Cuide da reputação do seu negócio e conquiste mais vendas

Garantir credibilidade e confiança para seu cliente é fundamental para a reputação de sua imobiliária. Para você que atua individualmente como corretor(a) de imóveis, essa premissa também é válida. Porém, quem transmitirá valores sólidos é sua imagem profissional e seus esforços em gestão de marca.

O portal da Exame divulgou em 2017 um estudo que aponta quais são as empresas consideradas mais confiáveis. Foi realizado um amplo levantamento pela consultoria espanhola Merco e este ajuda a demonstrar como algumas empresas ganharam ou perderam credibilidade. Com isso, foram consultados quase 2000 entrevistados, divididos em três principais grupos: executivos, especialistas (como analistas financeiros) e consumidores.

A Exame traz como resultado uma lista das 100 empresas com melhor reputação no país. O estudo foi auditado pela KPMG e mostra que, em comparação com o ranking anterior, de 2014, o saldo é significativo e drástico. Em conclusão, a pesquisa mostra que, de lá para cá, um terço da lista foi renovado.

Uma boa reputação deve passar por manutenções e possuir continuidade

Não basta que sua imobiliária seja a mais conhecida e tradicional da cidade. Manter-se valorizado no mercado depende de um trabalho contínuo que envolve tanto questões internas quanto externas. Logo, somente dedicando tempo, conhecimento e investimento no seu negócio é possível cuidar da reputação. Além disso, estar em constante evolução e harmonia entre as partes é fundamental.

Se você costuma colocar a culpa de seu desempenho ter caído na crise, a reportagem da Exame alerta: “para especialistas, consegue sair melhor da crise a empresa com melhor reação; já que escapar dela, muitas vezes, é impossível”. Ou seja, o que importa realmente é o que você fará e que atitudes terá diante da realidade que se apresenta.

Outro ponto trazido pela matéria — e que pode auxiliar no cuidado da reputação da empresa, é associar metas de negócio a objetivos que trazem ganho à sociedade. Segundo a Exame, esse fator também ajuda a manter a boa reputação. Ao associar sua marca a causas e propósitos realmente significativos para o coletivo você atrai atenção e simpatia, além de, lógico, praticar o bem. Diante disto, você obtém condições de, verdadeiramente, fazer a diferença na sociedade agregando valor para a sua imobiliária.

Recentemente falamos sobre esse assunto de forma mais detalhada e com alguns insights para lhe inspirar no post sobre Cashback Social. Vale a pena conferir!

Sete ações para construir uma boa reputação

1. Relações com a imprensa e formadores de opinião

É fundamental que sua empresa tenha um setor ou alguém responsável por se relacionar com esses profissionais. A partir dessa comunicação, você conseguirá estabelecer uma relação de confiança e divulgar seu negócio de forma positiva.

2. Planejamento de comunicação

É esse documento que será elaborado para a sua empresa e que dará suporte para que você possa construir uma imagem sólida. O planejamento de comunicação irá criar a base e todos os processos que farão parte da estratégia de comunicação da empresa, assim você irá cuidar da reputação de maneira profissional.

3. Pesquisas e dados

É impossível dar conta de ouvir todos seus clientes, colaboradores e estar sempre antenado para o que está sendo dito da sua empresa. Tudo o que for colhido desses públicos pode ser utilizado de maneira estratégica em projetos e campanhas de comunicação. Além disso, críticas construtivas são sempre bem-vindas para evoluir e, consequentemente, melhorar o seu relacionamento com o público e otimizar vendas.

4. Comunicação interna

A construção de uma imagem sólida junto a públicos externos depende, em grande parte, do sucesso na comunicação interna. Isso quer dizer que você precisa transmitir claramente aos colaboradores as missões, os valores e os princípios da imobiliária. Quando é bem-sucedida, essa tarefa potencializa a competitividade e contribui para um adequado trabalho de equipe em todos os níveis.

5. Planejamento estratégico e criação de conteúdo para redes sociais

Nos dias de hoje é indispensável dar atenção para o ambiente online. É preciso trabalhar de maneira integrada para entender o papel e o significado das plataformas digitais para a empresa. A partir daí, você poderá desenvolver a melhor estratégia para cada campanha.

6. Criação de conteúdo multimídia

Diversifique. Além do conteúdo direcionado escrito e visual, também invista na criação de conteúdo multimídia. Isso inclui vídeos, webséries, podcasts, playlists ou o que se adequar melhor ao plano de comunicação. Sempre falamos aqui sobre a importância de nutrir seu público de interesse com conteúdos de relevância.

7. Programa de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade

Como citamos no início do texto, é importante que a empresa preocupe-se não apenas com sua estrutura interna, sua competitividade e seus resultados financeiros, mas também aposte e invista com verdade em causas sociais. Uma relação sadia e produtiva com a comunidade, principalmente nas regiões onde a organização está instalada, é atributo fundamental para a construção de uma visibilidade pública positiva.

Além disso, no momento em que estamos, é muito importante estar alinhado a objetivos de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. Está bem claro que estamos caminhando para um colapso ambiental e precisamos nos adaptar para sobreviver. Lucro não é tudo.

Reputação corporativa x Reputação Profissional

A reputação de um profissional tem mais peso ou validade que a reputação de uma empresa? Quem contribui mais para quem – a reputação de um profissional para sua empresa ou a reputação de uma empresa para um profissional? É importante estar ciente de que esta relação é sempre um sistema de troca.

Se sua empresa possui uma imagem positiva e já é bem conhecida no mercado em que atua, com certeza transmitirá essa imagem à quem trabalha ou pretende trabalhar nela. Assim como, ao estabelecer uma boa rede de contatos e uma relação louvável com os clientes, um corretor que seja contratado pela sua empresa levará com ele essa vantagem.

Sou corretor individual, como posso melhorar minha reputação?

Antes de tudo, é preciso que você pense e trabalhe para construir uma identidade. Isso pode ser potencializado de maneira fácil com o uso da internet. Embora, a mídia offline também seja muito válida. Contudo, presença online, hoje em dia, é igualmente importante, porque boa parte da primeira impressão que as pessoas terão de você, virá do que elas encontrarem quando colocarem seu nome no Google.

Portanto, para que você consolide e cuide de sua reputação, ter um perfil profissional é essencial. Então, comece agora a lapidar sua identidade e suas informações. Reserve uma tarde para atualizar as redes sociais, seus perfis em locais públicos e sua assinatura de e-mail. Tudo deve estar em total sintonia (unidade) e chamar atenção para o que você quer: sua carreira.

Também pense em seus materiais gráficos, em sua marca pessoal e tenha certeza de que tudo está transmitindo a mensagem que você deseja. É a partir do conjunto de ações que você tomar, da postura profissional que assumir tanto online, quanto offline, que sua reputação vai se consolidar e trazer bons resultados.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.