Como utilizar a permuta de imóveis no seu negócio?

A permuta de imóveis é uma alternativa de negociação que está ganhando destaque no mercado imobiliário, como uma estratégia que contribui para o impulsionamento e aumento das vendas.

Você sabe que permuta sempre significou um tipo de troca, certo? Essa prática de trocar algo por outro, surgiu há milhares de anos e ainda se mostra como uma ótima forma de realizar negociações.

Sendo assim, quando esse conceito é inserido no mercado imobiliário, refere-se a uma negociação feita através da troca entre bens móveis ou imóveis, com seus valores podendo ser equivalentes ou distintos.

Quando os valores são diferentes, uma compensação em dinheiro é realizada de acordo com o contrato da permuta estabelecido entre as partes envolvidas. Desse modo, como qualquer outro contrato imobiliário, a permuta de imóveis é uma negociação legalizada, reconhecida por lei e que merece a sua atenção para alguns cuidados.

Assuntos que você irá encontrar:

O que é permuta de imóveis?

A permuta de imóveis é uma negociação diferente da simples compra e venda que todos já conhecem. Sendo denominada como uma troca entre bens que podem variar entre carros, imóveis, terrenos e entre outros.

Entretanto, é comum na transação realizada através da permuta de imóveis que os valores entre os bens não coincidem, por diversos motivos, como por exemplo: se a troca for realizada entre dois imóveis, aspectos como localização e tamanho influenciam o valor final.

Por isso, que a permuta de imóveis com torna se mostra como uma solução nesses casos, onde é possível agregar um valor em dinheiro além do bem oferecido no contrato.

Ou seja, a troca pode ser realizada com bens de valores distintos, desde que o restante seja pago.

Como funciona a permuta de imóveis na prática?

Na prática, para que todas as etapas do processo de permuta de imóveis ocorram sem imprevistos é interessante a busca pelo auxílio de profissionais capacitados do mercado imobiliário.

Desse modo, não se trata de uma obrigatoriedade, porém a presença dos corretores de imóveis é fundamental para auxiliar em todo o processo da troca, documentação, avaliação de propriedades, contratos e entre outros.

Negociação aperto mãos


Em qual situação é indicada realizar essa negociação?

A permuta de imóveis é indicada para diversas situações pontuais, principalmente nas que apresentam desafios nas vendas imobiliárias.

Isso vale tanto para os clientes que buscam o imóvel ideal, mas não possuem o investimento necessário, quanto para os profissionais do mercado imobiliário que procuram alavancar suas vendas.

Em caráter de urgência, também a permuta de imóveis é indicada, quando é necessário a mudança de imóvel em um curto período de tempo.

Outra situação são os perfis de proprietários investidores, que utilizam de seus imóveis como uma forma de investimento. Oferecer a permuta pode ser algo novo e interessante para esse público.

Sendo assim, a permuta de imóveis se mostra mais eficiente e justa para ambas as partes da negociação.

Cuidados ao realizar a permuta imobiliária!

Acima de tudo, por mais que a permuta de imóveis seja uma opção vantajosa, ainda é uma negociação imobiliária.

E como todo o negócio, merece atenção e alguns cuidados para que você tenha a certeza de estar fazendo um bom acordo!

Precificação do imóvel

É necessário que ambas as partes possuam um profissional que auxilie na precificação dos valores dos imóveis, evitando prejuízos.

Situação legal dos bens

É importante ressaltar que essa troca imobiliária é entendida como um processo legalizado, onde, obviamente, os bens de ambas as partes devem estar em situação legal.

O contrato é diferente

O contrato realizado para permuta merece atenção, pois é distinto de um documento de compra e venda, e deve ser escriturado.

Análise das vantagens

Estudar a situação é fundamental!
Como falamos anteriormente, na permuta de imóveis é possível dispensar o pagamento em dinheiro quando não há uma necessidade de compensação.

Portanto, seguir essas principais orientações no momento de realizar a permuta de imóveis, podem fazer a diferença em todo o processo de negociação.

Permuta de imóveis x Dação em pagamentos

Para entender a diferença entre permuta de imóveis e dação em pagamento é preciso voltar ao princípio!

A permuta é a troca entre bens que podem ou não terem valores equivalentes. Quando os valores finais são diferentes, é chamado de torna, na qual um valor em dinheiro é adicionado na negociação. Já a dação em pagamento é como um acordo entre o credor e o devedor, em um contexto de quitação de dívidas.

Uma espécie de substituição, onde o credor, demonstrando que está de acordo com essa negociação, ao invés de receber o dinheiro, aceita como pagamento da dívida um bem, sendo um imóvel, terreno e entre outros.

Ou seja, basicamente, a diferença entre a permuta de imóveis e a dação em pagamento é o valor atribuído aos bens. Na permuta, o valor não pode ser maior que a metade de todo o valor da negociação, no momento em que se torna superior, denomina-se dação em pagamento.

Portanto, na permuta troca-se um imóvel por um bem, na dação, há uma dívida a ser paga, com uma diferença de valores.

A permuta como parte da sua negociação!

Conduzir uma negociação imobiliária não é tarefa fácil, por isso, adotar novas práticas e técnicas para facilitar o aumento das vendas sempre são bem-vindas.

Nesse sentido, é válido, você profissional do mercado imobiliário, perguntar aos clientes proprietários, no processo de agenciamento e atualização, a possibilidade de aceitação de bens móveis e imóveis como forma de facilitar a transação.

Assim como, verificar se os clientes compradores não possuem o interesse também de ofertar algum bem em suas negociações.

Dessa forma, é importante destacar novamente que independente do tipo de permuta de imóveis, cada processo deve ser legalizado e desempenhado com seriedade.

O crescimento da permuta no mercado imobiliário!

Diante de um cenário econômico de incertezas, apresentado principalmente no início do ano de 2020, foram abertos espaços para que novas alternativas de negociações imobiliárias fossem desenvolvidas, como a utilização da permuta na compra e venda de imóveis.

Em 2021, essa forma de transação imobiliária baseada na troca, mais conhecida como permuta de imóveis, apresentou um crescimento de 30% nas negociações, de acordo com agentes imobiliários localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Esse crescimento está marcando presença do mercado imobiliário pela sua facilidade e flexibilidade de negociação.

Entre as justificativas para o crescimento das negociações imobiliárias estarem sendo realizadas através da permuta de imóveis, está relacionado a todo um contexto que se refere à dificuldade no momento da venda de um imóvel, como citado anteriormente.

Mais uma vantagem que leva a esse crescimento, é que se a permuta imobiliária ocorre com a transação de valores equivalentes, o Imposto de Renda fica isento.

Na plataforma imobiliária Jetimob,  por exemplo, após o primeiro mês de lançamento do cadastro e cruzamento de permutas, foi possível verificar um aumento de 7% no número de imóveis para a venda, que aceitam algum bem como forma de pagamento.

Dessa forma, a permuta de imóveis se mostra como uma estratégia que pode ser utilizada para fechar ainda mais negócios.

Como uma plataforma imobiliária pode auxiliar nessa negociação?

Quando falamos sobre permuta de imóveis, apesar de ser uma forma de facilitar suas vendas, você corretor(a) deve estar atento(a) para que todas as informações dos seus clientes, interessados nesse tipo de negociação, estejam registradas.  

Sabemos que desafios como a dificuldade em encontrar o negócio certo para o cliente ideal, às vezes a perda de certas informações e até não utilizar a tecnologia a seu favor são dificuldades comuns ainda no ramo imobiliário, porém não podem ser recorrentes. 

Por isso, que a utilização de plataformas imobiliárias, facilitam a sua organização e consequentemente melhoram a eficiência para que mais negócios sejam fechados com sucesso.

Em nossa plataforma imobiliária, por exemplo, disponibilizamos a realização do cadastro e cruzamento de permutas, no qual automatizam e facilitam a verificação das informações, a fim de encontrar uma compatibilidade.

No cadastro é possível reunir as principais informações como o tipo do bem (móvel ou imóvel), valores e localização. Após esse cadastro, o próprio sistema realiza o cruzamento de permutas, encontrando o melhor negócio para o seu cliente, resultando no “match imobiliário”.   

É importante lembrar o que discutimos nos primeiros tópicos desta publicação, a permuta é uma troca, ou seja, todas as informações precisam ser registradas e conferidas para que ambas as partes da negociação sejam beneficiadas igualmente.

Compatibilidade verificada e negociação imobiliária aceita? Mais uma venda fechada!

Neste post, você aprendeu como funciona a permuta de imóveis e quais os principais cuidados que merecem atenção para utilizá-la no seu negócio.  

Que tal ver mais de perto como essa e outras funcionalidades se aplicam em nossa plataforma imobiliária?  

Comece criando a sua conta teste e explore sem compromisso o nosso sistema!

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.