Topo
inovações no mercado imobiliário

Futuro e inovações do mercado imobiliário

Você já parou pra pensar no futuro do mercado imobiliário? O que está por vir? O que vai mudar e o que vai permanecer? Se ainda não parou, pare agora. É de suma importância acompanhar as inovações do mercado imobiliário.

Basta olhar ao nosso entorno para perceber como a tecnologia tem evoluído nos últimos anos. Juntamente a esta evolução, a forma como interagimos e recebemos informação do meio também muda. Contudo, não estamos falando apenas sobre celulares mais finos ou câmeras com maior resolução. Estamos falando em inovações no mercado imobiliário e tendências para o futuro.

Agora, mais do que nunca, é hora de pensar como a tecnologia irá afetar sua vida pessoal ou até mesmo o seu negócio imobiliário.

Black Mirror e inovações no mercado imobiliário

Com o propósito de alertar a população sobre o perigo e os benefícios das tecnologias, nasceu uma série de televisão britânica, chamada Black Mirror. A série se baseia na fragilidade em separar o humano do tecnológico, o real do virtual. Cada episódio é uma nova reflexão em como a tecnologia pode afetar as relações humanas.

No primeiro episódio da terceira temporada somos apresentados à uma história onde as curtidas e avaliações dos outros definem quem os personagens são e como suas vidas (e carreiras) serão.

Esta realidade não está tão distante de nós. Nos EUA, por exemplo, os corretores são avaliados em sites e plataformas para encontrar imóveis (portais). Estes são segmentados por regiões e destacam-se, na página, do melhor avaliado até o pior avaliado.

Ou seja: ao pesquisar por corretores de determinadas regiões, aparecem em destaque os mais bem avaliados. Os que se aproximam de 5 estrelas na avaliação.

Ser bem avaliado em sites e portais, onde a maioria das pessoas busca por imóveis atualmente, é primordial para qualquer profissional da área imobiliária. Isso porque um status bem avaliado passa maior credibilidade para o cliente, e em consequência, resulta em mais leads.

Tecnologia e inovações no mercado imobiliário

Com o objetivo de ser bem avaliado na internet é preciso também encontrar outras formas de divulgar os imóveis. Nesse sentido, as novas tecnologias se mostram como uma boa oportunidade se destacar no meio digital.

Tour 360 de imóveis

As tour 360 são uma forma de expôr os imóveis para os clientes, com detalhes, através do meio digital. Dessa forma, é possível simular uma visita ao imóvel completamente através da internet.

Com esta tecnologia, seus clientes podem visualizar todos os cômodos do imóvel em alta qualidade. Além disso, é possível realizar medições sem visitar o imóvel, analisar dados de acesso por cômodo e até mesmo gerar plantas baixas.

Imóveis mobiliados, só que sem mobília

O que acontece é que um imóvel que está a venda não é mobiliado de verdade, apenas de forma virtual. Com o uso de um óculos apropriado, o cliente consegue enxergar o imóvel como se ele estivesse mobiliado.

Esta é uma experiência que vêm se tornado cada vez mais popular no mercado imobiliário. Essa prática não apenas desperta a curiosidade dos clientes, como também barateia e agiliza o processo de venda.

Visitas a distância

Esta realidade aumentada pode ser usada não somente para mobiliar um imóvel, mas para “reconstruí-lo” completamente. Ou seja, com o auxílio de tecnologias como a que permite tours 360 associadas à tecnologia de realidade virtual, como as que falamos anteriormente, é possível fazer uma experiência absolutamente semelhante a de uma visita presencial.

QR code em placas de imóveis

O QR code está muito presente no nosso cotidiano, principalmente em produtos. E no mercado imobiliário isso também está se tornando presente – nas placas de imóveis. Essa técnica tem tido muita aprovação, pois colocar um QR code na placa do imóvel que redireciona para o imóvel, no site, facilita bastante o processo de compra do cliente.

Por fim, um fator que influencia no crescimento desta ferramenta é o leitor QR code nativo, que vêm acompanhando os celulares. Isso o torna uma ferramenta prática para consulta do código.

Mudanças nos hábitos de consumo

Quando falamos em inovações do mercado imobiliário e no seu futuro, precisamos considerar também as mudanças nos hábitos dos consumidores.

Surgiram novos públicos no mercado imobiliário, e com isso, novas preferências estruturais de imóveis vieram a tona. Os mais diversos públicos estão completamente adeptos ao uso da internet na compra de imóveis.

Mais do que isso: são mais exigentes. Independente se forem famílias, ou até mesmo jovens em busca de seu primeiro apartamento, os clientes estarão mais informados. Eles saberão mais sobre as vizinhanças, conhecerão melhor suas opções, etc.

Por isso, é importante saber se adaptar às necessidades dos clientes e oferecer imóveis apropriados para ele.

A compra conjunta de imóveis

Pense em várias pessoas que possuem o objetivo de comprar imóveis com as mesmas características. A compra conjunta não é muito popular, mas é uma grande tendência.

O que acontece é que essas pessoas têm exigências em comum que se encaixam em imóveis semelhantes ou até mesmo, iguais. Por isso, elas acabam por comprar imóveis em um condomínio e podem ganhar até 25% de desconto na compra.

Novos meios de divulgação

Nos últimos anos a necessidade de entrar no meio digital para conseguir realizar suas vendas e captar clientes é cada vez maior. Hoje, é imprescindível possuir um CRM imobiliário, um site, registrar seu negócio no Google Maps, possuir redes sociais para seu negócio, etc.

Seu posicionamento na internet é extremamente importante para o seu negócio. Por isso, se quiser saber mais sobre posicionamento online no mercado imobiliário, pode acessar nosso guia sobre o assunto.

posicionamento online inovações mercado imobiliário

Fique de olho nas tecnologias e não fique no passado

É muito importante estar em dia com as inovações do mercado imobiliário. Estar atualizado vai te manter “quente” no mercado.

Um profissional ou empresa que está a par do que há de mais moderno no mercado imobiliário terá ainda mais destaque entre os compradores.

Por isso, não permita que as mudanças ocorram sem que você esteja nelas. Procure por novidades, se atualize e ofereça aos clientes a melhor experiência de compra que você puder oferecer.

[Total: 8    Média: 4.5/5]