Topo
Laudo de vistoria de imóveis

Como fazer uma vistoria de imóveis

Ao terminar ou começar um contrato de locação de imóveis, é de suma importância fazer uma vistoria no imóvel. Essa ação é importante para avaliar eventuais problemas ocorridos durante o período de locação. Assim, é possível se precaver de contratempos que poderão acontecer ao findar um contrato. Mas como fazer uma vistoria de imóveis?

Para isso, você precisa entender a importância do laudo de vistoria de imóveis e dos termos de vistoria de imóveis.

O que é o laudo de vistoria de imóveis?

O laudo de vistoria de imóvel é um documento que deve conter informações a respeito do estado de conservação do imóvel a ser alugado. Este documento deve ser entregue no momento da entrega das chaves pela imobiliária ou pelo próprio corretor.

Qual a importância da vistoria de imóveis?

O documento serve como uma garantia de que o morador, ao devolver as chaves do imóvel, seja em caso de mudança ou rescisão de contrato, está ciente de que a casa estava em ordem no momento da entrega e a devolva da mesma maneira.

Além disso, você sabia que a vistoria do imóvel é uma obrigação (prevista pela lei do inquilinato) do corretor ou da imobiliária e que ela deve arcar com os valores deste serviço?

Entretanto, para fazer um laudo de vistoria de imóvel é preciso que você saiba de determinados detalhes que competem à criação deste documento.

Lei do inquilinato para vistoria de imóveis

A Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes, indica as obrigações legais impostas, respectivamente, aos locadores e aos locatários.

Responsabilidades do locador na vistoria de imóveis

Art. 22. O locador é obrigado a:

I – entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina;
V – fornecer ao locatário, caso este solicite, descrição minuciosa do estado do imóvel, quando de sua entrega, com expressa referência aos eventuais defeitos existentes;
Responsabilidades do locatário.

Art. 23. O locatário é obrigado a:

II – servir-se do imóvel para o uso convencionado ou presumido, compatível com a natureza deste e com o fim a que se destina, devendo tratá-lo com o mesmo cuidado como se fosse seu;
III – restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal.

Como fazer uma vistoria de imóveis

Uma boa vistoria deve levar em consideração a estrutura e o bom funcionamento de todo o imóvel.  A análise deve ser feita partindo de como o imóvel estava (antes de ser alugado), e o que pode ter acontecido nesse tempo.

É possível fazer um curso de vistoriador de imóveis, caso você queira, por exemplo, ter em sua mobiliária um time de profissionais capacitados para realizar essa tarefa. Dentre alguns que podemos destacar estão os cursos IBREP, ACI/DF e YCON.

Como fazer uma vistoria de imóveis: Checklist

Abaixo segue um pequeno checklist de itens para serem avaliados na hora de criar um laudo de vistoria de imóvel. Vamos a eles?

  • Checar peças, esquadrias ou componentes de alumínio e madeira;
  • Instalação elétrica;
  • Instalação hidráulica;
  • Cerâmica;
  • Contrapiso;
  • Pintura;
  • Vaga de Garagem;
  • Nivelamento;
  • Vidros.

Observação: se por acaso o imóvel se tratar de um bem mobiliado, as mobílias deverão ser importantes itens para compor o termo de vistoria de imóvel.

Como elaborar um laudo de vistoria de imóveis

Os documentos deverão constar termos de responsabilidade que deverão ser assinados tanto pela imobiliária/proprietário como pelo locatário. Apesar da vistoria ser de responsabilidade do proprietário, os danos causados no período de aluguel devem ser repassados aos ex-moradores.

Nele devem constar itens e cláusulas da Lei do Inquilinato (Lei Federal nº 8245, de 18 de outubro de 1991) que garantem esse dever por parte de quem aluga o imóvel.

Tecnologia como aliada da vistoria de imóveis

Você provavelmente terá três opções ao lidar com essa situação: a primeira alguém da sua imobiliária fará a vistoria de forma manual, você pode procurar a ajuda profissional para criar este documento e avaliar o imóvel e a terceira você pode utilizar ferramentas como aplicativos que te ajudarão a agilizar cada vez mais o processo de vistoria de imóveis.

É possível encontrar alguns aplicativos que auxiliam no processo de vistoria de imóveis.

Dentre as vantagens destes aplicativos, está a portabilidade, além de servir como um facilitador do processo. Afinal, com eles você pode comparar, ao final do contrato, o estado dos objetos listados pela vistoria.

Vantagens dos aplicativos de vistoria de imóveis

A Primeira vantagem é que você não precisa se preocupar em procurar modelos de laudo ou profissionais para fazê-lo, já que o aplicativo gera laudo automaticamente a partir da vistoria, você só precisa estar conectado a wifi!

Você pode tirar fotos e guardá-las.

Não apenas as fotos dos imóveis podem ser guardadas, como também dados que estarão no checklist. Assim, podendo gerar relatórios detalhados em conjunto com um sistema de planejamento de recursos da empresa (ERP). Eles poderão servir como base de dados automatizada de cada imóvel – o que facilitará o processo de locação.

Há também, recursos de speech-to-text, no qual você fala e o aplicativo transcreve, tornando o processo de vistoria muito mais rápido.

É comum, perder-se muito tempo no processo de vistoria de imóveis, porque geralmente ele é feito de forma manual no momento de checar as casas e também, na hora de passar a limpo para o  modelo de laudo da sua imobiliária. Um aplicativo de vistoria de imóveis torna o processo muito mais rápido e prático, pois você não perde tempo com trabalhos manuais e este tempo que antes er perdido pode ser substituído por outras tarefas. O aplicativo gera praticidade e  maior tempo para sua imobiliária.

O ideal é que este aplicativo esteja integrado  a sua plataforma de CRM imobiliário, já que o aplicativo pode herdar as informações do sistema sobre aquele imóvel e “deixar” os ambientes prontos para a vistoria no seu aplicativo.

A Jetimob está desenvolvendo um aplicativo de vistoria que será completamente integrado com nosso CRM. 

Aplicativo vistoria Jetimob

Se quiser saber mais sobre nosso processo de desenvolvimento do aplicativo, além de receber benefícios exclusivos no lançamento, deixe seu e-mail abaixo:

Últimas considerações sobre a vistoria de imóveis

Alugar um imóvel para pessoas é, em geral, parte de uma grande burocracia. Principalmente se levarmos em consideração que os imóveis que passam “de mão em mão” acabam inevitavelmente por se deteriorar.

Por isso, a importância de um laudo de vistoria de imóvel e de todas as suas especificações técnicas. Tanto de direitos e deveres por parte do locador quanto do locatário.

Certamente, um checklist que possua aspectos estruturais e físicos são essenciais para fazer um laudo de vistoria de imóvel. E para evitar problemas, é interessante que você procure utilizar ferramentas mais automatizadas como aplicativos, assim, você pode gastar mais tempo com detalhes que antes poderiam ser ignorados deviso a demanda de trabalho que o processo de vistoria de imóveis requer.

 

 

[Total: 39    Média: 4.2/5]