Market Share: o que é e por que é tão importante

Market Share. Você sabe o que significa? Quando você ouve essa palavra, o que vem em mente? Muitas pessoas ainda não sabem o que é, mas você, corretor de imóveis, vai ver agora neste post a importância de um Market Share e como calculá-lo.

No ramo imobiliário, muitas pessoas estão correndo atrás de mais resultados nas vendas. Isso se deve à grande disputa entre os corretores, afinal, todos querem vender mais.

Traduzido do inglês, esse termo pode significar quota ou participação de mercado. O resultado do cálculo do Market Share é a fatia de mercado que certa empresa possui em um determinado tempo.

Sabemos que a disputa pelo mercado no ramo imobiliário é enorme. Portanto, sabendo calcular o Market Share você consegue comparar o desempenho da sua imobiliária com a concorrência.

Com a quota de mercado também é possível ver a evolução da imobiliária para analisar seus investimentos. Assim, você fica sabendo se está tendo bons resultados ou se deve mudar sua forma de atuação nesta área.

Como muitas pessoas não sabem o significado disso, é comum também não saberem pra que serve ou por que seria importante fazer esse cálculo. É por isso que nós da Jetimob vamos lhee falar agora o que é e a importância de calcular o Market Share.

O que é Market Share?

Então, como já falado, Market Share é a fatia de mercado que a sua imobiliária possui. Sendo assim, ele lhe permite conhecer melhor a situação do mercado e sua posição nele.

Como exemplo, podemos analisar a seguinte situação: se houver 100 imóveis para venda na sua cidade em um mês e você vender 20 imóveis neste período, significa que você tem 20% do mercado. Em outras palavras,, o seu Market Share é de 20%.

É preciso analisar junto com a participação no mercado da sua imobiliária, a variação do mercado e dos seus concorrentes no mesmo período com você. Sem a comparação, fica difícil mensurar o seu crescimento.

Tendo como base somente o resultado de crescimento da sua empresa não há afirmações a se fazer. Isso ocorre porque depende do mercado que a sua imobiliária está inserida.

Pense nessa hipótese: a sua imobiliária possui um crescimento de 15% em três meses. Parece bom, não é? Entretanto, uma concorrente próxima teve um crescimento de 35%. Apesar da sua imobiliária ter alcançado um bom percentual, podemos perceber que ainda precisa melhorar algumas coisas para ultrapassar sua concorrente.

A partir disso, é importante planejar e estabelecer metas para que sua empresa tenha tanto crescimento quanto suas concorrentes. Portanto, também é importante definir qual mercado você quer atingir.

Mas, afinal, por que é tão importante calcular o Market Share? Esse cálculo pode ditar o caminho a ser seguido pela sua imobiliária. Com o resultado desse cálculo você consegue fazer uma estratégia de vendas muito mais certeira.

O Market Share lhe situa no mercado e lhe ajuda a obter resultados melhores. Além disso, existem alguns critérios que podem influenciar no posicionamento da sua imobiliária em determinada fatia do mercado. Você deve cuidar esses aspectos antes de escolher a parte do mercado que quer atingir.

Critérios que influenciam sua posição do mercado

Para você ter noção do tamanho do seu negócio, deve avaliar os seguintes critérios:

Posição geográfica

Dependendo da sua localização, muitas vezes não é possível atingir o mercado no âmbito nacional, por exemplo. Esse critério influencia diretamente no cálculo do seu Market Share, pois limita a sua área de comparação.

Público-alvo

Determinar o seu público-alvo também é importante, pois você consegue ver melhor quem seriam as suas concorrentes. Sabendo para quem você vende, consequentemente você já pode descobrir quem também vende para o seu cliente. Claro, sempre comparando com estabelecimentos comercias da sua área de atuação.

Basicamente é você quem determina a abrangência do seu mercado quando tem como base o que considera concorrência ou não, entende? Agora, finalmente, vamos lhe ensinar como calcular o Market Share da sua imobiliária para você conseguir melhorar seus resultados.

Como calcular o Market Share?

O cálculo do Market Share parece ser bem simples. Entretanto, para utilizá-lo na sua empresa, é necessário levar em conta vários aspectos.

O cálculo bruto é o seguinte:

Market Share = Vendas da imobiliária em determinado período / Vendas totais do mercado em determinado período.

Com o resultado desse cálculo, você terá a sua quota do mercado. A partir da sua quota, é possível fazer a comparação com seus concorrentes.

Cuida sempre a evolução do mercado também. Se o mercado aumentar e o percentual de Market Share da sua imobiliária não, significa que você está perdendo espaço para a concorrência. Tente sempre acompanhar o avanço do mercado.

Além disso, a sua quota de mercado pode ser baseada em número de clientes, em volume de vendas ou até mesmo no seu faturamento. No primeiro, se compara a quantidade de clientes de cada imobiliária.

Já no segundo, deve-se determinar quantos imóveis são comprados em determinada imobiliária e comparar o resultado com o seu. Por fim, no terceiro, compara-se diretamente os valores das vendas.

Agora que você já sabe calcular, veja algumas dicas para aumentar o seu Market Share.

Como aumentar seu Market Share

Para aumentar a sua participação no mercado imobiliário você pode seguir essas dicas que a Jetimob está lhe dando de mão beijada.

Preço

O preço dos produtos é um dos principais fatores que leva alguém na decisão de compra ou não. Por isso, se possível, oferecer descontos e promoções, além de reduzir os preços, pode fazer com que sua imobiliária venda mais.

Entretanto, certifique-se que esse desconto não trará prejuízos para a sua imobiliária. Muitas empresas acabam por falir quando apostam nesse tipo de estratégia.

Qualidade de atendimento

O atendimento ao cliente deve ser feito sempre com excelência. Afinal, é ele quem vai pagar o seu salário. Portanto, certifique-se de que seus clientes estão saindo da sua imobiliária satisfeitos.

A qualidade de atuação na área do ramo imobiliário faz toda a diferença na sua participação no mercado. Invista em bons profissionais, além de ter um número de empregados suficientes para suprir a demanda.

Marketing

A sua empresa pode aumentar e muito seu Market Share a partir da publicidade. Investir em uma boa propaganda faz com que sua imobiliária fique mais conhecida e, assim, alcance mais clientes.

Agora que você já sabe como é importante calcular o Market Share da sua imobiliária, não deixe de aplicá-lo na sua empresa. Use esse cálculo para melhorar suas vendas e, assim, aumentar sua participação no mercado e ultrapassar seus concorrentes.

Trace estratégias e você terá bons resultados nas vendas. Esperamos ter ajudo, aqui no nosso blog estamos sempre te dando dicas de como ser um corretor imobiliário cada vez melhor!

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.