Entender os resultados que o seu negócio está obtendo é essencial. É aí que entram os relatórios imobiliários.
Quanto mais você entender o que está, ou não, sendo alcançado dentro dos seus objetivos, mais fácil será entender o que já está bom e o que precisa melhorar.
Possuir uma boa variedade de relatórios (com dados relevantes) vai facilitar esse entendimento. Isso porque você terá uma visão mais ampla de situações recorrentes na sua imobiliária.
Nesse post, vamos falar sobre quais relatórios você vai querer emitir para entender atividades específicas da rotina do seu negócio imobiliário.
Para que servem os relatórios imobiliários
Mais do que simplesmente fazer as coisas, é essencial entender o que está sendo feito.
Podemos pensar no processo de locação, por exemplo. É interessante saber:
- quantos clientes estão entrando em contato com a imobiliária;
- quais deles avançam no processo e efetivamente alugam um imóvel;
- e quais estão ou não satisfeitos com o gerenciamento da locação.
Além disso, entender o perfil dos clientes, a quantidade de dinheiro que eles trazem para a empresa, entre tantos outros “detalhes”. Isso tudo pensando tanto em locatários quanto em locadores.
Todavia, não basta você saber essas informações “por cima”. É preciso entender elas com clareza e objetividade. E é aí que entram os relatórios imobiliários.
Um bom relatório vai acompanhar pequenos dados ao longo do tempo. Mais que isso, irá transformá-los em objetos que expõem todas as informações essenciais da imobiliária de maneira eficiente.
Basta entender quais são essas informações essenciais. Então vamos falar sobre os tipos de relatórios que podem ser úteis para o seu negócio imobiliário.
Os tipos de relatórios imobiliários
Para falar sobre os tipos de relatórios imobiliários, vamos usar, como exemplo, os relatórios da Jetimob. Se você ainda não utiliza a Jetimob na sua rotina, aproveite para testar grátis por 7 dias.

Quando entramos neste tópico, podemos pensar tanto em relatórios mais simples, como em mais complexos.
Na Jetimob eles são divididos basicamente por:
- imóveis;
- agenciamentos;
- atualização e conversão de oportunidades, que são os leads.
Esses itens também são divididos por funil de venda (locação ou venda).
Em cada relatório haverá algumas repetições de temas, como por exemplo atividades por sede ou por equipe. Mas vamos discutir mais sobre elas em cada um dos tópicos a seguir.
Relatório Geral
No relatório geral da Jetimob trouxemos informações mais gerais (risos). Logo, a ideia aqui é ter uma visão geral:
- de quantas oportunidades estão em algum dos funis da imobiliária, da captação ao fechamento;
- de quantas atividades foram definidas e estão, ou não, agendadas;
- da quantidade de imóveis na imobiliária;
- da “temperatura” dos seus leads.
Ainda que simples, esses dados já entregam alguns insights interessantes. Através deles, já é possível observar se as negociações e aquisições de imóveis estão se movimentando ou estão estagnadas.
Como nossos relatórios representam o uso do sistema, também trazemos dados como a atualização dos imóveis e oportunidades. Isso diz respeito ao fato dos usuários da Jetimob estarem mantendo os imóveis e leads sempre atualizados.
Relatórios de imóveis
Essa categoria engloba, dentro da Jetimob, 3 relatórios:
- geral de imóveis;
- imóveis de locação;
- e imóveis de venda.
Eles trazem os mesmos tópicos, porém referentes a situações diferentes. O primeiro aborda todos os imóveis da sua imobiliária, enquanto os demais abordam cada funil de negociação específico.
A principal vantagem dessa divisão é a possibilidade de entender os resultados de cada área de atuação da sua imobiliária. Isso caso ela trabalhe com vendas e locação, claro.
Quais são os tópicos abordados nos relatórios de imóveis?
Em primeiro lugar, temos a quantidade de imóveis por sede e equipe.
Aqui você enxerga o fluxo de “produtos” em cada sede da sua imobiliária. E em cada equipe, também.
Logo depois, temos dados referentes à quantidade de imóveis exclusivos ou mobiliados. Além disso, você verá o estado dos imóveis que estão sendo negociados.
Essas informações facilitam a definição e o planejamento de estratégias específicas. Da mesma forma, e com uma finalidade semelhante, temos:
- Os dados de localização;
- Os tipos de imóveis;
- E as categorias.
Há, também, dados referentes ao uso do sistema. Primeiramente, a atualização dos imóveis.
Em seguida, quais atributos foram adicionadas a cada imóvel, no site.
Por fim, e possivelmente o mais importante de todos, você têm acesso a resumos financeiros das suas negociações.
Relatórios de agenciamento
Nesta categoria, novamente, temos dois relatórios: um referente à vendas e outro à locação.
Mais uma vez, trouxemos dados financeiros. São informações sobre localização, quantidade, entre outras. Porém, todas com o olhar voltado para o agenciamento.
O principal destaque, nesse sentido, são os dados de desempenho das e dos agenciadores.
Aqui é possível entender quais entregaram melhores resultados e quais deixaram um pouco a desejar.
Relatórios imobiliários de oportunidades
Começamos essa categoria com outra divisão, entre ganhas e perdidas. O que esses relatórios entregam vai dizer respeito a quais leads converteram em venda ou locação, e quais não converteram.
Antes de mais nada, temos as divisões por sede e equipe. Dessa vez, contudo, essa divisão indica o número de oportunidades.
No quadro geral de oportunidades ganhas ou perdidas, é possível ver as movimentações financeiras que geraram ou deixaram de gerar lucro para o seu negócio imobiliário. Pode-se ver, também, o ticket médio, tempo médio de negociação e média de atividades por lead.
Nesse sentido, os relatórios auxiliam na definição de KPIs, tópico que já abordamos aqui no blog da Jetimob.
A média de atividades, por sua vez, diz respeito ao módulo de atividades da Jetimob.
Através dele, é possível criar de tarefas específicas dentro do sistema. Isso envolve agendar visitas, ligações, etc.
Também sobre esse módulo, temos dados específicos das atividades por tipo, como mostrado na imagem a seguir.
Por fim, você também pode visualizar as oportunidades ganhas ou perdidas por: etapa, corretor responsável e por origem (portais, site, etc.).
Essas mesmas informações podem ser vistas, na Jetimob, em um relatório específico sobre conversão de oportunidades. Nesse relatório, você tem uma abordagem mais visual desses dados.
Criando relatórios para o seu negócio imobiliário
Então, o importante é entender quais informações são mais importantes para sua imobiliária. Os relatórios precisam responder perguntas essenciais com relação à evolução do seu negócio.
Você pode decidir fazer os relatórios em uma planilha ou utilizar um sistema, como a Jetimob. Nesse sentido, constância será sempre necessária.
Se as informações não estiverem em dia com os acontecimentos da sua imobiliária, os dados dos relatórios também não serão relevantes.
Portanto, é essencial que todos os funcionários da imobiliária sempre mantenham os dados referentes aos seus trabalhos de alguma forma. Só assim será possível metrificar as suas negociações e refinar suas metas, objetivos e táticas de atuação.