Entenda como os portais imobiliários podem ajudar seu negócio

Imagem ilustrativa de uma corretora de imóveis, com uma casa nas mãos e um computador na mesa, utilizando portais imobiliários.

Cada vez mais é necessário estar presente na internet para conseguir alcançar melhores resultados para o seu negócio imobiliário, disso você já sabe.

Contudo, existem diversas opções para isso, desde estar presente nas redes sociais até ter um site imobiliário. Contudo, uma possibilidade que tem ganhado mais espaço no ramo são os portais imobiliários.

Trata-se de uma estratégia de marketing que facilita muito o trabalho das imobiliárias e corretores, assim como a vida dos consumidores, e simplifica a busca pelo imóvel ideal.

Por isso, preparamos esse conteúdo para você entender o que são portais imobiliários, quais são seus benefícios, como escolher um portal imobiliário e quais os principais portais do mercado.

Tópicos que você irá encontrar:

O que são portais imobiliários?

Basicamente, um portal imobiliário é uma plataforma na qual os corretores, sejam autônomos ou contratados por imobiliárias, conseguem anunciar seus imóveis.

São sites nos quais seus possíveis clientes podem encontrar aquilo que procuram, operando como uma vitrine digital.

Como esses portais funcionam junto com anúncios online, as chances de seu público-alvo encontrar e se interessar pelo que você está exibindo são altas. No entanto, eles têm acesso a diversas opções daquilo que procuram.

Quais são os benefícios da utilização dos portais imobiliários?

Embora no portal imobiliário o cliente consiga achar mais facilmente seus imóveis, também terão mais acessos aos imóveis de seus concorrentes. Contudo existem outros pontos positivos que se destacam.

Entre esses benefícios, é possível citar três principais, sendo eles:

Maior visibilidade

Esse primeiro ponto já foi citado antes, mas vale reforçar. Com os portais imobiliários, os imóveis anunciados possuem uma visibilidade maior, ou seja, estão disponíveis para diversos públicos e pessoas diferentes.

Claro, os portais imobiliários são ferramentas que, combinadas com outras, como seu próprio site imobiliário, ajudam a aumentar muito a visibilidade de sua marca.

Impacta usuários interessados em fechar negócio

Com a utilização dos portais de imóveis, é possível que os anúncios cheguem a pessoas que já tenham interesse no que está sendo anunciado, nesse caso, os imóveis.

Em sua maioria, os usuários que utilizam os portais imobiliários estão em uma fase mais avançada na jornada de compra, ou seja, estão buscando ativamente por imóveis, interessados em fazer visitas ou saber mais informações.

Resultados com números surpreendentes

Os próprios portais imobiliários investem muito em sua publicidade própria, o que representa um grande ganho para quem anuncia imóveis lá.

São feitas campanhas que buscam trazer novos imóveis, e direcionar o maior número de pessoas aos portais imobiliários.

Além disso, esses portais contam com equipes especializadas que trabalham para tornar a navegação do cliente a mais simples e prática possível, facilitando a busca por seus imóveis e tornando suas experiências satisfatórias.

Como escolher um bom portal imobiliário?

Agora que já sabe quais os benefícios de utilizar um portal imobiliário, é necessário saber como escolher um para utilizar.Isso, pois existem diversas opções diferentes no mercado imobiliário.

Por isso, separamos para você alguns indicadores importantes de analisar na hora de escolher em qual portal anunciar.

Posicionamento nos buscadores

A primeira coisa a se pensar na hora de escolher um portal para utilizar é o seu posicionamento nos mecanismos de busca. Ou seja, como é o SEO do portal em questão.

Isso porque muitos clientes que estão buscando por um novo imóvel, seja para comprar ou alugar, acabam pesquisando diretamente nesses mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

Então, ter um imóvel anunciado em um portal que tenha maior ranqueamento, ou seja, que aparece nas primeiras posições dos mecanismos de busca, tende a ter melhores resultados, ou seja, será mais visto, facilitando que esse imóvel seja negociado.

Integração com seu site imobiliário

Um aspecto que deve ser analisado antes de escolher qual portal utilizar é que ele deve ter a possibilidade de integração com o seu site imobiliário. Assim, é possível anunciar seu imóvel cadastrado no sistema automaticamente.

Isso significa que, ao cadastrar os imóveis em seu sistema imobiliário, você consegue enviá-los aos portais.

Usabilidade do portal

Em conjunto a isso, o portal deve ser fácil de utilizar e não deve ser algo que complique sua rotina. Por isso, o item anterior é importante, pois garante praticidade no uso, sem precisar refazer o cadastro de um imóvel do seu site para o portal.

Isso, pois dependendo do sistema imobiliário e do portal que você utilizar, é possível fazer o anúncio do site para o portal de forma automática.

Interação com redes sociais

Outro ponto que deve ser fundamental para a escolha de um portal é a possibilidade de compartilhá-los nas redes sociais, de forma rápida e fácil, pois hoje as redes têm um grande papel no marketing digital das imobiliárias.

Além disso, é importante também procurar por portais que oferecem alguns diferenciais para os clientes que procuram pelos imóveis para alugar ou comprar, tais como:

  • Tours virtuais;
  • Mapeamento;
  • Apontamento de endereço.

Esses são alguns dos fatores principais que devem ser observados ao escolher qual portal utilizar em meio a tantas opções.

5 dicas para utilizar melhor os portais imobiliários

Após ter decidido qual portal utilizar, existem algumas dicas que pode seguir para garantir melhores resultados.

Mas antes disso, é necessário ter em mente qual o público-alvo, qual a persona do seu negócio imobiliário. Ou seja, definir qual o cliente ideal que você deseja atingir.

1. Disponibilize boas fotos

É indispensável fornecer fotos de boa qualidade para colocar nos portais imobiliários, pois assim é possível chamar mais atenção dos clientes. Lembre-se, muitas vezes fotos ruins do seu imóvel desestimulam o cliente a dar seguimento no negócio.

A foto deve permitir que o interessado consiga ver com clareza como é o imóvel, além disso, é importante focar nos atributos positivos ou diferenciais do apartamento ou casa, como, por exemplo:

  • Móveis sob medida;
  • Piscina;
  • Jardim;
  • Áreas de lazer.

2. Forneça todas as informações

É necessário também fornecer na descrição do imóvel todas as informações essenciais para o cliente, como, por exemplo:

  • Número de quartos;
  • Tamanho do imóvel, em m²;
  • Número de vagas na garagem;
  • Áreas de lazer.

Além dessas informações, é importante também detalhar os preços, como o valor do imóvel e do condomínio. A presença desses dados é muito importante para que o cliente não fique com dúvidas sobre o imóvel.

Em conjunto, auxilia na gestão de tempo em seu negócio, pois mais pessoas interessadas entrarão em contato para dar início às negociações e não apenas tirar uma dúvida a respeito do valor do imóvel.

3. Utilize o filtro a seu favor

Em conjunto com a dica anterior, preenchendo todos os campos possíveis que o portal oferece, é possível utilizar os filtros a seu favor. Isso porque os portais oferecem filtros aos usuários, para aparecer, por exemplo, apenas imóveis com dois quartos.

Então, se você preencher essas informações corretamente, os filtros irão auxiliar você nesse sentido.

4. Mostre o endereço

Para a grande maioria dos clientes, saber exatamente onde o imóvel localiza-se é indispensável para poder saber a distância entre casa e trabalho, qualidade de vida do local, serviços essenciais, entre diversos outros fatores.

5. Dados para contato

Outro detalhe importante para auxiliar você a fechar mais negócios é que os anúncios nos portais imobiliários tenham sempre alguma informação de contato, para que o cliente consiga falar com você caso tenha interesse em seu imóvel.

Além dessas cinco dicas, separamos para você um vídeo explicando como ter mais vendas nos portais imobiliários. Basta clicar no vídeo abaixo para assistir.

Os 5 melhores portais imobiliários

Agora que você já sabe todas as informações necessárias acerca dos portais imobiliários, é necessário também saber quais são as melhores opções que existem no mercado.

Por isso, separamos os cinco principais portais imobiliários disponíveis no mercado.

1. Zap Imóveis

Em primeiro lugar, temos o Zap Imóveis, com mais de 2 milhões de apartamentos à venda. É uma opção muito popular tanto para os clientes finais como para corretores autônomos e de imobiliárias.

É um portal de imóveis que reúne as principais informações para quem busca negociar imóveis, seja compra ou locação. Faz parte do Grupo OLX Brasil, sendo uma empresa com a maior base de dados do mercado imobiliário.

Reputação: 7,6/10

Avaliações no Reclame Aqui

Funcionalidades

  • Anúncio de imóveis para corretor, imobiliárias e proprietários;
  • Aba de lançamentos de imóveis (na planta, em construção, pronto para morar e todos os imóveis);
  • Cálculo de financiamento;
  • Integração com outros portais para aumentar a sua visibilidade;
✔️
Pontos positivos
1. Forte posicionamento online;
2. Possibilidade de anunciar em três portais, em todos os planos;
3. Planos a partir do número de anúncios disponíveis;
4. Interface de fácil usabilidade;
5. Parte do Canal Pro.
Pontos negativos
1. Alto valor de investimento;

2. Viva Real

O portal Viva Real, pertencente ao grupo Zap, é outro portal extremamente popular, tanto pelos corretores como pelos clientes finais. Tendo mais de 5 milhões de imóveis cadastrados.

Reputação: 7,3/10

Avaliações no Reclame Aqui

Funcionalidades

  • Local próprio no site para imóveis do “Minha Casa, Minha Vida”;
  • Aba de lançamentos;
  • Cálculo de financiamento.
✔️
Pontos positivos
1. Local próprio para imóveis MCMV;
2. Presença online forte;
3. Parte do Canal Pro;
4. Interface de fácil usabilidade.
Pontos negativos
1. Alta concorrência;
2. Alto investimento.

3. ImovelWeb

ImovelWeb é um portal imobiliário que está sempre atualizado sobre as tendências do mercado oferecendo, para aqueles que buscam vender, comprar ou alugar imóveis, qualidade e modernidade nos seus serviços.

Reputação: 5,8/10

Avaliações no Reclame Aqui

Funcionalidades

  • Garantia de aluguel;
  • Crédito;
  • Imóvel para compra, locação, imóveis novos e leilão.
✔️
Pontos positivos
1. Interface de fácil usabilidade;
2. Possibilidade de criar grandes descrições, mais detalhadas;
3. Alcance em toda a América Latina.
Pontos negativos
1. Alta concorrência;
2. Alto investimento;
3. Foram adquiridos pelo QuintoAndar.

4. OLX

A OLX é um site líder no mercado de compra e venda e a maior representante da Economia Circular no Brasil, contando com uma média de 2,4 milhões de vendas realizadas por mês. 

Seu objetivo é conectar pessoas e empresas que possam realizar compras e vendas de forma eficiente e rápida.

Reputação: 8,5/10

Avaliações no Reclame Aqui

Funcionalidades

  • Calculadora de poder de compra;
  • anúncios de diversos tipos;
  • Estante virtual OLX.
✔️
Pontos positivos
1. Facilidade na criação de anúncios;
2. Pouca competitividade;
3. Calculadora de poder de compra;
4. Parte do Canal Pro, facilitando o cadastro, atualização e otimização;
5. Muito conhecido pelo público geral.
Pontos negativos
1. Anúncios de diversos tipos;
2. Investimento alto;
3. Anúncios de outros produtos do site nas páginas de imóveis.

5. Mercado Livre

Parecido com o item anterior, temos o Mercado Livre, que oferece espaço para compra, venda, anúncios, pagamentos, entre diversas ações que podem ser realizadas por pessoas ou empresas.

Reputação: 7,1/10

Avaliações no Reclame Aqui

Funcionalidades

  • Anúncios feitos por pessoas física e jurídica;
  • Aluguel, temporada e venda de imóveis.
✔️
Pontos positivos
1. Muito conhecido pelo público geral;
2. Boa visualização de anúncios;
Pontos negativos
1. Filtros menos assertivos;
2. Anúncios de outros serviços nas áreas de imóveis;
3. Indisponibilidade de criar contas imobiliárias profissionais (Fevereiro de 2023).

Como pode ver, o uso dos portais imobiliários é de extrema importância para as imobiliárias, ajudando a aumentar muito suas vendas. Contudo, como citado acima, é indispensável que o portal possibilite a integração com seu sistema imobiliário.

Com o sistema Jetimob, você consegue estar conectado aos principais portais imobiliários do mercado. Por isso, caso você queira saber na prática como funciona, você pode realizar um teste grátis em nosso sistema.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.