionais estejam atentos a possíveis perdas relacionadas a má gestão de tempo.

Basicamente, quando essa gestão não é feita de forma recomendável, é um algo que afeta diretamente o rendimento, assim como crescimento, do profissional e do negócio. Por isso a importância de investir em métodos eficientes de gerenciar o tempo.

Tendo isso em vista, o profissional do mercado imobiliário deve ter sempre em mente formas para auxiliar a gestão do negócio, para que possa trabalhar sem se preocupar com possíveis prejuízos e focar nas suas tarefas e objetivos.

Como melhorar a gestão de tempo?

A primeira coisa para fazer, visando melhorar a gestão de tempo da sua imobiliária, é se atentar nos indicadores que que ela não vai bem, com por exemplo:

  • Falta de tempo para solucionar problemas;
  • Soluções são provisórias ou incompletas;
  • As mesmas pendências ficam retornando;
  • Deixar a urgência tomar conta das ações, voltando seus esforços para problemas que são de curto prazo;
  • Ter mais custos do que lucros.

Essas são somente algumas situações que mostram que está na hora de alterar a maneira como lida com sua imobiliária. Felizmente, existem vários métodos para combater esses problemas.

Utilizar uma metodologia ágil, como Scrum, pode ser uma boa prática a se adotar em sua imobiliária, caso seja compatível.

Muitas vezes é difícil de observar onde há falhas na rotina de trabalho, por isso se manter organizado na sua rotina de trabalho é importante, pois é a partir dela que você consegue encontrar facilmente onde há problemas, para que então, possa solucioná-los.

Imagem ilustrativa de profissionais do mercado imobiliário organizando tarefas.

Registre todas as ações da sua empresa

Uma boa forma de controlar e administrar o tempo gasto na execução das funções de cada um na empresa, é registrar todas as atividades que estão sendo feitas. Pois, a organização influencia muito nos resultados obtidos.

Então é fundamental ter as atividades registradas. Dessa forma é possível maior gestão sobre o que é feito, sendo possível controlar as vendas, estruturar os custos, e ainda possui a possibilidade de ajustar o planejamento, coleta de informações e melhor análise dos dados.

Ferramentas para auxiliar na gestão de tempo

Para conseguir se organizar melhor, é necessário muitas vezes, organizar as tarefas da empresa com auxílio de algumas ferramentas. Separamos algumas que podem ajudar você na rotina de sua imobiliária.

CRM Imobiliário

O uso de um CRM imobiliário, é indispensável para qualquer imobiliária, é uma ferramenta que garante uma melhor gestão de tempo, otimizando diversas tarefas recorrentes dentro de uma imobiliária.

O sistema, auxilia a melhorar essa gestão em sua rotina. Com ele é possível organizar diversas áreas do seu negócio em um só lugar, de forma organizada e centralizada em apenas um só lugar, é possível realizar dentro do sistema:

  • Gerenciar seus leads;
  • Otimizar as tarefas da imobiliária;
  • Acompanhar o desempenho da equipe.

Além disso, também existe a possibilidade de utilizá-lo integrado junto a outras ferramentas e sistemas, como ERP e o site da imobiliária, que irão ajudar no dia-a-dia da empresa. 

Quer saber mais sobre o CRM, no vídeo abaixo separamos coisas essenciais que um bom sistema de gestão deve ter:

Outras ferramentas indicadas são as do Google, que oferecem diversos sistemas para ajudar diariamente seus usuários.

Google 

Dois sistemas do Google que é recomendado que sejam utilizados na sua imobiliária, são o Eles: 

  • O Google Agenda, que funciona como um calendário, onde é possível organizar suas tarefas e compromissos em um só lugar, sendo possível também integrá-lo ao CRM imobiliário citado anteriormente, para facilitar ainda mais a sua rotina;
  • O Google Fotos, que é possível organizar fotos e vídeos dos imóveis de sua carteira, utilizando pastas, tornando mais fácil de localizá-los e compartilhá-los com seus clientes.

Utilizar um planner financeiro é outra ação que irá ajudar na gestão de tempo de sua imobiliária. Essa ferramenta se baseia em listas e calendários (anuais, mensais e semanais). 

Com ele é possível inserir todas as informações necessárias para realizar o controle de gastos da empresa.

Outro detalhe que vale a pena prestar atenção, é como você organiza sua carteira de clientes, isso é, a maneira como você cuida das documentações e mapeia seus clientes ideais

Pois, saber quais são esses clientes, fará com que você economize seu tempo indo atrás do público que não está no momento de fechar negócio com você, podendo priorizar as pessoas que possuem mais chances de vir a alugar ou comprar seu imóvel.

Assim, aumentando sua taxa de conversão, e claro, sua renda.

Práticas para você aplicar no seu negócio

Existem várias formas de garantir uma melhor gestão de tempo dentro de sua empresa, no entanto a gestão vai variar de acordo com cada imobiliária, algumas dicas podem funcionar para uns e para outros não.

Portanto, sugerimos algumas ideias para gerenciar as atividades do seu negócio imobiliário:

  • Faça reuniões em equipe para gerenciar as atividades da empresa;
  • Utilize algumas técnicas de concentração, como pomodoro;
  • Utilize a inteligência de mercado e invista nessa estratégia para melhorar as decisões da empresa; 
  • Priorize o cumprimento das tarefas, incentivando que a equipe faça o mesmo;
  • Focar em ampliar as parcerias imobiliárias também ajudará no crescimento do negócio.

Por isso vale ressaltar a importância de investir cada vez mais para melhorar a gestão de tempo em sua imobiliária, pois, com essa pauta tendo a devida priorização, será visível o crescimento de todos na empresa.  


Agora que você sabe mais sobre como a organização de uma gestão de tempo é importante, confira nosso conteúdo sobre produtividade no mercado imobiliário e mantenha-se atualizado acompanhando nosso blog.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.