Como escrever um e-mail imobiliário: acerte nas mensagens

Afinal, como escrever um e-mail imobiliário? No processo de comunicação, quem é responsável pela mensagem? O receptor ou o emissor?

Você pode pensar que seja o receptor, mas na verdade é o emissor. Isto quer dizer que saber como escrever um e-mail imobiliário é parte da sua estratégia de vendas e é da sua responsabilidade garantir que a outra parte entendeu corretamente.

Bom, a primeira notícia é que o e-mail não acabou. Sim, vivemos na era das mensagens rápidas: WhatsApp, Messenger, Facebook. Apesar disso, o e-mail ainda é a ferramenta mais utilizada. Ele só mudou um pouco a roupagem, mas é um ferramenta importantíssima nas técnicas de vendas.

E, ainda assim, tem muito corretor e imobiliária que não sabe como escrever um e-mail imobiliário.

Antes de escrever, pense no que você quer comunicar

Mas eu sei o que vou dizer! Será? Parece óbvio, mas a verdade é que negligenciamos um tempo de planejamento para pensar no como vamos dizer. A mensagem pode estar clara na sua mente, mas ela também precisa ser clara para quem recebe.

Quantas vezes você já não esteve em uma situação onde enviou um e-mail para alguém, achando que estava sendo claro, e a outra pessoa entendeu errado ou não fez o que você pediu?

A verdade é que podemos falar qualquer coisa, mas cada um entende como quer. Por isso, antes de enviar, pense em quem vai receber. É uma área técnica? Qual o perfil do cliente? Mais detalhista? Mais objetivo? Precisa de prazo para resposta/entrega do solicitado? Tem mais pessoas que precisam estar a par?

Se for uma informação complexa, faça itens de quais informações precisam estar no e-mail. Se for descrição de um produto/serviço, elabore um breve check list dos principais benefícios.

Afinal, qual é o objetivo do e-mail?

Tenha em mente o que você quer do e-mail. Esta é outra dica de como escrever um e-mail imobiliário que seja efetivo. O objetivo é que vai nortear seu discurso. Todo o texto deve conter palavras que guiem o receptor a uma ação, ao seu objetivo. Este pode se concretizar em algo bem simples, como “aguardo seu retorno em até 24h”. Além disso, veja esses 5 cuidados que você deve ter ao escrever um e-mail:

1. Sobre links e anexos

Terminantemente proibido mandar anexos pesados, como inúmeras fotos, apresentação de slides pesados, videos… Use um serviço de arquivamento nas nuvens (como Google Drive) para colocar este tipo de material e mande somente o link para acesso.

Além disso, antes do link coloque uma breve explicação do que se trata e, se necessário, instruções de acesso.

2. Sobre a assinatura

É importante você ter uma assinatura profissional, com a marca da imobiliária, telefone, site, redes sociais. Evite frases de efeito, letras grandes, muitas cores. Mantenha padronizado e o mais minimalista que puder.

Você também pode aderir ao uso do rodapé. Nele pode ter uma foto sua, suas informações e as da empresa na qual você trabalha (se você não for autônomo).

3. Sobre arquivamento

Outra dica importante de como escrever um e-mail imobiliário é sobre arquivamento. Muitos emails contém informações de negociação, acordos, valores, comissão, etc. É importante ter uma pasta para arquivar tudo e evitar complicações futuras.

Da mesma forma, a dica se aplica a e-mails que possuem informações importantes, retornos, projetos não acabados, informações internas, etc. É importante ter organização.

4. Sobre o bom senso

Embora o e-mail seja um instrumento de trabalho e de vendas, use o bom senso. Não envie muitos e-mails na semana, de um tempo para seu cliente assimilar e responder. Ele deve ser uma ponte para um contato mais personalizado, como uma visita ou telefonema.

5. Sobre o Português

Não posso deixar de falar sobre a gramática, contexto e clareza. Releia o e-mail antes de enviar, use português correto, nem muito formal nem muito informal. Verifique a pontuação e clareza do que você escreveu. Nada de muitas gírias e abreviações!

Além disso, quebre o texto em pequenos parágrafos e use “bullets” (tópicos) para facilitar a leitura e não ficar cansativo.

Usos estratégicos de e-mails

E-mail Marketing

Usar e-mail marketing é uma ótima estratégia de prospecção e para criar relacionamento com seu público. Estratégia indispensável nas suas vendas. Infelizmente, poucas imobiliárias e corretores usam esta ferramenta de forma correta e esse é um dos hábitos que te impedem de ter sucesso na corretagem de imóveis.

O conceito de e-mail marketing significa que é um e-mail com enfoque comercial, mesmo que seja só de conteúdo. Portanto, sempre terá elementos que inspiram a ação de quem lê, como link para o site, “call to action” (compre agora, assine já, veja aqui).

Veja as dicas principais de como escrever um e-mail imobiliário com foco em marketing e vendas

  • Jamais compre lista de emails, é ilegal;
  • Use sempre um e-mail profissional;
  • O título é a primeira etapa, use de forma criativa para incentivar a abertura do e-mail e evitar ir para o spam;
  • Faça perguntas (já pensou em ter esta vista? Que tal uma sacada como esta? Quer ganhar x% de desconto na compra desse apartamento?);
  • Use palavras de ação como “compre agora”, “imperdível”, “somente esta semana”, etc.;
  • Ofereça solução: 5 dicas para fazer seu financiamento; como comprar seu imóvel usado, passo a passo para comprar seu imóvel;
  • Use uma ferramenta de automação de e-mail para envios periódicos;
  • Personalize o cabeçalho usando o nome da pessoa;
  • Ao longo do e-mail coloque links para o site, página no face, foto do imóvel;
  • É obrigatório ter uma opção de “opt out” para quem quiser se descadastrar;
  • Coloque sua assinatura, ou da imobiliária, no final;
  • Use layouts bem feitos, design personalizado.

Outra dica importante de como escrever um e-mail imobiliário é sobre o final do e-mail. Nunca deixe a “bola” no lado do cliente. Você quem deve conduzir a venda. Portanto, finalize com uma pergunta tipo “gostaria de receber retorno?”, “estas informações foram suficientes? , “o que você achou desta proposta?”.

A pior coisa que um corretor pode fazer é dizer algo do tipo: dúvidas estou à disposição ou aguardo seu retorno. Seja pró-ativo!

Email de conteúdo

Conteúdos são ótimos para engajar seu público e fidelizar. Além disso, também é uma forma de direcionar seu cliente para o site ou sua página em redes sociais.

O ideal é que em torno de 3 publicações semanais sejam feitas para dar volume e melhorar o posicionamento da sua marca no Google. O mais comum é utilizar um blog ou ter um canal no Youtube para compartilhar conteúdos mais “recheados” e ter as redes sociais como veículos de apoio na divulgação. Envie-as por e-mail para os assinantes da sua newsletter.

No entanto, é importante lembrar que o conteúdo deve ter valor real para quem recebe. Ele não deve fazer uma venda direta, mas sim fornecer informação útil. Estabeleça um tempo para entender como escrever um e-mail imobiliário com conteúdos relevantes e captar mais clientes.

Outra opção que está sendo usada agora são os cursos. Você pode anunciar via e-mail que está “abrindo turma” para o curso de assunto X e permitir que, quem possuir interesse, possa se inscrever. Com isso, elabore o curso (no formato que preferir: texto, vídeo, podcast…) e envie por módulos aos inscritos.

O e-mail consegue passar credibilidade para o receptor, mas é importante você ter uma base de emails, ou seja, um banco de cadastro de clientes. Através de ações no site, redes sociais, eventos, feiras e troca de cartões você consegue o e-mail do seu prospect e pode cadastrá-lo.

A partir daí, pode usar a tecnologia para disparos periódicos conforme sua necessidade. Além disso, tem o e-mail convencional, do dia a dia, que também não deve ser negligenciado. Tudo é venda!

Por fim, acompanhe o resultado dos seus envios: quantos abriram, quanto clicaram nos links e vá monitorando o que funciona mais ou menos. Uma boa gestão das ações garante mais efetividade.

Com estas dicas de como escrever um e-mail imobiliário você já pode começar ou melhorar suas habilidades. Não deixe de lado essa ferramenta que pode te trazer ótimos resultados.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.