Ética imobiliária: regras para manter boa relação com o cliente

Se você acompanha o blog da Jetimob, você já leu vários posts sobre relacionamento com o cliente e a importância disso. Neste aqui, vamos te falar mais um pouco sobre a ética imobiliária para manter uma boa relação com o seu cliente.

Como corretor imobiliário, você já deve saber que o seu cliente é a peça mais importante para o quebra-cabeça que é o processo de vendas de imóveis. Além disso, ter um bom convívio com seus colegas de profissão também é extremamente importante.

Portanto, você também deve saber que ser um profissional ético é essencial para garantir um bom relacionamento com seus clientes e colegas de profissão.

O que é ética imobiliária?

A ética imobiliária serve como norte para todos aqueles que trabalham nesse ramo. Além disso, não é baseada apenas na moral, já que existem leis e decretos que exigem a prática da mesma. O decreto em questão é registrado no Nº 81.871 e lei regulamentada é a de Nº 6.530.

Com isso, podemos ver que não se trata apenas de princípios morais praticados como sociedade, mas de leis positivadas que surgiram para garantir a ética nessa profissão.

A ética profissional é um conjunto de normas que orientam a conduta dos corretor de imóveis. Esse conjunto tem por finalidade regulamentar as práticas dos profissionais da área. Mas você sabe por que a ética é tão importante?

Por que a ética imobiliária é tão importante?

Como já explicado, a ética é um conjunto de regras que servem para regulamentar o exercício da profissão e é por isso que ela é tão importante. Além de garantir o bom convívio entre os profissionais e clientes, também garante justiça e evita desvios de conduta.

Com essas regras, os profissionais tendem a seguir uma linha de bom comportamento e exercício da profissão. Caso aconteça algum tipo de comportamento antiético entre colegas ou entre corretor e cliente, será devidamente analisado e receberá as cabíveis punições.

A ética imobiliária é muito importante para exigir um bom comportamento por parte dos profissionais do ramo imobiliário. Caso as regras sejam desrespeitadas, o profissional acaba por ser punido. Além de tudo, a fama dele é arruinada.

Sua boa conduta como corretor imobiliário te deixa no caminho para alcançar bons resultados. Seja responsável e decente. Agora que você já sabe a importância de ser ético no ramo imobiliário, vamos te dar um guia com alguns exemplos de ética a serem seguidos.

Seja honesto

A grande chave da ética é a honestidade. Sem ela, provavelmente você esteja sendo antiético. Cabe ao corretor ser totalmente claro e honesto com o seu cliente, de modo que o cliente seja informado dos ocorridos.

Você não deve esconder um problema no encanamento, por exemplo, lhe torna antiético. É seu dever se preocupar com o bem-estar do cliente, então não esconda nada. Omitir esse fato pode prejudicá-lo na hora de lavar a louça ou tomar banho, por exemplo.

Ser honesto e claro com o seu cliente transmite confiança. Já lhe falamos como é importante conquistar a confiança dele e prestar um bom atendimento a ele.

Não aceite transação ilegal ou imoral

Saiba que segundo o decreto da ética no ramo imobiliário, o corretor de imóveis só pode receber comissão de uma das partes. Exceto quando há conhecimento de ambas as partes sobre isso e mesmo assim querem pagá-lo.

Por isso, se você aceitar dinheiro de ambas as partes sem deixá-las cientes disso, você estará infringindo a lei. Também é proibido aceitar dinheiros superfaturados.

Não roube cliente de outro corretor

É indubitável que você não pode ”roubar” o cliente do seu colega, né? Se você sabe que ele já é cliente do seu colega, não tente trazê-lo pra si. Essa regra é muito comum em diversas profissões, como na advocacia, por exemplo.

Portante, é extremamente antiético roubar o cliente de alguém. Ainda, na advocacia, deve constar no processo a troca de advogado. Assim, fica ainda mais evidente que o profissional está sendo antiético.

Não abandone seu cliente

Assim como roubar o cliente de outro colega, abandonar o seu cliente durante o processo de vendas é ir contra a ética imobiliária. Imagine que ele perdeu tempo contratando você para encontrar um imóvel e de repente você não trabalha mais para ele. Isso transmitirá incompetência e irresponsabilidade.

Portanto, é imprescindível que você esteja acessível ao cliente e faça o seu trabalho bem feito. Desse modo, você garante que ele seja bem atendido e respeita às regras de ética.

Tenha responsabilidade

Ser responsável é uma regra importante a ser seguida. Ser pontual, focar no cliente e atendê-lo da melhor maneira lhe agrega pontos. Esses detalhes vão fazer toda a diferença quando o cliente lhe contratar. Ele espera que você seja profissional e responsável.

Com esse guia, você vai conseguir ser ético no exercício da sua profissão. Saber a importância disso e seguir à risca lhe tornará um profissional merecedor de respeito. Leia mais alguns posts relacionados à ética e comportamento aqui no blog da Jetimob para ficar ainda mais preparado para melhor atender o seu cliente e vender mais.

A sua boa conduta lhe tornará um excelente profissional e, com certeza, será recompensado por isso. O retorno virá com o tempo, seja com a sua boa propaganda para outros possíveis clientes, seja com um ótimo convívio entre você e seus colegas.

Para melhorar seu relacionamento com seus colegas e clientes, além das normas de ética, você pode aprender sobre networking. Um networking vai te ajudar a construir conexões no mercado imobiliário.

Você, corretor imobiliário, deve saber como é importante estar de acordo com a ética imobiliária. Portanto, esperamos que cresça ainda mais como profissional depois de ler as nossas dicas!

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.