Saiba a importância de uma vistoria de imóveis

Imagem ilustrativa de um laudo de vistoria sendo realizado.

A vistoria de imóveis é um passo essencial ao terminar ou começar um contrato de locação de imóveis, e é uma ação importante para avaliar eventuais problemas ocorridos durante o período de locação. 

Assim, é possível se precaver de contratempos que poderão acontecer ao findar um contrato.

E como realizá-la costuma ser uma dúvida que constantemente surge. 

Por isso, se você busca compreender um pouco mais a fundo sobre a importância de uma vistoria de imóveis, como elaborar um laudo de vistoria, quais os tipos e demais informações importantes, continue acompanhando esse post!

Assuntos que você irá encontrar:

O que é laudo de vistoria de imóvel?

O laudo de vistoria de imóvel é um documento que deve conter informações e fotos a respeito do estado de conservação do imóvel, e deve ser cedido no momento da entrega das chaves pela imobiliária ou pelo próprio corretor.

Fornecendo, portanto, muito mais segurança com relação a esse bem, já que sem ela os locatários não teriam informações completas a respeito da residência ou imóvel que desejam adquirir.

Qual a importância do laudo de vistoria de imóvel?

A importância do laudo de vistoria do imóvel é que essa avaliação serve também como uma garantia de que o morador, ao devolver as chaves do imóvel, seja em caso de mudança ou rescisão de contrato, está ciente que a casa estava em ordem no momento da entrega e se compromete a devolvê-la da mesma maneira. 

Por isso, é mais comum que ocorra em locações, mas está também presente nas transações de compra e venda.

Em muitas ocasiões, é o ponto crucial para a escolha do imóvel e assinatura do contrato de aluguel. Além disso, a vistoria do imóvel é uma possibilidade prevista pela lei do inquilinato e é costumeiramente realizada pelo corretor ou da imobiliária, tendo seus custos arcados pelo proprietário do bem. 

Leia mais: A importância da vistoria no processo de locação.

Quem faz o laudo de vistoria de imóvel?

O laudo de vistoria de imóvel é criado por especialistas capacitados, como engenheiros, arquitetos ou corretores com treinamento técnico específico.

Para os corretores de imóveis, por exemplo, as entidades responsáveis por conceder essa autorização são o CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis) e o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica). 

Por outro lado, os engenheiros e arquitetos devem estar registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).

Qual o valor de uma vistoria de imóvel?

O valor de uma vistoria de imóvel pode variar muito conforme o profissional e a metragem do imóvel a ser vistoriado.

Desse modo, os valores podem oscilar de R$ 80 a R$ 1.000. 

Lei do inquilinato para vistoria de imóveis

A Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes, indica as obrigações legais impostas, respectivamente, aos locadores e aos locatários.

Responsabilidades do locador na vistoria de imóveis

Segundo o Art. 22, o locador é obrigado a:

👉
I – entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina;
V – fornecer ao locatário, caso este solicite, descrição minuciosa do estado do imóvel, quando de sua entrega, com expressa referência aos eventuais defeitos existentes.

Responsabilidades do locatário

Já o Art. 23 aponta que o locatário é obrigado a:

👉
II – servir-se do imóvel para o uso convencionado ou presumido, compatível com a natureza deste e com o fim a que se destina, devendo tratá-lo com o mesmo cuidado como se fosse seu;
III – restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal.

Como elaborar um laudo de vistoria de imóveis?

É neste documento onde devem estar catalogados os dados e referências correspondentes ao estado e infraestrutura do bem, muito bem detalhados e acompanhados de fotos. 

Precisam ser descritos também os pontos de melhoria que demandem algum tipo de restauração e reparo. E enquanto parte do contrato de locação, precisa estar incorporada a ele.

Aproveite para conferir mais detalhes sobre o contrato de locação:

Como dito anteriormente, a vistoria e laudo devem ser realizados por profissionais responsáveis, como corretores e vistoriadores, podendo ocorrer com a presença do locatário e inquilino.

Nesse documento deverá constar termos de responsabilidade, que serão assinados tanto pela imobiliária/proprietário como pelo locatário. 

Isso porque apesar da vistoria ser de responsabilidade do proprietário, os danos causados no período de aluguel devem ser repassados aos ex-moradores.

Neste laudo ainda devem constar itens e cláusulas da Lei do Inquilinato, que garantem esse dever por parte de quem aluga o imóvel.

E, para a elaboração do laudo de vistoria, o profissional responsável pode fazê-la manualmente, utilizando de equipamentos como fitas, trenas, câmeras, lâmpadas e chaves de testes (para conferência elétrica). 

Entretanto, hoje contamos com as possibilidades das inovações tecnológicas, onde há a opção de utilização de sistemas e aplicativos digitais para realização de vistorias.

Informações essenciais da vistoria de imóvel

Uma vistoria de imóvel deve considerar a estrutura e o bom funcionamento de todo o imóvel. A análise deve ser feita partindo de como o imóvel estava (antes de ser alugado), e o que pode ter acontecido nesse tempo. 

Portanto, os seguintes aspectos são observados:

  • Dimensões do local;
  • Caso possua mobílias, detalhamento do seu estado de conservação;
  • Condições hidráulicas e elétricas;
  • Pintura;
  • Presença de infiltrações, vazamentos ou mofos;
  • Rachaduras;
  • Nivelamento;
  • Estado de forros, pisos e revestimentos;
  • Condições de portas e janelas;
  • Checar peças, esquadrias ou componentes de alumínio e madeira;
  • Cerâmica, contrapiso e vidros.

Tipos de vistoria de imóvel

A vistoria de imóveis pode ser realizada em diferentes momentos de aquisição ou locação de um local. Veremos, a seguir, alguns de seus tipos:

Vistoria inicial

Feita antes da mudança do locatário. Tendo, portanto, a finalidade de catalogar e descrever os aspectos estruturais e estado em que se encontra.

É ela quem garante que haverá uma segurança posterior para solicitação de possíveis reparos, que podem ocorrer ao longo do uso do imóvel ou em sua devolução.

Vistoria de constatação

Realizada quando o morador necessita fazer algum tipo de conserto ou reforma. Portanto, após o fim do reparo é analisado o estado em que se encontra a propriedade.

Pode também ser solicitada pelo proprietário, ao desejar saber os aspectos modificados e como está a estrutura no momento.

Vistoria final

Nesse momento de saída do locatário da propriedade, é verificado, em comparação com os dados iniciais coletados antes da mudança, como se encontra o imóvel.

São identificados possíveis estragos e danos feitos ao bem, possibilitando um posterior reparo, a ser custeado pelo inquilino.

Aplicativos de vistoria de imóveis: como usar?

Costumeiramente realizada de forma manual, gerando um laudo impresso, é possível otimizar e facilitar esse procedimento a partir de recursos tecnológicos. 

Atualmente contamos com aplicativos que tornam esse método mais ágil e com menos chances de erros. 

Com eles, não é mais necessário se preocupar em buscar modelos de laudo ou profissionais para fazê-lo, pois os aplicativos fornecem o documento automaticamente a partir da vistoria, sendo necessário apenas estar conectado a wi-fi.

Esses aplicativos de vistoria permitem a coleta e armazenamentos de fotos e checklist, podendo ser personalizados conforme a demanda do local. 

São então gerados relatórios detalhados, em conjunto com um sistema de planejamento de recursos da empresa (ERP), que podem servir como base de dados automatizada de cada imóvel – facilitando todo o processo de locação.

Há também recursos de speech-to-text, nos quais você fala e recebe uma transcrição, tornando o processo de vistoria ainda mais rápido. 

E o ideal é que este aplicativo esteja adicionado a sua plataforma de CRM imobiliário, que pode arquivar as informações do sistema sobre aquele imóvel, possibilitando que esses dados estejam prontos e acessíveis a qualquer momento.

Isso porque sabemos que alugar um imóvel para pessoas é, em geral, um processo que pode ser burocrático. E a etapa de coleta e produção de laudo técnico de vistoria de imóveis é um passo fundamental, que garante ainda mais segurança para essas transações.  

Por isso, poder contar com ferramentas otimizadas e que tornem essa etapa ainda mais prática é um importante bônus para alcançar uma vantagem competitiva à frente dos seus concorrentes.

banner gestão de imóveis e crm jetimob
You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.