Tudo que você precisa saber para negociar imóveis pelo Instagram

Você já pensou na possibilidade de alugar ou vender imóveis pelo Instagram? A rede social tem chamado a atenção no mercado imobiliário por, possivelmente, aumentar as possibilidades de negociação.

A plataforma já se tornou uma das maiores redes sociais e vêm se mostrado como um ótimo meio de comunicação e, até mesmo, de negociação. Além disso, o Instagram vêm trazendo cada vez mais novidades que podem ser interessantes. Como é o caso do Reels e da expansão da ferramenta de vendas dentro do app.

Todas essas artimanhas têm como objetivo facilitar a rotina dos produtores de conteúdo e das marcas.

De uma forma ou de outra, essa rede social pode causar muito impacto no seu negócio. Mais que isso, ela pode trazer resultados positivos financeiramente.

E aí, você sabe como isso pode ser feito? Como alugar ou vender imóveis pelo Instagram?

Como explorar os recursos do Instagram para empresas?

São diversos benefícios que o Instagram pode lhe oferecer. Mas, quais são os principais passos a serem tomados?

A promoção do marketing no Instagram é um pouco diferente do que o marketing “tradicional”. Isso porque as redes sociais são centros de interação, ou seja, de troca de experiências e de maior proximidade.

Pensando em melhorar sua performance, trouxemos algumas dicas para você alugar ou vender imóveis pelo Instagram e ficar familiarizado com a plataforma.

1. Use o perfil comercial

Qualquer ramo pode obter um perfil comercial. Então, se você ainda não tem um perfil comercial, recomendo que faça agora essa alteração. É bastante simples: basta acessar as configurações através do seu perfil em sua conta, e habilitar a opção “Cadastrar-se para um perfil comercial”.

O principal benefício dessa mudança é que você desbloqueará uma série de novas funcionalidades da rede social. Uma delas é que você poderá integrar a sua conta à uma fanpage no Facebook. Assim, o que você publicar no Instagram, será publicado no Facebook também.

Outra vantagem é que você poderá programar suas postagens através do Estúdio de Criação — mas somente pelo desktop.

Por fim, com a conta comercial você também consegue monitorar as interações da sua página. O que está dando certo e o que não está.

2. Publique conteúdos relevantes

Essa é a hora de começar a pensar a respeito do que você irá publicar no seu perfil. Isso inclui saber quais formatos você vai utilizar, a forma que irá comunicar (é uma ótima maneira de reforçar a sua identidade visual), bem como entender qual é o melhor período para se publicar.

Através do perfil comercial, é possível analisar em quais momentos seus seguidores estão mais conectados. Além dessa análise, a ferramenta entrega relatórios a respeito do perfil dos seus seguidores, tais como localização, gênero e idade, por exemplo.

CTA-posicionamento-online

Voltando aos conteúdos, é muito importante estar atento às mudanças de algoritmo. Tudo bem não entender exatamente como eles funcionam. O que importa mesmo aqui é compreender que são eles que analisam, filtram e definem quais conteúdos são mais relevantes e que, portanto, devem receber maior visibilidade dentro do Instagram.

Fique atento aos critérios de avaliação do Instagram para crescer de forma orgânica na plataforma.

Aqui entram, por exemplo, o uso (sensato) de hashtags e a consistência de publicações (ter um cronograma bastante conciso). Além disso, recentemente, foi comprovado que fazer stories diariamente, ou seja, estar constantemente ativo no aplicativo, aumenta a sua visibilidade.

Por fim, dentro dos formatos disponíveis, temos a opção de fotos e vídeos. Todavia, deve-se pensar no texto a ser usado também.

Fotos

Os usuários dessa rede social estão lá para publicar e consumir imagens ou conteúdos atrativos, aprender algo novo e/ou ficarem ligados em novas informações de produtos e novidades de mercado.

É nesse momento que a qualidade das fotos faz a diferença. Principalmente no ramo imobiliário. Saiba tirar a foto certa do imóvel. É muito comum achar por aí fotos mal pensadas, das quais o comprador não consegue distinguir se aquilo é uma sala ou um quarto.

Além de saber fotografar, é interessante saber editar a fotografia. Não esqueça que filtros demais podem maquiar o imóvel que você quer negociar, e isso pode ser negativo para você.

Vídeos

Esse formato é ótimo para educar o usuário, mostrando os pontos positivos do que você vende. E, para alugar ou vender imóveis no Instagram isso não é diferente, portanto abuse desse formato.

Faça vídeos breves que mostrem o imóvel. Em seguida, publique no seu feed ou até mesmo na sua história.

3. Stories

Não podemos negar o potencial de negociação que o stories do Instagram oferece.

Certamente os stories são uma importante ferramenta dentro das redes sociais e contribuem nos seus esforços de marketing. Eles podem potencializar os seus resultados, logo, trazendo mais benefícios para a sua empresa. Isso porque, complementando o que comentei anteriormente, conversar pelos stories traz pessoalidade e ajuda a humanizar o processo de negociação.

Mas não é necessário pensar só na negociação em si. Lembre-se de duas coisas: o Instagram é uma rede de relacionamento e, para ser bem rankeado, é necessário produzir conteúdo relevante. O que, na verdade, é mais recorrente na produção de conteúdo para a web, é a proporção 80/20: 80% de conteúdo e 20% de vendas.

Nos stories você pode mostrar seu dia-a-dia no escritório, mostrar as vezes que você sai para fazer vistoria, momentos de descontração, etc. Com permissão, inclusive, também é válido mostrar quem recentemente adquiriu um imóvel, pedir para a pessoa contar sobre a experiência da jornada de compra, por exemplo. Depoimentos sempre são ótimos aliados da venda.

Mesmo assim pode ser que, para o mercado imobiliário, essa proporção de conteúdo seja um pouco diferente. Isso porque, afinal, quem busca por imóveis quer ver imóveis. Então, está liberado abusar nas informações a respeito dos imóveis.

A venda de um imóvel pode ficar mais fácil através dessa ferramenta. Além de impulsionar seu alcance, ela incentiva a interação imediata do usuário, reagindo ou respondendo seus stories.

4. IGTV

O IGTV nada mais é que uma plataforma de vídeos bem semelhante ao YouTube, porém dentro do próprio Instagram. Ela permite vídeos de até 60 minutos, desde que esses mais longos sejam publicados pelo computador.

Primeiramente, para usar, você vai precisar da sua conta do Instagram. Para acessar no aplicativo original, adicione o vídeo normalmente e selecione a opção “vídeo longo”.

Essa opção é ótima para gravar vídeos dos seus imóveis, pois você pode inserir CTAs nos vídeos. Nesse caso, é o famoso “arraste para cima“, podendo inserir o link que direciona o seu cliente para o site onde está o imóvel.

5. Reels

A novidade mais recente do Instagram se trata to Reels, uma evolução do antigo “Cenas”. A ferramenta tem uma proposta semelhante a do TikTok: vídeos curtos, com áudios replicáveis e diferentes possibilidades para edição.

A principal vantagem do Reels é que, através dele, seu vídeo pode aparecer na opção “Explorar” do Instagram. Assim, seu conteúdo será recomendado para as pessoas que ainda não te seguem, mas que seguem contas semelhantes à sua.

Ou seja, é uma ótima maneira de expandir o seu público com eficiência.

Nesse novo recurso você deve ter resultados mais eficientes produzindo conteúdos mais descontraídos e “leves”, já que o Reels permite vídeos com duração máxima de 15 segundos.

Um bom exemplo é a corretora Lea Leal, de João Pessoa, que consegue resultados impressionantes através da rede social. Desde o lançamento do Reels ela aderiu com afinco à ferramenta e já obteve ótimos números.

Jetimob-post-vender-imoveis-no-instagram-exemplo-lea-leal

Mais do que somente gerar engajamento online, o Instagram é uma ótima ferramenta para entrar em contato com potenciais clientes e realizar negociações. Na imagem abaixo você vê um review da Lea Leal, feito por um cliente que a conheceu pelo Instagram e fez negócio com ela.

Através da rede social a corretora se estabeleceu como referência no bairro em que atua (o Bessa, em João Pessoa). Além disso, possibilitou que os seus potenciais clientes a conhecessem antes de a conhecer pessoalmente, o que certamente facilitou o relacionamento.

Jetimob-post-vender-imoveis-no-instagram-avaliacao-lea-leal

6. Shop

Outra funcionalidade é a loja do Instagram, um recurso gratuito que permite colocar o preço dos produtos nas suas publicações e inserir um link que encaminhe o usuário direto para o seu site.

Pode parecer absurdo literalmente vender imóveis pelo Instagram mas, acredite, não é impossível.

Um exemplo para termos em mente é o da BMW no Brasil. Em maio de 2020, a famosa empresa alemã passou a vender alguns de seus veículos diretamente através do Instagram Shop.

Post-jetimob-vender-imoveis-no-instagram-exemplo-bmwbrasil

Como você pode imaginar, essas vendas envolvem um alto investimento por parte dos compradores. Ainda assim, a empresa obteve resultados extremamente positivos na rede social (especialmente em meio a crise do coronavírus). Por enquanto essa funcionalidade ainda é limitada para algumas contas, mas o plano da rede social é liberar ela para todas as contas que desejarem.

Apesar de ser interessante, é importante ter em mente que você não deve fazer propagandas descaradas nas suas publicações. As pessoas que seguem sua imobiliária não querem ver um preço escancarado com fotos do imóvel desocupado.

Uma ideia é utilizar fotos bem produzidas dos seus imóveis — com uma “pegada” bem blogueira mesmo. Já na descrição, foque em uma abordagem mais pessoal. Como?

Trazendo aspectos emocionais do imóvel, ao invés de técnicos. Confira o exemplo abaixo.

Post-jetimob-vender-imoveis-no-instagram-exemplo-postagem-imobiliaria

7. Hashtags certas

Você sabe utilizar as hashtags no Instagram? Elas são extremamente importantes nessa rede social, servindo como facilitador para quem procura algo, como por exemplo, um imóvel.

Saber usar as hashtags, aliada a ótima qualidade nas fotos e vídeos, vai fazer com que você se destaque nessa rede social. Isso fará com que mais pessoas te encontrem, aumentando o seu número de prováveis clientes.

É fundamental que você saiba que o uso excessivo desse elemento pode ser problemático. Ele pode parecer spam aos olhos do usuário, bem como na interpretação do algoritmo, que pode sabotar a sua visibilidade. Portanto, o melhor número de hashtags para utilizar no Instagram é 5.

Criar uma também é uma ótima alternativa para aprimorar a construção da sua marca. Aqui na Jetimob usamos a #revolucionesuaimobiliária, por exemplo.

Nossa intenção é sempre trazê-la junto com nossos conteúdos mais completos/ricos. Isso ajuda a construir a imagem da sua marca na rede social.

8. Conheça seus seguidores

Seus seguidores são seus clientes ou prováveis clientes. É bom que você conheça e interaja com essas pessoas. Responda os comentários e veja quem são as pessoas que estão curtindo suas fotos.

Como já comentado, o perfil comercial entrega métricas de público. Você as encontra em “Insights”, que aparece clicando no ícone de 3 barrinhas que está no canto superior direito do seu perfil.

Mantenha contato, assim como você faz nas outras redes sociais. O Instagram não é só um lugar para publicar fotos. É também o lugar de captar clientes, e por que não: de negociar imóveis também!

Outra possibilidade é a criação de parcerias com influenciadores digitais. Você conhece a importância desses profissionais?

A teoria dos líderes de opinião e os influenciadores digitais

Se você é usuário assíduo do aplicativo, já deve ter percebido que é no Instagram que se concentram os famosos influenciadores digitais. O trabalho que eles desenvolvem, nós podemos chamar de Marketing de Influência.

Apesar de serem bastante questionados e subestimados, esses profissionais devolvem resultados muito relevantes às empresas.

Inclusive, existe uma pesquisa bastante conhecida entre os comunicadores, que foi realizada no século passado mas nunca refletiu tanto a realidade como agora. Se trata de uma descoberta feita pelo sociólogo austríaco Paul Lazarsfeld.

Durante um período eleitoral, ele se interessou por entender o que fazia com que as pessoas mudassem sua intenção de voto. A descoberta foi a de que: pessoas são um recurso poderosíssimo para influenciar outras pessoas.

Os maiores fatores de influência na decisão final de voto eram as opiniões de outras pessoas, principalmente as que já possuíam certo nível de influência perante as outras. Ele chamou essas pessoas de líderes de opinião.

Mas, por que isso?

Acredito que a proximidade é quem dá o efeito final. É ver “gente como a gente” recomendando marcas, produtos e serviços.

Digo isso pois, a pesquisa de Lazarsfeld foi realizada em um comparativo com a grande mídia e quem “venceu” foram as conexões interpessoais. O que podemos concluir disso é que, talvez, pouco importa se o Rodrigo Hilbert recomenda o produto ‘x’ na grande emissora ‘y’.

As pessoas estão mais interessadas em saber de alguém mais próximo que realmente utilizou o produto e tem algo verdadeiro para falar sobre ele. E esse é o principal atributo buscado pelos influenciadores de sucesso hoje: a verdade.

Outro ponto positivo a respeito dos influenciadores é que eles existem em nichos. Isso significa que é possível pesquisar, entre eles, quais atendem mais ao tipo de público do seu negócio imobiliário e, assim, produzir campanhas mais assertivas. Ou seja, existe uma maior probabilidade de atingir diretamente o seu público de interesse.

Por essas e outras razões, portanto, que eu acredito ser extremamente válido o investimento nesses profissionais. É uma área que vem crescendo muito e que deve ser valorizada, sim. Pesquise quais são os influenciadores da sua cidade e o que vocês podem criar para promover o seu negócio.

Pronto para aprimorar seu marketing de relacionamento através do Instagram?

Agora que você já anotou essas dicas para vender ou alugar imóveis pelo Instagram, você está pronto para arrasar nas negociações! Não esqueça: utilize sempre as redes sociais a seu favor. Assim como você preza pelo seu nome no mundo offline, no mundo virtual não é diferente. Mantenha o bom senso e um bom relacionamento para evitar possíveis problemas e, lógico, incrementar o faturamento.

As possibilidades que o Instagram proporciona para o seu negócio são inúmeras. Aproveite todas elas e esteja atento às suas mudanças. Só assim é possível estar sempre adequado a elas e, portanto, extrair o máximo dessa rede social.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.