Topo
Veja regras de conduta sobre ética imobiliária

Ética imobiliária: regras para manter boa relação com o cliente

Se você acompanha o blog da Jetimob, você já leu vários posts sobre relacionamento com o cliente e a importância disso. Neste aqui, vamos te falar mais um pouco sobre a ética imobiliária para manter uma boa relação com o seu cliente.

Como corretor imobiliário, você já deve saber que o seu cliente é a peça mais importante para o quebra-cabeça que é o processo de vendas de imóveis. Além disso, ter um bom convívio com seus colegas de profissão também é extremamente importante.

Portanto, você também deve saber que ser um profissional ético é essencial para garantir um bom relacionamento com seus clientes e colegas de profissão.

O que é ética imobiliária?

A ética imobiliária serve como norte para todos aqueles que trabalham nesse ramo. Além disso, não é baseada apenas na moral, já que existem leis e decretos que exigem a prática da mesma. O decreto em questão é registrado no Nº 81.871 e lei regulamentada é a de Nº 6.530.

Com isso, podemos ver que não se trata apenas de princípios morais praticados como sociedade, mas de leis positivadas que surgiram para garantir a ética nessa profissão.

A ética profissional é um conjunto de normas que orientam a conduta dos corretor de imóveis. Esse conjunto tem por finalidade regulamentar as práticas dos profissionais da área. Mas você sabe por que a ética é tão importante?

Por que a ética imobiliária é tão importante?

Como já explicado, a ética é um conjunto de regras que servem para regulamentar o exercício da profissão e é por isso que ela é tão importante. Além de garantir o bom convívio entre os profissionais e clientes, também garante justiça e evita desvios de conduta.

Com essas regras, os profissionais tendem a seguir uma linha de bom comportamento e exercício da profissão. Caso aconteça algum tipo de comportamento antiético entre colegas ou entre corretor e cliente, será devidamente analisado e receberá as cabíveis punições.

A ética imobiliária é muito importante para exigir um bom comportamento por parte dos profissionais do ramo imobiliário. Caso as regras sejam desrespeitadas, o profissional acaba por ser punido. Além de tudo, a fama dele é arruinada.

Sua boa conduta como corretor imobiliário te deixa no caminho para alcançar bons resultados. Seja responsável e decente. Agora que você já sabe a importância de ser ético no ramo imobiliário, vamos te dar um guia com alguns exemplos de ética a serem seguidos.

Seja honesto

A grande chave da ética é a honestidade. Sem ela, provavelmente você esteja sendo antiético. Cabe ao corretor ser totalmente claro e honesto com o seu cliente, de modo que o cliente seja informado dos ocorridos.

Você não deve esconder um problema no encanamento, por exemplo, lhe torna antiético. É seu dever se preocupar com o bem-estar do cliente, então não esconda nada. Omitir esse fato pode prejudicá-lo na hora de lavar a louça ou tomar banho, por exemplo.

Ser honesto e claro com o seu cliente transmite confiança. Já te falamos como é importante conquistar a confiança dele e prestar um bom atendimento a ele.

Não aceite transação ilegal ou imoral

Saiba que segundo o decreto da ética no ramo imobiliário, o corretor de imóveis só pode receber comissão de uma das partes. Exceto quando há conhecimento de ambas as partes sobre isso e mesmo assim querem pagá-lo.

Por isso, se você aceitar dinheiro de ambas as partes sem deixá-las cientes disso, você estará infringindo a lei. Também é proibido aceitar dinheiros superfaturados.

Não roube cliente de outro corretor

É indubitável que você não pode roubar o cliente do seu colega, né? Se você sabe que ele já é cliente do seu colega, não tente trazê-lo pra si. Essa regra é muito comum em diversas profissões, como na advocacia, por exemplo.

Portante, é extremamente antiético roubar o cliente de alguém. Ainda, na advocacia, deve constar no processo a troca de advogado. Assim, fica ainda mais evidente que o profissional está sendo antiético.  

Não abandone seu cliente

Assim como roubar o cliente de outro colega, abandonar o seu cliente durante o processo de vendas é ir contra a ética imobiliária. Imagine que ele perdeu tempo contratando você para encontrar um imóvel e de repente você não trabalha mais para ele. Isso transmitirá incompetência e irresponsabilidade.

Portanto, é imprescindível que você esteja acessível ao cliente e faça o seu trabalho bem feito. Desse modo, você garante que ele seja bem atendido e respeita às regras de ética.

Tenha responsabilidade

Ser responsável é uma regra importante a ser seguida. Ser pontual, focar no cliente e atendê-lo da melhor maneira lhe agrega pontos. Esses detalhes vão fazer toda a diferença quando o cliente lhe contratar. Ele espera que você seja profissional e responsável.

Com esse guia, você vai conseguir ser ético no exercício da sua profissão. Saber a importância disso e seguir à risca te tornará um profissional merecedor de respeito. Leia mais alguns posts relacionados à ética e comportamento aqui no blog da Jetimob para ficar ainda mais preparado para melhor atender o seu cliente e vender mais.

A sua boa conduta te torna um excelente profissional e, com certeza, será recompensado por isso. O retorno virá com o tempo, seja com a sua boa propaganda para outros possíveis clientes, seja com um ótimo convívio entre você e seus colegas.

Para melhorar seu relacionamento com seus colegas e clientes, além das normas de ética, você pode aprender sobre networking. Networking vai te ajudar a construir conexões no mercado no imobiliário.

Você, corretor imobiliário, deve saber como é importante estar de acordo com a ética imobiliária. Portanto, esperamos que cresça ainda mais como profissional depois de ler as nossas dicas!

[Total: 2    Média: 4.5/5]