5 melhores aplicativos para vistoria de imóveis

Imagem ilustrativa de capa com um corretor utilizando um aplicativo para vistoria de imóvel.

No mercado imobiliário, um processo extremamente comum é a vistoria de imóveis, tanto para venda quanto para locação de imóveis, é uma tarefa que deve ser realizada.

É uma etapa essencial para o processo de gestão de aluguel do imóvel, realizá-la é a garantia de segurança para todas as partes, pois garante as condições de ocupação ao mesmo tempo que assegura que o imóvel estará preservado ao ser entregue.

Por conta da importância desse processo, separamos algumas informações essenciais referentes ao que é a vistoria de imóveis, como e porque fazer essa vistoria, e também, listamos os 5 melhores aplicativos para auxiliar você nessa tarefa.

Neste artigo você irá encontrar:

O que é vistoria de imóveis?

A vistoria de imóveis é uma avaliação, feita antes e depois de um imóvel ser alugado. Possui como objetivo identificar qualquer problema que o imóvel tenha, tanto na parte interna como na externa.

A ideia dessa avaliação é criar o laudo da avaliação das condições que o local se encontra previamente à locação, garantindo assim, que o imóvel será entregue da mesma forma.

Ou seja, antes da entrega das chaves, e em caso de locação, da devolução delas, um profissional deve avaliar todo o imóvel, documentando todas as suas condições.

Como funciona esse processo?

Antes da entrega do imóvel, um profissional responsável, seja um corretor ou um vistoriador, vai até o imóvel para avaliar diversas condições, como: dimensões, pinturas, rachaduras, vazamentos e entre outras informações essenciais.

Assim, o laudo de vistoria deve ser anexado ao contrato de locação, pois ao final do contrato, quando o morador estiver deixando o imóvel, outra vistoria é feita.

Desse modo, há a garantia que o imóvel será entregue da mesma forma que estava antes do locatário receber as chaves, garantindo assim a integridade do imóvel, e consequentemente, impedindo sua desvalorização.

Por que realizar a vistoria de imóveis?

Embora a Lei do Inquilinato (nº 8.245/ 91) não garanta a obrigatoriedade da realização da vistoria do imóvel antes da locação, é altamente recomendável realizá-la mesmo assim, para evitar impasses no futuro.

Esse processo é muito recomendado, principalmente para a locação de imóveis, justamente pois a vistoria é feita para verificar em quais condições o imóvel foi entregue ao locatário, pois deve ser entregue da mesma forma ao locador.

Tradicionalmente, o laudo de vistoria é feito em um documento impresso, com algumas informações essenciais para o imóvel, que devem estar presentes para que a vistoria seja feita por completo.

Porém, cada vez mais há formas de fazer o processo de vistoria de forma mais rápida e prática. Por isso, é de extrema importância saber escolher qual aplicativo é o ideal para seu negócio.

Pensando nisso, separamos as principais vantagens sobre a utilização de aplicativos para vistoria de imóveis e em seguida uma lista com os melhores para auxiliar na sua decisão de escolha.

Vantagens em utilizar aplicativos para vistoria de imóveis

Uma das maiores vantagens em utilizar aplicativos para vistoria de imóveis, é a gestão de tempo que eles proporcionam na realização dos processos.

Como a vistoria requer bastante detalhes, o aplicativo ajudará a preencher tudo corretamente.  Ao mesmo tempo que torna as tarefas mais organizadas e os processos automatizados.

Outra vantagem, é que muitos aplicativos podem ser ligados ao seu sistema de CRM Imobiliário. Nesses casos, o laudo é automaticamente sincronizado com seu sistema, o que torna prática a verificação do antes e depois da locação do imóvel.

Além disso, optar por um aplicativo de vistoria de imóveis contribui para a organização da empresa, gerenciando todas as vistorias que estão sendo feitas, ou que já foram finalizadas.

A personalização da ferramenta é uma outra grande vantagem, pois é possível ajustá-la da maneira que você consiga atender diferentes imóveis e demandas, tornando-se mais eficiente para o dia-a-dia da empresa.

Portanto, essas vantagens que os aplicativos trazem, faz com que o profissional do mercado imobiliário consiga fazer tudo de forma mais rápida, prática e  gastando menos tempo em cada vistoria.

O que consequentemente garante que mais vistorias sejam realizadas, agilizando os processos de locações e vendas.


5 melhores aplicativos para vistoria de imóveis

Agora que você sabe das vantagens de utilizar um aplicativo para vistoria de imóveis, separamos algumas opções presentes no mercado, para ajudar você a escolher aquele que melhor se encaixa para a rotina profissional do seu negócio.

1. Devolus Vistoria

O Devolus Vistoria, foi desenvolvido pela Devolus Smart Solutions, empresa especializada no desenvolvimento de softwares e aplicativos para facilitar o dia-a-dia de diversos negócios.

Funcionalidades

  • Geração de texto automático;
  • Replicação de cômodos;
  • Vistoria offline;
  • Laudo com fotos;
  • Agenda do vistoriador;
  • Laudo em PDF.

O aplicativo permite criar um laudo já formatado e com fotos, sem que seja preciso gastar muito tempo digitando, pois ele tem um recurso de geração de texto, basta colocar os dados necessários, e o gerador já cria e formata o texto para o laudo.

✔️
Pontos positivos
1. Cliente pode fazer a contestação pelo próprio aplicativo;
2. Possibilidade de integração com a sua plataforma de administração ou venda;
3. Número de usuários e smartphones ilimitados.
Pontos negativos
1. Número limitados de vistorias;
2. Não há como realizar a mesma vistoria em mais de um dispositivo, somente depois de pronta;
3. Não possui opção de personalizar o sistema;
4. Não possui opção de assinatura pelo aplicativo.

2. Group Check

O aplicativo é desenvolvido pelo Group Software, empresa focada em sistemas que atendem diversos segmentos do mercado imobiliário, como condomínios, shoppings, gestão imobiliária e além disso, possuem sistema para RH.

Funcionalidades

  • Assinatura eletrônica com validade jurídica;
  • Gerenciamento de vistorias;
  • Conversão de voz em texto;
  • Edição de fotos no aplicativo;
  • Informações salvas offline e online.

O Group Check está disponível tanto como um aplicativo para celular, como no formato web, permitindo assim uma integração maior no seu negócio. Mantendo também todas as vistorias realizadas em um só lugar, sendo possível consultá-las em qualquer hora ou lugar.

✔️
Pontos positivos
1. Vistoria pode ser realizada tanto pelo celular como pelo computador;
2. Vistorias exportadas em PDF;
3. Possui modelos prontos e personalizáveis para realizar as vistorias;
4. Usuários ilimitados;
5. Sistema personalizável.
Pontos negativos
1. Número de vistorias limitados.

3. Msys Vistorias

Criada pela Mold Systems, uma empresa com objetivo de criar soluções tecnológicas para imobiliárias, que vão desde a gestão do seu negócio até a captação de novos imóveis para sua carteira.

Funcionalidades

  • Vistoria offline;
  • Sem digitação;
  • Padronização;
  • Fotos;
  • Armazenamento.

Assim como demais aplicativos também permite que as vistorias sejam realizadas de forma offline, permite fotos, sendo que pelo menos uma foto seja obrigatória para cada item da vistoria, gerando assim um comparativo entre entrada e saída do imóvel.

✔️
Pontos positivos
1. Facilidade na busca de informações e fotos da vistoria;
2. Agilidade no processo de vistoria, não precisa digitar o laudo, diminuindo erros ortográficos;
3. Obrigatoriedade de por pelo menos uma foto para cada item do imóvel;
4. O próprio sistema cria um laudo personalizado ao final da vistoria.
Pontos negativos
1. Aplicativo não está disponível para IOS;
2. Valor adicional para anexar os vídeos da vistoria.

 4. Vistoria de Imóveis

Desenvolvido pela BeSoft, uma empresa de tecnologia, focado no desenvolvimento de softwares, tanto para celulares como para computadores, voltadas para diversos mercados, sendo um deles o imobiliário.

Funcionalidades

  • Vistorias offline;
  • Laudo personalizado;
  • Geração de orçamento;
  • Assinatura digital;
  • Marcação em fotos.

Aplicativo intuitivo, que permite realizar vistorias de forma facilitada, permitindo fazer tudo pelo aplicativo, até mesmo com a opção de assinatura, e também, possui uma versão para web, para ser acessado pelo computador, onde é possível agendar ou editar as visitas.

✔️
Pontos positivos
1. Possível acessar as vistorias pelo computador;
2. O laudo é completamente personalizável para sua empresa;
3. O modelo do laudo possui link e QR Code para contestação;
4. Fotos e usuários ilimitados.
Pontos negativos
1. Em laudos muito extensos, a correção pelo painel web fica demorada;
2. Número limitado de vistorias.

 5. KSI Vistorias

O KSI vistoria é desenvolvido pela Kurole, que se tornou uma das principais empresas no ramo de soluções digitais para o mercado imobiliário, oferecendo desde desenvolvimento e otimização de sites, até a criação de um sistema imobiliário.

Funcionalidades

  • Funciona offline;
  • Ambientes detalhados;
  • Laudos descomplicados;
  • Vistoria de entrada e saída.

Além do próprio aplicativo, você tem também a opção de integrar o painel administrativo ao seu sistema, para ter maior controle das vistorias que estão sendo feitas. O KSI Vistoria pode ser utilizado desde empresas de vistoria até quem faz de forma autônoma.

✔️
Pontos positivos
1. Transmissão de laudos de forma rápida;
2. Facilidade para contestação da vistoria;
3. Possível integrar no seu próprio sistema;
4. A empresa disponibiliza a própria equipe para realizar a vistoria.
Pontos negativos
1. Não existe a opção de realizar a vistoria após realização de reformas
no imóvel;
2. Não possui opção de assinatura digital.

Agora você já sabe mais sobre vistorias e, e já tem algumas opções de aplicativos para utilizar para realizar esse procedimento de extrema importância para seu negócio.

Caso queira saber mais sobre esses e outros assuntos envolvendo o mercado imobiliário, você pode acessar dicas para atender melhor seu cliente e também como aproveitar o potencial de sua imobiliária.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.