Sua presença online precisa ser bem pensada se você quiser ter resultados satisfatórias. Hoje, rankeamento e autoridade por meio do marketing digital são definidos através de diversas táticas e estratégias bem direcionadas e estruturadas.

Tudo isso porque você precisa chegar aonde o seu público alvo, de fato, está. Não existe mais a possibilidade de conseguir algo realmente bom “atirando para todos os lados”. E por fim, todos esses esforços irão criar o seu posicionamento no meio digital.

Quer saber se está realizando ações concretas e que contribuem para atrair clientes na internet? Não sabe por onde começar? Confira abaixo um checklist básico para saber como está a presença online de sua imobiliária. Descubra de forma rápida se ela está se posicionando de forma eficaz e consistente no ambiente online.

( ) Minha imobiliária possui uma identidade online bem definida

Como acabamos de falar, a forma como você se posiciona e se mostra no mundo virtual é muito importante. Mas o que isso significa? Diante das muitas opções de sites imobiliários que existem hoje, o potencial cliente deve se sentir mais atraído pelo seu, certo?!

Então, um bom posicionamento digital significa que você e o seu negócio imobiliário devem admitir uma postura consistente. Esta deve transmitir os valores da sua imobiliária de forma clara, concisa e , acima de tudo, coerente.

Em outras palavras, a identidade online do seu negócio deve refletir a integridade de um corretor, no qual o cliente, sem dúvidas, pode confiar. O tom utilizado por sua empresa para se comunicar no ambiente online deve estar em total sintonia com a identidade de sua imobiliária.

Além disso, o mercado online é, relativamente, novo e muitas vezes deixa o consumidor com um pé atrás na hora da compra. Quem nunca conheceu alguém que deixou de comprar pela internet porque precisava ver e tocar o produto para confiar nele?! Nesse contexto, é importantíssimo não cometer falhas significativas que questionem sua integridade como corretor.

Uma forma de evitar ou resolver tais incidentes é: esteja disponível. É inegável que a internet facilitou, e muto, os processos de vendas. Porém, o contato humano ainda é primordial para cultivar as relações entre o profissional imobiliário e o cliente.

Permita que exista a quantidade de diálogo que for necessária entre as duas partes. Como falamos algumas vezes aqui no blog, a experiência do consumidor é um dos fatores mais relevantes no processo de compra. Possibilitar que esta seja a melhor possível é uma excelente forma de conquistar seu lugar no mercado.

( ) Minha imobiliária possui um site personalizado e informativo

O site é uma das formas mais rápidas e fáceis de seus clientes chegarem até você. Nele, mantenha seus imóveis atualizados, tenha maneiras rápidas de possibilitar o diálogo com seu cliente e disponibilize informações de contato.

Já existe muito do mesmo. Portanto, dê atenção ao layout do seu site, prefira uma aparência limpa e personalizada que dê destaque para seus imóveis. Sua presença online deve transparecer seu profissionalismo e refletir sua personalidade como corretor. Afinal, é no site que as vendas irão se concretizar.

Nós já falamos, aqui no blog, sobre como a interface de um site influencia no processo de compra ou aluguel de um imóvel. Você ler mais sobre isso aqui.

( ) Minha imobiliária está bem posicionada nas redes sociais

Definir em quais redes sociais sua imobiliária vai estar é o primeiro passo. Para isso, é necessário conhecer seu público e ter certeza de que sua empresa terá condições de monitorar todas as páginas e perfis que criar.

É importante entender que existem maneiras de negociar nas redes sociais. Porém, isso não vai acontecer da mesma forma que no seu site.

Você deve entender que cada rede social possui um formato próprio de postagem. Isso porque, além de se diferenciarem como plataformas, também possuem diferentes espectadores. Procure sempre adequar cada post para cada uma delas.

É importante levar em consideração o real significado do “social” no meio das mídias sociais. As pessoas estão nestes ambientes esperando se conectar, compartilhar informações e experiências. A interação é uma das principais formas de manter o cliente ligado a você e ao seu negócio imobiliário.

Por isso, formas “alternativas” de contato, como através de grupos do Facebook, por exemplo, podem ser interessantes.

( ) Minha imobiliária consegue planejar ações, publicar conteúdos e medir resultados para fortalecer a presença online

Depois de decidir em quais redes sociais sua imobiliária se fará presente, é imprescindível que sejam planejadas e definidas ações para serem executadas. Desta forma, o cliente certo vai chegar até você.

É necessário estabelecer uma periodicidade e dedicar um tempo para postar conteúdo em suas redes sociais. Cuide essa frequência de postagens. Não existe a necessidade de postar todos os dias, vale testar o seu público e conferir as métricas disponibilizadas em cada rede.

É desta maneira que você poderá saber o que está dando certo e o que precisa ser modificado.

Diferente do marketing tradicional, o meio online deve proporcionar uma comunicação mais direta e uma relação mais próxima com o cliente. Isso, portanto, faz com que ele possa te passar um feedback quase que instantâneo sobre o seu serviço, e você deve acompanhá-lo com a humildade de quem procura sempre melhorar.

Por fim, confira com atenção cada tópico citado no checklist. Observe o que pode ser melhorado nos que já puder considerar como preenchidos e coloque em prática aquelas ações que ainda não são realizadas por você e sua imobiliária. Cuide da sua presença online, ela é imprescindível para o sucesso do seu negócio.

Dar atenção para o ambiente online pode atrair clientes, garantir vendas e fortalecer a imagem de sua imobiliária também no ambiente off-line.

[Total: 4   Average: 4.8/5]