Portais imobiliários: por dentro dos 5 benefícios que irão oportunizar mais negócios


Tempo de Leitura: 6 minutos

Não basta seu produto aparecer para um grande número de pessoas. O mais importante é que ele seja visto por quem realmente interessa — ou seja, pelo chamado público-alvo. Você sabia que os portais imobiliários representam uma forte tendência nesse segmento e podem ajudar a conquistar esse objetivo?

Não há dúvidas de que eles se tornaram uma ferramenta poderosa que garante o retorno mais rápido e seguro. Hoje, os portais imobiliários são, para imobiliárias e corretores, parte importante da estratégia de vendas.

Além de contar com uma divulgação simples e eficiente, são de baixo custo — quando comparados com outros investimentos. Trata-se de uma estratégia de marketing que facilita muito o trabalho das imobiliárias e corretores, assim como a vida dos consumidores, simplificando a busca pelo imóvel ideal.

Neste post, você vai conhecer os maiores benefícios de optar pelos portais imobiliários e como eles proporcionam melhores oportunidades de negócios.

O que são portais imobiliários?

Panfletos, jornais e placas já não suprem a demanda e se tornaram obsoletos no mercado imobiliário. Nos dias de hoje, os portais imobiliários, que são mídias digitais que facilitam muito a vida de quem busca ou deseja vender um imóvel, estão muito em alta. Mas tudo isso de forma tecnológica, ou seja, por meio de seu smartphone. Esses portais permitem a divulgação e a pesquisa de forma prática e eficiente.

Atualmente, são mídias amplamente utilizadas por imobiliárias e corretores de imóveis. Esses sites divulgam oportunidades de negócio, tendo uma abrangência muito maior que os demais meios de divulgação. O melhor de tudo é que com pouco investimento financeiro é possível ter um rápido retorno com grandes chances de negociação.

Não é à toa que o crescimento desse mercado se intensificou muito nos últimos anos, afinal trata-se de uma excelente experiência – tanto para quem busca um imóvel para comprar, quanto para quem deseja vender.

Quais são os benefícios da utilização dos portais imobiliários?

Alguns benefícios da utilização dos portais imobiliários podem ser facilmente percebidos pelas imobiliárias e corretores de imóveis.

1. Maior visibilidade

Logicamente, ter uma infraestrutura, como um site próprio, ajuda qualquer imobiliária a divulgar seu trabalho. No entanto, isso não é tudo. O ideal é combinar ferramentas que dão uma visibilidade maior à sua marca no mercado, fazendo com que o seu produto chegue a quem busca por ele.

Esse é o caso dos portais imobiliários que reúnem muitas ofertas para um número extremamente grande de usuários. Naturalmente, você e sua imobiliária ganham uma maior visibilidade e podem ser encontrados muito mais facilmente nos mecanismos de busca, como o Google, Bing, entre outros.

2. Melhor custo-benefício

Isso não quer dizer que fazer o anúncio é sinônimo de vender imediatamente — não é assim que funciona. Ter calma é sempre muito importante em qualquer negócio, pois os resultados podem demorar um pouco para surgir. É interessante que você saiba que essa não deve ser a única forma de divulgação do trabalho. Os demais meios, como o site, as redes sociais, entre outros, devem ser mantidos.

O importante para uma boa gestão imobiliária é definir as estratégias de marketing. O que deve ficar claro, porém, é que se trata de uma ferramenta com um baixo custo, principalmente se compararmos aos outros meios de divulgação. Na verdade, é possível colocar uma boa quantidade de fotos com boa resolução, além de uma descrição detalhada do imóvel.

3. Possibilidade de anunciar gratuitamente

Apesar de não ser a melhor opção, é possível anunciar gratuitamente em alguns portais imobiliários. Certamente, os recursos dos anúncios não são os mesmos que os pagos, visto que o espaço é menor, além da taxa de visualização ser baixa.

4. Resultados com números surpreendentes

Outro fator que conta muito ao escolher essa ferramenta de negócios é que os próprios portais imobiliários investem muito na sua própria publicidade, o que representa um grande ganho para quem anuncia. São campanhas enormes que, além de cadastrarem muitos imóveis, buscam direcionar o maior número possível de pessoas aos portais.

Além disso, esses portais contam com equipes especializadas que trabalham para tornar a navegação do cliente a mais simples e prática possível, facilitando a busca por seus imóveis e tornando suas experiências satisfatórias.

5. Exposição de muitas fotos do imóvel

Esse é um dos grandes atrativos dos portais imobiliários. As pessoas gostam de ver fotos detalhadas dos imóveis pelos quais estão interessadas. Esses portais disponibilizam várias fotografias com ângulos diferentes, nas quais é possível ter uma ideia das características de cada um deles.

Como escolher um bom portal imobiliário?

São muitos portais imobiliários e escolher um deles não é fácil. No entanto, algumas dicas podem ajudar nessa tarefa. Confira:

  • conheça seu orçamento: você deve saber antes de mais nada o que poderá gastar, levando em conta que os melhores portais têm mais visibilidade, mas também representam um custo maior;
  • saiba o que seus clientes querem: ouvir os proprietários dos imóveis é essencial. Muitas vezes, eles preferem um ou outro portal e ouvi-los é muito relevante para os negócios;
  • fique atento à concorrência: saber em quais portais seus principais concorrentes anunciam e conhecer o perfil do anúncio pode ser uma boa estratégia. No mais, é necessário avaliar o que é melhor, anunciar no mesmo portal ou procurar um concorrente à altura;
  • fique atento aos portais com boa visibilidade: existem muitos portais imobiliários, porém existem aqueles que têm mais evidência e são mais procurados pelo público. Opte por um deles;
  • saiba se o portal trabalha em conjunto com rede social: hoje em dia, trabalhar com diversas ferramentas digitais só agrega qualidade e bons resultados na divulgação. Busque portais que façam uso da tecnologia, visto que isso atrai bastante a curiosidade do cliente. Exemplos disso são tours virtuais, inserção de plantas do imóvel, entre outros.

Como você pôde conferir neste post, os portais imobiliários representam uma ferramenta poderosa. E poder contar com ela sem grandes investimentos é realmente uma grande vantagem. Usufrua você também e conte com mais essa estratégia para alavancar seus negócios.

 


Relacionados