Topo
boa reputação atrai mais vendas

Cuide da reputação do seu negócio e conquiste mais vendas

Garantir credibilidade e confiança para seu cliente é fundamental para a reputação de sua imobiliária. Para você que atua individualmente como corretor(a) de imóveis, essa premissa também é válida. Porém, quem transmitirá valores sólidos é sua imagem profissional e seus esforços em gestão de marca.

O portal da Exame divulgou em 2017 um estudo que aponta quais são as empresas consideradas mais confiáveis. Foi realizado um amplo levantamento pela consultoria espanhola Merco e este ajuda a demonstrar como algumas empresas ganharam ou perderam credibilidade. Com isso, foram consultados quase 2000 entrevistados, divididos em três principais grupos: executivos, especialistas (como analistas financeiros) e consumidores.

A Exame traz como resultado uma lista das 100 empresas com melhor reputação no país. O estudo foi auditado pela KPMG e mostra que, em comparação com o ranking anterior, de 2014, o saldo é significativo e drástico. Em conclusão, a pesquisa mostra que, de lá para cá, um terço da lista foi renovado.

Uma boa reputação deve passar por manutenções e possuir continuidade

Não basta que sua imobiliária seja a mais conhecida e tradicional da cidade. Manter-se valorizado no mercado depende de um trabalho contínuo que envolve tanto questões internas quanto externas. Logo, somente dedicando tempo, conhecimento e investimento no seu negócio é possível cuidar da reputação. Além disso, estar em constante evolução e harmonia entre as partes é fundamental.

Se você costuma colocar a culpa de seu desempenho ter caído na crise, a reportagem da Exame alerta: “para especialistas, consegue sair melhor da crise a empresa com melhor reação; já que escapar dela, muitas vezes, é impossível”. Ou seja, o que importa realmente é o que você fará e que atitudes terá diante da realidade que se apresenta.

Outro ponto trazido pela matéria — e que pode auxiliar no cuidado da reputação da empresa, é associar metas de negócio a objetivos que trazem ganho à sociedade. Segundo a Exame, esse fator também ajuda a manter a boa reputação. Ao associar sua marca a causas e propósitos realmente significativos para o coletivo você atrai atenção e simpatia, além de, lógico, praticar o bem. Diante disto, você obtém condições de, verdadeiramente, fazer a diferença na sociedade agregando valor para a sua imobiliária.

Recentemente falamos sobre esse assunto de forma mais detalhada e com alguns insights para lhe inspirar no post sobre Cashback Social. Vale a pena conferir!

Sete ações para construir uma boa reputação

1. Relações com a imprensa e formadores de opinião

É fundamental que sua empresa tenha um setor ou alguém responsável por se relacionar com esses profissionais. A partir dessa comunicação, você conseguirá estabelecer uma relação de confiança e divulgar seu negócio de forma positiva.

2. Planejamento de comunicação

É esse documento que será elaborado para a sua empresa e que dará suporte para que você possa construir uma imagem sólida. O planejamento de comunicação irá criar a base e todos os processos que farão parte da estratégia de comunicação da empresa, assim você irá cuidar da reputação de maneira profissional.

3. Pesquisas e dados

É impossível dar conta de ouvir todos seus clientes, colaboradores e estar sempre antenado para o que está sendo dito da sua empresa. Tudo o que for colhido desses públicos pode ser utilizado de maneira estratégica em projetos e campanhas de comunicação. Além disso, críticas construtivas são sempre bem-vindas para evoluir e, consequentemente, melhorar o seu relacionamento com o público e otimizar vendas.

4. Comunicação interna

A construção de uma imagem sólida junto a públicos externos depende, em grande parte, do sucesso na comunicação interna. Isso quer dizer que você precisa transmitir claramente aos colaboradores as missões, os valores e os princípios da imobiliária. Quando é bem-sucedida, essa tarefa potencializa a competitividade e contribui para um adequado trabalho de equipe em todos os níveis.

5. Planejamento estratégico e criação de conteúdo para redes sociais

Nos dias de hoje é indispensável dar atenção para o ambiente online. É preciso trabalhar de maneira integrada para entender o papel e o significado das plataformas digitais para a empresa. A partir daí, você poderá desenvolver a melhor estratégia para cada campanha.

6. Criação de conteúdo multimídia

Diversifique. Além do conteúdo direcionado escrito e visual, também invista na criação de conteúdo multimídia. Isso inclui vídeos, webséries, podcasts, playlists ou o que se adequar melhor ao plano de comunicação. Sempre falamos aqui sobre a importância de nutrir seu público de interesse com conteúdos de relevância.

7. Programa de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade

Como citamos no início do texto, é importante que a empresa preocupe-se não apenas com sua estrutura interna, sua competitividade e seus resultados financeiros, mas também aposte e invista com verdade em causas sociais. Uma relação sadia e produtiva com a comunidade, principalmente nas regiões onde a organização está instalada, é atributo fundamental para a construção de uma visibilidade pública positiva.

Além disso, no momento em que estamos, é muito importante estar alinhado a objetivos de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. Está bem claro que estamos caminhando para um colapso ambiental e precisamos nos adaptar para sobreviver. Lucro não é tudo.

Reputação corporativa x Reputação Profissional

A reputação de um profissional tem mais peso ou validade que a reputação de uma empresa? Quem contribui mais para quem – a reputação de um profissional para sua empresa ou a reputação de uma empresa para um profissional? É importante estar ciente de que esta relação é sempre um sistema de troca.

Se sua empresa possui uma imagem positiva e já é bem conhecida no mercado em que atua, com certeza transmitirá essa imagem à quem trabalha ou pretende trabalhar nela. Assim como, ao estabelecer uma boa rede de contatos e uma relação louvável com os clientes, um corretor que seja contratado pela sua empresa levará com ele essa vantagem.

Sou corretor individual, como posso melhorar minha reputação?

Antes de tudo, é preciso que você pense e trabalhe para construir uma identidade. Isso pode ser potencializado de maneira fácil com o uso da internet. Embora, a mídia offline também seja muito válida. Contudo, presença online, hoje em dia, é igualmente importante, porque boa parte da primeira impressão que as pessoas terão de você, virá do que elas encontrarem quando colocarem seu nome no Google.

Portanto, para que você consolide e cuide de sua reputação, ter um perfil profissional é essencial. Então, comece agora a lapidar sua identidade e suas informações. Reserve uma tarde para atualizar as redes sociais, seus perfis em locais públicos e sua assinatura de e-mail. Tudo deve estar em total sintonia (unidade) e chamar atenção para o que você quer: sua carreira.

Também pense em seus materiais gráficos, em sua marca pessoal e tenha certeza de que tudo está transmitindo a mensagem que você deseja. É a partir do conjunto de ações que você tomar, da postura profissional que assumir tanto online, quanto offline, que sua reputação vai se consolidar e trazer bons resultados.

[Total: 0    Média: 0/5]