Entenda o que é o IVAR e como calculá-lo

Imagem ilustrativa de um funcionário de imoibliário com o cliente calaculando o IVAR.

Ao trabalhar no mercado imobiliário, especificamente com a locação de imóveis, é necessário estar atento a diversos fatores que podem influenciar no preço do aluguel.

Entre esses fatores, pode-se citar os índices imobiliários, em especial aqueles que estão exclusivamente relacionados à locação de imóveis, como é o caso do IVAR.

É necessário estar atento a esse índice, principalmente por estar relacionado ao valor pago pelo locatário do imóvel.

Por isso, separamos para você tudo o que precisa saber sobre esse índice, desde sua explicação até mesmo como ele é calculado e sua diferença comparado a outros índices relacionados à locação de imóveis.

Tópicos que você irá encontrar:

O que é IVAR?

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais, ou apenas IVAR, é um indicador utilizado para reajustar o valor dos aluguéis.

Justamente por isso, é necessário levá-lo em conta e manter-se atento às suas variações. Além disso, é importante saber o que diz a Lei do Inquilinato, lei na qual esse índice foi regulamentado.

Além de saber o que é esse indicador, é indispensável saber como calcular seus valores.

Como calcular o IVAR?

O cálculo do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais leva em conta a variação dos valores de aluguéis residenciais em um período de tempo

Para realizar isso, são coletados dados relacionados às locações de diversas cidades, levando em consideração algumas características, tais como:

  • Localização;
  • Tamanho;
  • Descrição do imóvel.

Além disso, são considerados outros fatores que podem valorizar um imóvel, aumentando seu valor de aluguel.

Essas informações são analisadas de acordo com cada cidade, criando um índice para a variação de preços de locação em todo o país. Por esse motivo, esse índice é mais utilizado para o reajuste do valor do aluguel.

📢
Vale ressaltar que esse índice se aplica apenas à modalidade de aluguel residencial e não é válido para outras modalidades, como aluguel comercial, por exemplo.

Qual a diferença entre IVAR, IGP-M e IPCA?

Assim como o IVAR, os índices IGP-M e IPCA são utilizados para medir a variação de preços no mercado imobiliário, no entanto cada um possui sua especificidade, sendo importante conhecer cada um deles.

IGP-M

O IGP-M, Índice Geral de Preços - Mercado, é um indicador econômico criado e atualizado mensalmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Diferente do IVAR, o IGP-M não é limitado apenas para aluguel de imóveis residenciais, sendo mais abrangente que a modalidade citada acima, esse indicador consegue fornecer uma visão macro da atividade econômica do país.

IPCA

Já o IPCA, sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, mede a variação de preços dos produtos e serviços que compõem os gastos da população brasileira que possui renda de 1 a 40 salários mínimos.

É atualizado mensalmente pelo IBGE e é utilizado para avaliar o poder de compra da moeda brasileira.

Qual índice utilizar?

Essa é uma questão que gera bastante dúvida para quem atua no mercado imobiliário, afinal, a legislação não determina qual dos índices deve ser utilizado como base para o reajuste. Por isso, essa responsabilidade fica para as partes.

Na tabela abaixo, é possível perceber as diferenças entre o cálculo utilizado para estipular o valor dos três índices, assim como seus valores históricos acumulados.

 
 

IVAR

IGP-M

IPCA

Cálculo do índice

Valores combinados no contrato de aluguel do imóvel residencial. Feita uma ponderação entre preços ao produtor (IPA), ao consumidor (IPC) e de construção (INCC). Valor de consumo regular de famílias que ganham de 1 a 40 salários mínimos.

Instituição responsável

FGV FGV IBGE

Valor acumulado - 2021

-0,61% +17,79% +10,06%

Valor acumulado - 2020

+4,09% +23,14% +4,09%

Valor acumulado - 2019

-5,08% +7,32% +4,31%

A importância de acompanhar o IVAR

Como visto, o IVAR tem ganhado bastante importância e relevância no mercado imobiliário. Por si só, esse já é um motivo para estar atento a esse índice. No entanto, existem outros motivos, pode-se citar entre eles:

  • Auxilia na tomada de decisões: Esse indicador fornece informações valiosas para todas as partes envolvidas na locação do imóvel, permitindo que tomem decisões mais bem informadas e embasadas.
  • Permite ter um planejamento financeiro: O IVAR permite que tanto o inquilino como o proprietário planeje suas finanças, pois permite estimar se o preço do aluguel irá aumentar ou diminuir com o passar do tempo.
  • Ajuda a monitorar as tendências: Acompanhar esse índice permite monitorar as tendências do mercado de imóveis, como o aumento da demanda por imóveis em determinadas regiões.
  • Auxilia na avaliação de investimentos: Esse indicador pode ser utilizado para avaliar o desempenho de investimentos imobiliários, ajudando a identificar oportunidades de compra e venda de imóveis.

Como utilizar o IVAR para reajustar o valor do aluguel?

Para reajustar o valor do aluguel do imóvel residencial através do IVAR, é necessário seguir alguns passos.

A primeira coisa a se fazer é realizar a verificação com a gestão de locação qual o período em que o reajuste é previsto, normalmente ele é feito anualmente.

Depois de ter a periodicidade definida, é importante lembrar que o reajuste deve ser feito de forma justa, dentro dos limites legais e dos direitos de ambas as partes.

Caso queira se informar mais a respeito desse índice imobiliário, também preparamos um vídeo no YouTube que você pode acessar abaixo:

Para ajudar você nessa tarefa, ter um sistema para realizar a gestão de locação pode ser de grande auxílio para não tornar esse um trabalho manual e desgastante. Por isso, se seu negócio imobiliário ainda não possui um sistema, você pode acessar nosso módulo de gestão de aluguéis e conhecer nossas soluções.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.