Se você possui uma imobiliária, certamente vive umas de duas possíveis realidades. Ou você já usa ou está sempre ouvindo que deveria usar um software para aluguel de imóveis. Mas por que você deveria investir nessa ferramenta?

No dia a dia de uma imobiliária muitos desafios podem surgir. Lidar com os clientes  proprietários pode ser uma tarefa dispendiosa – tanto financeiramente como de tempo.

Quando falamos de aluguel ou venda de imóveis, encontramos desafios diferentes.

Na venda o processo pode levar até meses e vai depender de um relacionamento muito próximo entre comprador e imobiliária. Por outro lado, no aluguel, o relacionamento do locatário com a imobiliária será o maior desafio – mas não o único. É preciso também estabelecer uma boa relação com a pessoa proprietária do imóvel e até mesmo com outras imobiliárias.

Neste texto vamos falar sobre todos esses desafios que envolvem a rotina do aluguel de imóveis e como o software para aluguel de imóveis pode auxiliar.

Relacionamento com a pessoa locatária

Com o auxílio de um software para aluguel de imóveis é possível ter um controle preciso dos seus imóveis. Quais estão disponíveis? Onde eles estão? Quanto custam? Qual valor do condomínio?

Todas essas perguntas podem parecer óbvias – e isso é porque elas são. Contudo, sem o auxílio de uma ferramenta digital o acesso à essas informações é limitado, o que pode prejudicar a negociação.

Então, podemos dizer que a primeira forma que um sistema auxilia no processo de locação, é na procura de imóveis.

O papel do software no momento da busca de imóveis

A tendência é que as pessoas visitem muitas imobiliárias enquanto estão buscando imóveis.  Nesse percurso, ela vai acabar visitando mais imóveis de uma imobiliária do que de outra.

Claro que, visitar o maior número de imóveis não garante que o negócio será fechado. Mas definitivamente ajuda.

Com as informações de mais fácil acesso, é mais provável que você consiga oferecer mais opções para os futuros locatários. Dessa maneira, você também aumenta as chances de fechar negócio.

Se você usar uma planilha, por exemplo, esse processo será muita mais lento. Assim, você oferecerá menos opções ao cliente, além de que pode ser dispensado por ele, que pode se incomodar com a demora.

Concluindo, você consegue acompanhar o locatário com eficiência, evitando dores de cabeça, economizando tempo e demonstrando profissionalismo.

Acompanhando o aluguel com o software

A ferramenta não auxilia somente no momento de capturar novos clientes. Na locação, é necessário um “acompanhamento constante” dos locatários. Nesse sentido, o sistema também faz toda a diferença.

Mas como?

Criação e acompanhamento do contrato são facilitados

Com o sistema você mantém uma versão digital de um contrato de aluguel e pode verificar, em qualquer circunstância, as obrigações e direitos do locatário;

Reajuste de aluguel automatizado

Ainda falando em contrato, podemos falar sobre o reajuste de aluguel. É possível definir no sistema a porcentagem (ou um valor fixo) de reajuste. Esse valor definido é calculado automaticamente.

Cobranças automáticas (esqueça os arquivos de remessa e retorno)

Mais do que calcular o reajuste, o sistema atualiza o valor no contrato e produz cobranças de boleto automáticas. Essas faturas são enviadas por e-mail ou SMS para o locatário.

Esse envio é feito, também, de forma automática e dispensa o uso de arquivos de remessa para gerar os boletos, e dos arquivos de retorno para verificar as inadimplências.

Cobranças por transferência ou em dinheiro também são mais facilmente monitoradas. Isso porque o valor é sinalizado no sistema, já com os valores “extras” (como condomínio e IPTU), inclusos.

Fica mais fácil enviar o Dimob

Você poderá obter as informações necessárias para o Dimob de forma muito mais rápida do que manualmente, o que facilita o trabalho e ajuda a manter uma rotina de atendimento mais eficaz.

Contrate seguros de maneira fácil

É possível contratar seguros através do sistema. Com apenas um clique você contrata seguros de incêndio, etc.

O software para aluguel de imóveis e o controle de inadimplência

É possível acompanhar os pagamento de forma muito mais eficiente através do sistema, já que, antes mesmo do valor ser transferido para o caixa, ele verifica quais faturas foram pagas. Assim, você acompanha também a inadimplência. 

Como já falei nesse texto, você consegue ficar de olho não apenas nos pagamentos como também no fluxo de caixa. Traçar uma relação entre esses dois elementos vai ser a chave para estruturar uma régua de cobrança eficiente.

Caso você não saiba, a régua de cobrança é uma tática para garantir que os pagamentos estão sendo realizados de forma correta na sua imobiliária.

Relacionamento com a pessoa proprietária

O relacionamento com o proprietário também é essencial para o bom funcionamento da imobiliária que trabalha com aluguéis. Nesse caso, novamente, o software para aluguel de imóveis tem um papel importante.

Primeiramente, ele vai permitir que você alugue o imóvel mais rapidamente. Dessa forma, você satisfaz o proprietário em menos tempo.

Mais que isso, você mantém um melhor controle do contrato e consegue deixar o locador mais seguro. Novamente, o software para aluguel de imóveis fará com que o acesso às informações sobre o imóvel seja mais eficiente.

Tudo que acontece, relacionado ao imóvel, poderá ser repassado para o proprietário com agilidade.

Além disso, os repasses financeiros também serão realizados de forma automática. Assim, evita-se erro e torna o processo muito mais rápido.

Obs: não apenas o valor devido à imobiliária também é repassado automaticamente, o que traz mais segurança para o seu fluxo de caixa.

O software para aluguel de imóveis melhora sua rotina

Concluindo, se olharmos para tudo que pontuei nesse texto, podemos constatar que o software traz melhorias palpáveis para a rotina da imobiliária.  Não apenas você deixa de gastar tempo com ferramentas obsoletas (e lentas), como ganha mais certeza nas informações.

Todos os dados ficam mais seguros e são mais facilmente acessados. E isso vale para os que se referem tanto aos imóveis, como sobre os clientes – locador e locatário.

Dessa maneira, é possível focar seu tempo e esforço em novas maneiras de prospectar clientes e imóveis, ou até mesmo de aumentar o rendimento dos seus corretores. Sua imobiliária funciona melhor e você cresce muito mais – e mais rápido.

[Total: 0   Average: 0/5]