7 dicas para ter sucesso nas negociações imobiliárias

As negociações imobiliárias são, com certeza, um processo longo e complexo, como muitos outros produtos e serviços. 

Vendas é, antes de tudo, um estado de espírito, que somados à preparação, nos dão todas as ferramentas para “vencer o jogo” da negociação em vendas.

Este artigo não fala sobre a psicologia positiva para você vender mais e melhor (embora eu recomende muito que você pesquise sobre o assunto), minha função aqui hoje é te passar as ferramentas disponíveis para que este complexo enredo das negociações imobiliárias possa ser simplificado. 

Vamos entender um pouco sobre o conceito de negociação:

Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.

A competência de negociar requer um conjunto de habilidades interpessoais e de comunicação, para se chegar ao resultado desejado – bom para os dois lados. As negociações imobiliárias podem durar meses e por isso exigem um profissional bem preparado, tecnicamente e emocionalmente.

O conteúdo foi dividido em duas seções, na primeira delas vamos abordar habilidades necessárias para negociação imobiliária e algumas dicas sobre como adquirí-las. Já na segunda parte vamos abordar detalhes mais técnicos por trás da negociação imobiliária, tais como funil de vendas, tecnologias e até mesmo comportamento do corretor no pós-venda.

curso gratuito marketing digital imobiliárias

7 Dicas para ter sucesso nas negociações imobiliárias

1. Saber analisar problemas

Saber analisar não é o mesmo que saber identificar. Identificar também é importante. Mas é o começo. Saber analisar é levar em conta todos os cenários possíveis, o que fazer em cada situação apresentada, quais os argumentos positivos e negativos de cada situação e qual estratégia você irá utilizar, quase como um jogo de xadrez. Antes de começar as negociações imobiliárias, analise o cenário.

E nesse jogo, escutar e observar é a palavra de ordem. Antes de sair oferecendo a solução, exercite a prática da escuta ativa. Ouça não só com os ouvidos, mas com o coração também.  Escutar ativamente pressupõe que você se abstenha de falar e deixe o cliente contar sua história, seus medos, inseguranças. Apenas interfira com perguntas que te dão mais embasamento para a negociação em vendas.

As perguntas são ótimas aliadas da venda, porque você vai guiando o cliente de forma que ele te diga exatamente o que precisa, qual o problema dele, as limitações, dúvidas e possíveis objeções.

Vá fazendo sua análise, definindo sua estratégia de negociação imobiliária de acordo com o cenário que está se apresentando. Depois você só precisa reforçar seus argumentos com o que foi dito pelo cliente. Ao longo do seu discurso, faça perguntas de reforço como: “isso faz sentido para você?”, “Você concorda com isso?”, “O que você acha?”, “Não seria maravilhoso se..?”.

2. Perguntas abertas x perguntas fechadas

As perguntas abertas em uma negociação em vendas são aquelas perguntas que não possibilitam que o outro responda com sim/não/talvez ou em apenas uma palavra. São perguntas feitas no início do processo de negociação e servem para dar mais clareza ao que o cliente busca.

  • Exemplo de pergunta aberta 1: Me descreve como é sua casa/apartamento atual?
  • Exemplo de pergunta aberta 2: Como você imagina sua próxima residência?
  • Exemplo de pergunta aberta 3: Me fale um pouco do que fez você buscar pela compra de um imóvel?

Já as perguntas fechadas são bem direcionadas ou para o fechamento ou para obter resposta certeira do cliente, como reforço de algo. Elas pedem que sejam respondidas com  sim/não ou apenas uma palavra.

  • Exemplo de pergunta fechada 1: Você pretende financiar?
  • Exemplo de pergunta fechada 2: Quanto de entrada você tem disponível?
  • Exemplo de pergunta fechada 3: A localização é um fator decisivo para você?

As negociações imobiliárias duram, muitas vezes, meses. E exige do corretor paciência e dedicação para entender tudo que está em jogo na venda. Às vezes nem o cliente sabe ao certo do que ele pode ou não. As perguntas ajudam a esclarecer e dar mais base na argumentação de vendas.

Ebook Guia de Fidelização de clientes para imobiliárias

3. Comunicação verbal e não-verbal

A principal competência que um vendedor (e qualquer pessoa) de excelência precisa dominar é a comunicação. Não apenas saber escrever e falar corretamente e com coerência, mas entender de linguagem corporal e de empatia. Por exemplo, a imagem abaixo expressa  a tensão de uma mulher sem precisar do uso de palavras.

Comunicação não-verbal

Uma comunicação não efetiva aumenta suas chances de fracasso na negociação em vendas, principalmente aquela sutil comunicação que é passada através de gestos, olhares, tom de voz, postura, entre outros.

4. Comunicação empática

Durante a comunicação, as pessoas procuram “pistas” no outro, para saber se podem confiar naquela pessoa. O que dá essas “pistas” é a nossa comunicação não verbal. As negociações imobiliárias exigem uma comunicação afinada, pois estamos tratando de valores altos e um investimento emocional maior ainda.

Uma forma eficaz de ativar a sintonia com o outro é assemelhar os padrões de comportamento do outro com os seus. Essa técnica é conhecida como Rapport.

O que é rapport?

Basicamente, o rapport é uma forma de “mímica” dos movimentos do outro, e é fundamentada na Neurolinguística – estudo de como nosso cérebro funciona para determinados padrões de comportamento. Fazer um rapport bem feito, que não seja agressivo, exige uma outra palavra muito importante – EMPATIA.

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Em técnicas de vendas, empatia é a capacidade de eu enxergar a dor do outro. O rapport deve ser natural e imperceptível, pois seu objetivo não é manipular o outro, mas sim causar sinergia e ativar a confiança.

O rapport envolve:

1. Contato visual: não aquele intimidador, mas aquele que mostra que sua atenção está focada no seu cliente

2. Expressões faciais: sorrir, ficar sério, arquear as sobrancelhas, torcer no nariz ou espremer a boca. Expressões que passam muito mais do que a boca diz. Seja coerente com o que você está falando e perceba  no seu cliente que expressões ele utiliza para você fazer o ajuste

3. Emoção: equilibre suas emoções com a do seu cliente. Se ele estiver alegre, entusiasmado, haja desta forma também. Se ele estiver estressado, ofereça um pouco dessa emoção, para chegar no equilíbrio.

IMPORTANTE! O seu objetivo é alcançar a sintonia para, a partir daí, você dominar a negociação. Obviamente que se um cliente está com muita raiva, você não deve responder na mesma medida, pois o resultado será catastrófico. Você deve estar atento a:

  • Tom, o volume e a velocidade: são fatores importantes na negociação em vendas. Onde um fala muito rápido e outro muito lentamente, teremos um dos lados entediado e o outro lado confuso. Ajuste sua voz a do seu cliente;
  • Expressões do corpo: expressões do corpo têm um peso muito grande na negociação em vendas ou em qualquer tipo de comunicação. Por mais que você esteja falando algo, se o seu corpo não passa a mensagem correta, a outra pessoa “capta” que tem algo errado. Postura corporal amigável, mostrando a palma das mãos, corpo relaxado, braços abertos, são alguns exemplos de como conectar com o outro;
  • Pernas e braços cruzados: indicam resistência, desacordo e desarmonia;
  • Perceba a expressão corporal da outra pessoa e faça movimentos leves, semelhantes;
  • “Imite” os gestos;
  • Comunicação verbal: nas negociações imobiliárias falar bem, de forma coerente e com português correto é essencial. Mas além do óbvio, é importante observar as expressões que seu cliente usa. Reforce essas expressões, use termos comuns e palavras favoritas dele, se o cliente for mais formal, seja também, e assim por diante.

Rapport é uma ótima técnica para negociação em vendas, mas deve ser usado com cuidado e sempre com o objetivo de criar harmonia e estabelecer um ponto em comum. Não deve ser usado para manipular. Quando a conversa flui naturalmente, o rapport é feito de forma imperceptível, você nem nota que ele está ocorrendo. Esta é a forma ideal.

5. Controle emocional

Inteligência emocional é o principal ingrediente em uma negociação em vendas.

Ter inteligência emocional significa usar as emoções ao seu favor. Controlar raiva, desânimo, ser resiliente, entender que o “como se diz” é mais importante do que o “que se diz”, respeitar o outro e suas opiniões, etc.

Em um tipo de negociação complexa como as negociações imobiliárias, é natural que haja pontos de conflitos, mal entendidos, lentidão nas decisões, objeções, etc. O corretor precisa estar emocionalmente preparado para isso.

Você como cliente gostaria que seu corretor perdesse a compostura, ficando irritado e impaciente, só porque você resolveu visitar mais 10 imóveis antes de comprar? Acredito que não. O seu cliente também.

Banner do Curso de Instagram para Imobiliárias - Jetimob

6. Colaboração e trabalho em equipe

Por mais autônomo que você seja, tenho certeza de que você conta com a ajuda de outras pessoas ao longo das suas negociações imobiliárias. Um bom negociador sabe trabalhar em equipe, deixando que cada um brilhe dentro da sua área de atuação.

A negociação em vendas é feita em equipe, com todos os setores apoiando o processo e dando suporte para você focar na venda. Delegue o que for possível, compartilhe informações, peça ajuda.

7. Ética e transparência

Uma das coisas que mais vai contar para sua reputação é a forma de fazer um negócio. Seja justo, seja ético e seja transparente. Você pode perder uma negociação imobiliária hoje, mas terá um cliente fiel amanhã, e outros indicados por ele!

Parece óbvio falar isso, mas existe muito corretor jogando sujo por aí e ele acaba denegrindo a imagem geral da profissão. Lute pela sua imagem! Seja honesto quanto aos prazos, valores, descontos, possibilidades de financiamento, benefício do imóvel, etc. Sua ética e transparência é o seu maior valor.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.