Sistema para imobiliária: Analisando e escolhendo o sistema ideal

A organização de um negócio imobiliário pode ser facilitada – e muito, com o uso de um sistema para imobiliária. Eles eliminam a necessidade de guardar papéis e documentos infindáveis, facilita a criação de tabelas, a organização dos corretores (quando sua empresa possui mais de um) e a gestão, de forma geral, do negócio.

Contudo, não basta apenas contratar um sistema imobiliário e esperar que as coisas aconteçam magicamente. Se você não aprender as funcionalidades dele e não adaptar sua rotina de forma a incluí-lo nas suas atividades, ele não trará resultados.

Além disso, também é importante ter em mente que cada sistema imobiliário oferece serviços diferentes com preços diferentes. Vale analisar quais fatores e funcionalidades são mais importantes para você e selecionar um sistema que ofereça todos eles – ou quase todos por um preço mais acessível.

Sistema para imobiliária: escolhendo o melhor para você

Pensando nessas diferenças, vamos listar algumas funcionalidades oferecidas por sistemas imobiliários e que fazem a diferença no seu dia a dia, para você avaliar quais são as mais importantes para você.

1. Integração entre seu sistema para imobiliária e seu site

A facilidade em relacionar seu site e seu sistema imobiliário será um fator decisivo no que diz respeito à economia de tempo no seu negócio. Quanto mais fácil for essa relação, mais fácil será, também, a organização dos seus imóveis.

Se os dois estiverem bem integrados, você precisará atualizar os seus imóveis apenas em um; e eles aparecerão automaticamente no outro. Por isso, optar por um sistema imobiliário que faça com que o processo de cadastrar um imóvel e disponibilizá-lo em seu site seja fácil e eficaz pode ser uma boa pedida.

Além disso, alguns sistemas imobiliários já oferecem o site junto com os seus serviços, o que facilita essa integração.

2. Integração entre seu sistema para imobiliária e portais de imóveis

Novamente falamos de praticidade e agilidade no dia a dia. Ter que ficar preenchendo as mesmas características de imóveis em lugares diferentes é uma perca de tempo.

Assim como na integração com o site, também não faz sentido você cadastrar seus imóveis de maneira correta, detalhada e específica em um sistema imobiliário e mais tarde ter que cadastrar novamente o mesmo imóvel para anunciar em um portal imobiliário. Garanta que seu sistema permita isso de maneira simples.

Nesse caso, quando escolhendo o seu sistema imobiliário, você deve ver com quanto portais imobiliários aquele sistema é integrado e, ainda mais importante, com quais. Se o sistema for integrado com os portais que você costuma utiliza, então você terá um sistema que está te ajudando – e não causando mais problemas.

3. Recursos gerais

Antes de decidir por contratar um sistema para imobiliária, certifique-se de que ele possui todos os recursos que você deseja. Ou que pelo menos esteja disponível para ouvir suas necessidades e colocá-las em pauta. Cada profissional trabalha de uma maneira e terá suas necessidades específicas.

Então, é muito importante que o sistema imobiliário que você escolher tenha as ferramentas que você mais precisa para o seu dia a dia. Algumas ferramentas básicas que você vai querer verificar são o agendamento de visitas, a comunicação com os clientes e a administração dos imóveis.

a. Agendamento de visitas

A capacidade de agendar visitas pelo site, através do sistema para imobiliária, é uma facilidade muito grande tanto para os clientes como para os corretores. Por isso, um sistema que ofereça esta funcionalidade irá trazer muita facilidade para o seu dia a dia.

b. Comunicação com os clientes

Os canais que o sistema oferece para que você se comunique com seus clientes também são extremamente importantes. Por isso, é importante notar como essa comunicação se dá no sistema.

Os sistema oferecem opções de chat para que você se comunique e que podem ser mais ou menos eficientes.

c. Administração dos imóveis

Quando falamos da administração de imóveis, estamos falando de como funciona o cadastro de imóveis no sistema. Isso é: o quão é fácil é atualizar informações através dele, reunir listas de imóveis para mandar para os clientes, fazer a vistoria dos imóveis, etc.

Em todos esses casos falamos de recursos que todos os sistemas possuem – de uma forma ou de outra. O diferencial fica no modo como isso é feito e no como e quanto você vai se adaptar a este modo.

Por isso, vale a pena testar os sistemas na prática. Alguns sistemas para imobiliária oferecem versões gratuitas de teste e demonstrações para novos clientes, o que facilita o processo.

4. O sistema para imobiliária e as redes sociais

É muito importante que, além de estar integrado com os portais de imóveis e o com o seu próprio site, o sistema esteja integrado às redes sociais. Whatsapp e Facebook são algumas delas.

A integração com o Whatsapp, por sinal, é extremamente importante dentro do mercado imobiliário. A rede social é considerada por muitos profissionais como um dos maiores canais de prospecção de clientes na área de imóveis.

O relacionamento com o Facebook também é muito importante para a divulgação de imóveis. Alguns sistemas permitem que você integre facilmente essa funcionalidade.

5. Suporte

Saber se uma empresa atende bem seus clientes através de seu suporte é uma tarefa um pouco difícil. Isso porque você precisará de tempo para que essa experiência aconteça com você. Portanto, a dica aí é conversar com outros clientes do sistema para imobiliária que você pretende escolher.

Eles provavelmente saberão informar muito bem como são atendidos e irão poder auxiliar você nesta questão.

Você pode também procurar pelo sistema em sites de avaliação, como o reclame aqui por exemplo. Nestes sites você verá não apenas problemas comuns aquele sistema, mas também como a empresa que o desenvolveu reage à esses problemas.

Escolha o sistema ideal para o seu negócio

O mais importante nesse processo é saber o que o seu negócio oferece. Alguns sistemas são focados em negócios mais específicos do ramo imobiliário, enquanto outros são mais generalistas. É importante, então, ter certeza que aquele sistema é feito para atender as necessidades do seu negócio.

Se você trabalha com vendas por exemplo, precisa de um sistema que favoreça isso. Se trabalha com aluguel também precisa ter em mente as especificidades da área.

Por fim, encontrando o sistema que melhor se adequa às suas necessidades, você verá seu negócio crescer cada vez mais.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.