Por muitas vezes é comum que você deve perca horas, até dias, refletindo como resolver algum problema específico da sua imobiliária. Nesse texto vamos falar sobre como estabelecer parcerias pode ser uma solução para os mais variados problemas.

Okay, uma empresa parceira não vai entrar na sua imobiliária e te ajudar. Não é isso que eu quis dizer.

A forma como você pode ser ajudado é bastante mais sutil, ainda que igualmente útil. As parcerias com outras empresas são uma maneira simples de resolver problemas dos seus clientes, antes que esses problemas virem seus.

Um exemplo disso é o próprio processo de mudança, que vai muito além da sua negociação com o locatário ou comprador. O cliente vai precisar tomar diversas providências que extrapolam os serviços de uma imobiliária.

Estabelecer “acordos” com outros empreendimentos para suprirem essas necessidades — que ao mesmo tempo estão relacionadas com o serviço que você presta mas não são de sua responsabilidade, é uma maneira excelente de estreitar o relacionamento com seus clientes.

CTA-guia-de-fidelização

Essas parcerias podem ser online. Nesse caso você vai conversar com empresas que estejam distantes e que trabalhem à distância, exigindo pouca ou nenhuma participação física da sua imobiliária.

Ou você vai estabelecer ligações offline. Essas são as clássicas, “cara a cara”. Nesse caso você vai colaborar com negócios locais e vai ter uma relação presencial, física, com os parceiros.

É possível estabelecer os dois tipos de relação. O importante é encontrar aliados que ofereçam serviços ou produtos que sejam benéficos para os seus clientes.

As parcerias no mercado imobiliário geram novas oportunidades

De forma geral, o objetivo da parceria seria unir empresas e serviços do mesmo setor e oferecer um prêmio, um conteúdo compartilhado ou ainda um bônus relacionando os dois negócios. Claro que existe a possibilidade de juntar empresas totalmente diferentes, e isso transforma a promoção em algo ainda mais abrangente e inusitado.

Uma imobiliária pode conseguir parceiros em diferentes setores do mercado. Vamos tomar como exemplo o setor de decoração.

É plausível assumir que alguns clientes da sua imobiliária irão procurar por móveis planejados durante o processo de mudança. E se eles tivessem acesso a uma empresa que trabalha com isso ao mesmo tempo em que negociam o imóvel, não seria uma “mão na roda”?

A parceria proporciona serviços e produtos úteis para as pessoas, sem que você tenha que incorporá-los ao seu modelo de negócio. Isso faz com que você atraia uma nova fatia de público.

Além disso, como eu disse anteriormente, seu relacionamento com os clientes deve melhorar também.

Como adquirir mais clientes através das parcerias no mercado imobiliário

Nós sabemos que o relacionamento desenvolvido após a negociação é imprescindível para os seus resultados. Lembre-se que para “pensar fora da caixa” você precisa ver além do óbvio.

São muitas as ideias que você pode ter, aqui vão algumas:

Ter um restaurante como parceiro ou, quem sabe, uma padaria, pode ser seu diferencial no pós-venda. A sua imobiliária poderia, por exemplo, enviar uma cesta de café-da-manhã como boas vindas para um cliente que acabou de comprar um novo imóvel.

Poderia ainda oferecer um jantar, a primeira refeição da casa nova.

Uma loja de utilidades poderia ser um ótimo parceiro. Fornecer um “kit sobrevivência” para entregar aos indivíduos que acabaram de locar um imóvel seria um diferencial que poderia se tornar propaganda de baixo custo.

Ter uma floricultura como parceira, ou desenvolver uma conexão com uma empresa de paisagismo, pode eternizar e surpreender quem acabou de comprar uma casa. Isso tornará o futuro imóvel um lugar aconchegante e bonito, antes mesmo do cliente sequer pensar nisso. A surpresa também é um grande aliado na construção de um relacionamento.

Uma ideia mais óbvia, mas igualmente útil, é a de fazer parceria com empresas de mudanças. Além dessa ser uma tarefa estressante, não é sempre que as pessoas conhecem alguém que ofereça o serviço.

Se a imobiliária puder ajudar com a mudança, definitivamente criará uma lembrança positiva para o cliente.

São opções simples para agradar um cliente no pós venda.

Parcerias no podem engajar mais usuários e aumentar seu reconhecimento

As parcerias podem existir, também, na comunicação da sua imobiliária. Se você trabalha com inbound marketing, então, ela pode ser ainda mais útil.

Pense em fechar parcerias com empresas que se relacionam com a sua imobiliária e produzir conteúdos que possam ser trocados pelos blogs de ambas.

Essa prática é importantíssima para o SEO do seu negócio. Através das parcerias, então, você melhora seu posicionamento no Google e, consequentemente, seu inbound.

Parcerias fortalecem a imagem da sua imobiliária

Em um aspecto um tanto quanto mais sutil das parcerias, podemos falar sobre o aspecto do branding.

O branding é, em poucas palavras, a construção da sua marca. Através das mais diversas práticas é possível aprimorá-lo e trazer relevância e “peso” para o nome da sua imobiliária.

São várias as práticas de branding que você pode adotar.

Tudo, desde o seu logotipo até o seu espaço físico são relevantes para a construção da marca. Estabelecer parcerias é mais uma dessas práticas.

Quando você oferece serviços extras para as pessoas, isso é associado à sua empresa e ao serviço que você oferece.

Além disso, sua marca estará presente também nas empresas parceiras. Isso pode significar que você atingirá um público, possivelmente, distinto do seu.

A presença da marca em diversos locais também ajuda a criar uma memória coletiva da sua empresa, que vai se transformando, aos poucos, em uma instituição conhecida.

Mais algumas dicas para conseguir mais parcerias no mercado imobiliário

Por fim, é importante entender que uma parceria não precisa durar para sempre. Conheça as necessidades do seu negócio e adapte as ações para que essas condições sejam atendidas. Tem um empreendimento com diversos apartamentos à venda e sabe que perto dele existe uma academia de qualidade?

Converse com o dono, talvez os moradores do empreendimento possam ganhar um desconto especial. Encontrar uma academia de qualidade próxima da sua casa pode ser algo essencial para muitas pessoas.

No mercado imobiliário é essencial se adaptar as mais diversas situações e as parcerias devem seguir essa ideia. Olhe para seus empreendimentos e procure por combinações que façam sentido — tanto para sua imobiliária como para os clientes.

Obviamente que estabelecer parcerias é uma atividade que pode tomar tempo.

Por isso, é necessário ter organização. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes nos perdemos nas muitas tarefas diárias e não conseguimos pensar nessas estratégias “diferentes” que podem trazer muitas vantagens.

Por isso é importante alinhar bem a sua equipe, garantindo que os processos internos da imobiliária funcionem da forma mais eficiente possível, para que então, você se sinta seguro nas tarefas “básicas” e consiga pensar “fora da caixa”.

[Total: 2   Average: 5/5]