Sustentabilidade na construção civil: o que é e como utilizar

Imagem ilustrativa de arvores e prédios juntos utilizando soluções sustentáveis.

A construção civil é uma área bastante lucrativa no mercado imobiliário, porém, apesar de seu elevado potencial financeiro, os profissionais devem considerar seus riscos à natureza.

Por isso, a sustentabilidade na construção civil, vem com o passar do tempo se tornando um tema muito relevante no mercado imobiliário, pois a preocupação com o meio ambiente e a escassez de recursos naturais tem se elevado cada vez mais.

Investir em formas sustentáveis é não somente recomendável, como necessário. Além disso, ter esse investimento em sua empresa pode causar um impacto significativo na boa reputação de seu negócio imobiliário.

Em vista disso, abordaremos nesse artigo as principais informações sobre a sustentabilidade na construção civil, qual a sua importância e benefícios, além das formas para utilizá-la no seu negócio.

Tópicos que você irá encontrar nesse artigo:

O que é sustentabilidade?

Em linhas gerais, a sustentabilidade é uma prática que visa manter a qualidade de vida das pessoas, garantir o crescimento econômico, ao mesmo tempo que se mantém em equilíbrio com os impactos ambientais, tentando diminuir os danos causados.

A sustentabilidade de forma geral, é formada por três áreas, que devem ser aplicadas de forma integrada entre si, são elas:

  • Sustentabilidade social;
  • Sustentabilidade ambiental;
  • Sustentabilidade econômica.

Esse conceito tem se tornado cada vez mais importante em todas as áreas da sociedade. E na construção civil não seria diferente, visto que é um ramo do mercado imobiliário que pode gerar bastante resíduos no meio ambiente.

Como se aplica na construção civil?

Na construção civil esse conceito busca um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a preservação da natureza e de recursos não renováveis, sem deixar de atender as necessidades da sociedade.

A sustentabilidade na construção civil considera alguns pontos importantes, como, por exemplo:

  • Redução de custos;
  • Aumento da eficiência energética;
  • Minimização dos impactos ambientais;
  • Melhoria da qualidade.

Portanto, para a aplicação desse conceito, é necessário que todos os envolvidos estejam comprometidos com a causa, trabalhando juntos para sua implementação bem-sucedida.

A importância da sustentabilidade na construção civil

O investimento em soluções sustentáveis para sua empresa imobiliária é de extrema importância para reduzir os impactos no meio ambiente, no entanto, pode se mostrar bastante vantajosa para seu negócio imobiliário.

Isso porque ao utilizar essas soluções, além da redução dos danos ambientais, também garante-se a economia em diversas áreas da construção, desde materiais utilizados até mesmo em energia.

Quais os benefícios da sustentabilidade na construção civil?

O investimento na construção de imóveis sustentáveis pode trazer inúmeros benefícios para o meio ambiente, mas também para seus clientes e especialmente, para seu negócio imobiliário.

Entre essas vantagens que podemos observar para sua empresa, é possível citar:

1. Redução de custos

Um dos principais benefícios do uso de práticas sustentáveis é a redução de custos durante a construção de imóveis. Como por exemplo, no uso de tecnologias e materiais sustentáveis que podem reduzir o consumo de recursos.

2. Valorização

Outro ponto positivo em aplicar soluções sustentáveis em seu negócio é que isso pode ajudar a valorizar seus imóveis.

Pois, os clientes também têm se preocupado cada vez mais com o meio ambiente, fazendo com que procurem por imóveis que sejam ecologicamente corretos

Por conta disso, prédios ou residências ecológicas tendem a ter seu valor de mercado valorizado.

3. Incentivo fiscal

Outra grande vantagem a respeito da aplicação de técnicas de sustentabilidade é o incentivo fiscal por parte do governo brasileiro, como, por exemplo, o IPTU verde, disponível em diversas cidades.

Ou seja, as imobiliárias que investirem na construção de prédios ecologicamente corretos, podem receber financiamentos e descontos em impostos fiscais.

No entanto, é importante salientar que as práticas ecoeficientes que devem ser aplicadas para garantir os incentivos fiscais podem variar de cidade para cidade, mas os mais comuns são:

  • Captação e reutilização de água;
  • Gerenciamento correto dos resíduos produzidos durante a obra;
  • Uso de placas fotovoltaicas.

É evidente que a utilização de práticas mais sustentáveis em seu negócio imobiliário tem seus benefícios a curto e a longo prazo.

No entanto, para conseguir usufruir dessas vantagens, é indispensável compreender quais formas de aplicar esse conceito.

5 formas de utilizar a sustentabilidade na prática

Existem diversas formas de aplicar a sustentabilidade na construção civil, desde o uso de materiais sustentáveis e o gerenciamento de resíduos até ao uso de energias limpas em seus imóveis.

Por isso, separamos 5 formas de utilizar a sustentabilidade na prática, em seu negócio imobiliário.

1. Green Buildings

Uma das soluções sustentáveis na construção civil é o investimento em green buildings ou obras sustentáveis

São construções que visam a preservação da natureza em todo seu planejamento, desde seus materiais utilizados, pensados para não afetarem o meio ambiente.

Além disso, os custos de construção desses espaços são ligeiramente menores, pois os processos de fabricação de seus materiais diferem, pensados para serem mais sustentáveis.

2. Telhados verdes

Outra solução que pode ser pensada em conjunto com os edifícios sustentáveis, são os telhados verdes, cada vez mais populares no mercado imobiliário.

Essa solução é um tipo de telhado ecológico, que conta com uma cobertura de plantas no telhado dos imóveis comerciais e residenciais, ajudando em diversos aspectos, como, por exemplo:

  • Economia financeira: o telhado verde pode ajudar na economia financeira, auxiliando a captar água da chuva, que pode ser utilizada de diversas formas diariamente;
  • Temperatura: utilizar dessa tecnologia pode fazer com que a temperatura diminua, não somente no imóvel, mas em toda a região, ajudando a reduzir as ilhas de calor;
  • Absorve gases do efeito estufa;
  • Durabilidade da cobertura: utilizando essa cobertura, é possível praticamente dobrar o tempo de duração da cobertura do imóvel, fazendo também, diminuir o investimento em manutenção desse espaço.

3. Evite o consumo excessivo de energia

Tanto na fase de planejamento da construção, como no prédio em si depois de finalizado, é importante considerar utilizar formas de iluminação e ventilação naturais, visando evitar o consumo de energia.

Além disso, é possível ter outros cuidados para garantir a eficiência da energia utilizada, como, por exemplo, o uso de insumos que necessitam de menos energia na produção e até mesmo o uso de lâmpadas mais econômicas.

Outra tecnologia que pode ser utilizada com esse objetivo, são as placas fotovoltaicas, que se mostraram um ótimo investimento, trazendo o retorno financeiro em pouco tempo.

4. Captação da água da chuva

Com a utilização dos telhados verdes, também é possível utilizá-los para captar água da chuva, podendo gerar muita economia para o prédio ou para a residência, sendo um atrativo na hora de anunciar o imóvel.

5. Gerenciamento de resíduos

Uma ação muito importante para garantir a preservação do meio ambiente, é assegurar um gerenciamento eficiente dos resíduos gerados.

Pois construções de modo geral geram muitos resíduos, especialmente quando os materiais são escolhidos sem considerar os seus impactos ambientais, e em sua grande maioria esses entulhos não reciclados.

Desse modo, quando falamos de sustentabilidade, outro tema importante que você deve saber é o conceito de ESG, pois ele é utilizado como métrica para nortear boas práticas de negócios relacionadas ao meio ambiente.

O que é ESG?

ESG é uma sigla em inglês para “Enviroment, Social and Governance” que traduzida para português seria ambiental, social e governança (ASG).

Como citado acima, esse conceito é aplicado como uma métrica para guiar as boas práticas dos negócios em relação às questões ambientais. Alguns aspectos abordados quando se fala nesse termo são:

  • Impactos ambientais e sociais;
  • Emissões de carbono;
  • Gestão de resíduos.

Como a questão ambiental é cada vez mais relevante, tem se tornado também um tema discutido pelos investidores das empresas, pois é um tópico importante para o sucesso das empresas.

Além disso, os clientes também vem cobrando que as empresas sigam tais pontos, ou seja, é necessário para a saúde de seu negócio que você adote essas práticas, agradando assim, tanto os clientes como os acionistas


A sustentabilidade na construção civil é uma necessidade, mas também é importante conseguir explicar o porquê disso para seus clientes, por isso separamos nosso conteúdo sobre casas sustentáveis para você se manter atualizado.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.