Topo

Entenda a importância da identidade visual para sua imobiliária

O marketing é mesmo uma coisa fantástica. Ele engloba não só campanhas e ações que identificam como aumentar as vendas, mas também estudos científicos de utilização de cores, layouts, imagens e comportamentos do consumidor. A identidade visual faz parte deste guarda chuva que é o marketing. Identidade visual é parte das atividades de um designer e, geralmente, representa através de elementos formais a ideia de uma empresa, de um produto ou de um serviço.

A identidade visual começa com o seu logotipo (símbolo visual de algo). Cores, grafismos, fonte, personagens ou outras imagens que possam ser identificados pelos consumidores (imagem, slogan, taglines). É ela que vai representar o conceito da empresa e exercer um impacto profundo na construção do seu negócio ao longo da sua trajetória.
logotipo da Nike

Os logotipos acima representam não só uma marca, mas um conceito que será trabalhado através da comunicação (visual e não visual) e das campanhas de marketing. Ele nasce sozinho e vai tomando uma identidade própria a medida que esta marca vai se mostrando, através de anúncios, cartões de visitas, folhetos, materiais digitais, uniformes, placas, adesivagens, embalagens, etc. A marca é a junção de tudo: desde o nome e as cores até a representação gráfica, as letras, etc.

Identidade Visual

Na sua identidade visual, deve estar impresso, de forma metafórica, seus valores e o conceito que você quer passar (seriedade, saúde, tecnologia, segurança, etc.). Por isso, é importante investir em profissionais de design para fazer essa identidade visual (ou renovar a sua já existente). Alguém que possa traduzir todas estas subjetividades na forma de cores, letras, grafias, etc. Tudo começa com o MIV (Manual de Identidade Visual).

Manual de Identidade Visual

O MIV serve como referência e recomendação de como garantir a aplicação correta da sua marca em diferentes situações. Ele serve, por exemplo, para evitar a aplicação da sua marca em cima de cores que não combinam e para evitar a utilização de diferentes fontes nos seus materiais (o que gera uma confusão visual).

Todos estes erros são contornados pelo MIV, que te dá um guia completo de como aplicar sua marca através de cores que combinam, diferentes tamanhos e aplicações e as fontes que foram pensadas para você.

É um guia técnico que pode, inclusive, definir como será o layout dos e-mails que você envia e de todo o material gráfico (pastas, canetas, chaveiros, apresentações online, etc.) Basicamente, ele deve contar os seguintes tópicos:

A importância das cores

Outro fator fundamental na sua identidade visual são as cores. Já parou para pensar porque a maioria das empresas de alimentação usam as cores vermelho, laranja e amarelo? E por que empresas da área da saúde usam azul claro e verde água?

Tudo tem uma explicação e passa pela forma como nosso cérebro interpreta as cores e o que elas despertam em cada um. A aplicação delas no seu site, no logotipo e nas embalagens, por exemplo, tem muita importância na sua identidade visual. No cérebro humano, existe um campo de disputa, onde as cores podem ter conotações positivas ou negativas.

  • Branco: na cultura ocidental, simboliza a pureza e a inocência;
  • Preto: no geral, simboliza o mistério, o desconhecido e a sobriedade;
  • Cinza: neutralidade, discrição, futuro e tecnologia;
  • Vermelho: amor, dinamismo, poder, paixão, vitalidade e estímulo;
  • Amarelo: inteligência, felicidade e iluminação;
  • Azul: tranquilidade, confiança e autoridade;
  • Verde: juventude, esperança, natureza, sustentabilidade e cura;
  • Laranja: vitalidade e energia mental;
  • Marrom: estabilidade, solidez, segurança, natureza;
  • Roxo: arte, misticismo, sentimentos profundos e bravura.

Para escolher as cores da sua marca, é necessário ter um posicionamento de mercado definido. Que imagem você quer passar? Como você quer ser reconhecido? Qual o público que você quer atingir?  Estas respostas ajudam o designer a definir como a identidade visual vai ser composta e quais cores serão utilizadas.

Textos

Não é porque você vai escrever um e-mail ou mandar um orçamento que você deve deixar os elementos visuais de lado.  Lembre-se: a impressão que você causa também está nos pequenos detalhes.

Use uma folha timbrada (com um design personalizado, sua marca, endereço, telefone e site) para enviar seus orçamentos ou fazer seus contratos, por exemplo. Seu cartão de visitas deve ter uma unidade visual de acordo com o resto da empresa.

Materiais gráficos como folders, folhetos e flyers também devem estar na mesma sintonia. Em relação às apresentações de PowerPoint, por exemplo, tome cuidado para que todos da sua equipe usem o mesmo padrão de layout.

Uso de cores nas postagens em redes sociais (textos em cima de fotos ou letreiros em vídeos) ajudam a chamar a atenção. Assim como seu site, as cores das páginas, os detalhes dos botões, os pop-ups e os banners devem ser pensados de forma única.

Marca d’água

sala de estar com marca d'água

Marca d’água é uma assinatura quase invisível da sua marca que é usada nas fotos da sua empresa ou em folhas timbradas. Tudo muito transparente de forma a não atrapalhar a imagem principal. Sua principal utilidade é proteger os direitos legais e autorais de um material.

Também serve para promover sua marca numa leitura mais subliminar. É importante que ela seja discreta e não tire a leitura de algo ou a visualização de imagens. No exemplo acima, colocamos a uma marca d’água do Jetimob no centro da imagem.

Cuidar da sua comunicação visual é uma ótima forma de vender mais pois agrega valor ao seu negócio. Além disso, você imprime uma identidade própria. Nada mais horrível do que ter um material sem nexo com múltiplas cores, tipos de letras e sem definição.

Sem dúvidas, é um investimento muito necessário para a vida longa da sua marca e do seu negócio.

[Total: 2    Média: 1.5/5]