Topo
Saiba se vale a pena você se tornar um corretor de imóveis autônomo

Corretor de imóveis autônomo: vale a pena?

Você, corretor, que escolheu trabalhar com o mercado imobiliário deve saber que essa profissão está sendo bastante requisitada atualmente. Mas alguém te falou que você pode escolher entre se tornar um corretor de imóveis autônomo e um corretor empregado em uma imobiliária?

Muitos ainda acham que um corretor autônomo não tem estabilidade financeira, mas não é bem assim. Com um bom planejamento e seguindo algumas técnicas é possível, sim, se sentir seguro nessa profissão.

Então se você ainda não sabe qual carreira seguir, vamos te mostrar as vantagens e as desvantagens de ser um corretor de imóveis autônomo, daí você decide aí, combinado?

Vantagens de ser um corretor de imóveis autônomo

Para te ajudar, agora vamos te falar algumas vantagens de trabalhar como autônomo nessa área e depois te falamos as desvantagens, ok? Assim você pode analisar se vale a pena para você escolher essa modalidade.

Horário flexível

Esse é um dos principais motivos por que alguns corretores de imóveis resolvem ser autônomos. Você pode fazer o seu próprio horário e isso pode ser uma coisa boa para quem não gosta de cumprir horários obrigatoriamente.

É importante lembrar que ter a liberdade de escolher o seu horário pode ser uma coisa boa, mas também pode ser a sua pior inimiga. Tenha cuidado para não se atrapalhar com seus compromissos, viu?

O trabalhador autônomo precisa ter muita organização para vender bem. Seja disciplinado e gerencie todos os seus afazeres para trabalhar. Isso pode te livrar de passar sufoco em muitas horas. Lembre-se que um trabalhador autônomo tem muitas coisas para fazer sozinho.

Para te ajudar a ser mais organizado com o seu trabalho, existem várias ferramentas, como, por exemplo, o CRM da Jetimob. Com um sistema para corretor de imóveis fica muito mais fácil o gerenciamento do seu trabalho, além de facilitar também o contato com os seus clientes.

Para ter sucesso como corretor de imóveis autônomo é sempre favorável manter um bom relacionamento com os seus clientes. Desse modo você cria um vínculo e uma boa rede de contatos.

Empreender

Uma das vantagens de se tornar um corretor de imóveis autônomo é que você aprenderá a empreender. Afinal, você terá que gerenciar um negócio próprio, né?

Saber essa prática vai te ajudar em diversos momentos no seu trabalho. Você saberá como planejar, gerenciar e promover o seu negócio, além de muitas outras coisas.

Se você ainda não faz ideia de como fazer isso, não fique para trás. Comece a estudar e empreenda do zero.

O trabalhador autônomo pode alcançar uma carreira sólida, mesmo que seja difícil em alguns momentos. Seja esforçado para encontrar o melhor modelo de negócio para você. Seguindo isso, você vai conseguir uma carreira de sucesso.

Saiba organizar seu horário e gerenciar seu dinheiro. Além de tudo, existem questões burocráticas a serem cuidadas, como a criação de um CNPJ e pagamento de impostos, por exemplo. Se você conseguir fazer isso, se dará bem como corretor de imóveis autônomo.

Local de trabalho flexível

Sendo autônomo você pode trabalhar de qualquer lugar, sem ter que cumprir horário e sem precisar de deslocar até o trabalho todos os dias. Assim, fica mais fácil você se organizar para viajar, por exemplo.

Essa flexibilidade pode facilitar muito o seu dia a dia. Sabemos que é complicado ter que estar presente o dia todo no trabalho. Fica difícil até ir ao médico, né?

Livre de pagamento de despesas do seu salário

Ao ser empregado de uma imobiliária, parte dos seus lucros são utilizados para manter a empresa. Então como autônomo você teria a vantagem de ter os seus lucros somente para você.

É bom lembrar que ao trabalhar em uma empresa você tem de ajudar com as despesas, já sendo autônomo você tem total de liberdade de escolher onde trabalhar. Então se você não tiver dinheiro para investir em um local, você pode ter um home office.

Desvantagens de ser um corretor de imóveis autônomo

Ser um corretor de imóveis autônomo pode ter suas desvantagens também, agora vamos apresentá-las e você bota na balança quando for decidir.

Várias tarefas

Se você for empregado em uma imobiliária, o seu principal foco será, basicamente, fechar vendas. Já como trabalhador autônomo você terá diversas outras funções além dessa.

Afinal, em uma imobiliária, existem pessoas contratadas especificamente para cuidar do financeiro e do marketing, por exemplo. O que não acontece com um corretor de imóveis autônomo, que deve cuidar de tudo isso sozinho.

Lista de clientes reduzida

Trabalhando em uma imobiliária é possível ter acesso a uma vasta lista de clientes, tornando-se dispensável a captação dos mesmos. O empregado recebe aqueles clientes que procurarem a imobiliária.

Já como corretor autônomo você precisa ir atrás dos seus clientes e fazer sua lista do zero, não espere que eles te procurem. Se mostre presente no ramo imobiliário como profissional responsável e determinado. Além disso, mantenha um bom relacionamento com seus clientes para conquistá-los.

Você deve investir no seu marketing pessoal para que as pessoas fiquem sabendo do seu trabalho e conheçam o seu nome.

Fonte de renda diferente

Trabalhando em uma imobiliária, um corretor recebe um salário e comissão daquilo que ele vende e uma parte do lucro ainda vai para a empresa. Trabalhando como corretor autônomo você só receberia uma porcentagem dos imóveis que vendesse, mas o lucro seria todo seu, o que é uma vantagem mesmo que você não receba salário fixo, não é?

O salário garante segurança na empresa, por isso muitos optam por seguir essa carreira. Mas lembre-se, você também pode conseguir segurança financeira sendo um corretor de imóveis autônomo.

Dominar parte burocrática

Ao se tornar um trabalhador autônomo você vai ter que se tornar íntimo da burocracia. É necessário que você estude sobre leis, contratos e diversas coisas para se dar bem administrando o seu negócio.

Agora que você já viu algumas vantagens e desvantagens de seguir a carreira de corretor de imóveis autônomo, vamos te falar um pouquinho sobre como você pode ter sucesso nessa área.

Como se dar bem sendo um corretor de imóveis autônomo

Com o mercado imobiliário crescendo ano a ano, os números de corretores imobiliários também aumentam. Isso faz com que o profissional precise achar uma maneira de se destacar.

É por isso que você deve ser criativo e esforçado! Não fique para baixo se uma venda der errado, se esforce para que a próxima seja boa. É importante que você aprenda com seus erros. Afinal, você está iniciando sozinho nessa profissão.

Trace metas e se organize para cumprí-las. Com comprometimento ficará fácil você se tornar um corretor de imóveis autônomo de sucesso.

Lembre-se que fazer parte de uma imobiliária pode te trazer mais segurança financeira desde o primeiro mês, já que você receberia um salário. Entretanto, já lhe falamos que com dedicação você pode conquistar isso trabalhando como autônomo.

Por outro lado, em uma imobiliária, mesmo recebendo salário todo mês, você ainda teria mais despesas.

Além disso, estude bastante para se dar bem nessa área. Com a vasta quantidade de conteúdo presente na internet hoje fica fácil estudar sobre qualquer coisa. Aqui no blog da Jetimob, por exemplo, estamos sempre dando dicas para corretores de imóveis que querem melhorar suas vendas e se tornar um profissional melhor.

Então se você quiser saber mais sobre o mundo imobiliário fica a dica de acompanhar o nosso blog. Esperamos ter ajudado você na sua decisão de carreira.

[Total: 5    Média: 4.2/5]