Saiba tudo sobre UX Design e a experiência do cliente nas imobiliárias

Você sabe o que é UX Design? Para que serve esta área? Quais as formas de aplicá-la dentro do seu negócio imobiliário? E ainda, sabe quais ferramentas um bom UX Designer precisa dominar para deixar seu processo de vendas mais interativo? Vem descobrir tudo sobre a experiência que irá mudar a forma de pensar sua relação com um cliente.  

Esse termo, UX Design, se refere à experiência do cliente (User Experience) e compreende um complexo conjunto de fatores e elementos relacionados à interação do usuário com um produto, serviço ou sistema.

A principal preocupação do UX Design é para com os pontos de contato que o cliente tem ao se relacionar com uma marca, são eles: sites, aplicativos, lojas, call centers, chats online, máquinas, pontos de vendas e muitos outros.

O seu objetivo é tornar a interação do usuário com o produto, ou serviço, o mais fácil e simplificada possível. Um exemplo disso é a diminuição da quantidade de “cliques” para chegar de fato à venda.

O UX Designer, profissional da área, tem a função de compreender a necessidade do usuário ao utilizar um produto, ou serviço, para desenvolver uma interação mais próxima da satisfação possível. Já o UI Design, área semelhante àquela citada anteriormente, é focado na interface, ou seja, em que o usuário visualiza: as páginas de um site ou o layout de um aplicativo.

Vamos pegar como exemplo um site de imobiliária: O profissional de UI Design pensará na parte visual, nas telas, nos botões e em outros elementos gráficos que serão atrativos e fáceis para o usuário navegar. Enquanto isso, o especialista de UX Design irá pensar além, abrangendo não só a interface, mas também os pontos de contato por onde este usuário passou até chegar ao site.

Entre esses pontos encontram-se anúncios e landing pages, atendimento via telefone, chat online, e-mail, interação nas redes sociais e visita ao imóvel. Desde uma relação inicial até o produto final: a compra do imóvel.

Pense o seguinte: quando você, enquanto consumidor, decide fazer uma compra online, inicialmente buscará no Google um determinado produto (primeiro ponto de contato). Encontrará também a referência na página do Facebook (segundo ponto de contato). Além de ir até o site e falar através do atendimento online para tirar algumas dúvidas (terceiro ponto de contato).

Depois disso, você ainda irá para a página do produto para verificar características, benefícios, preço (quarto ponto de contato). Por fim, irá até o carrinho e efetuar a compra (quinto ponto de contato).

Se nesse processo, algum dos pontos não estiver agradável – uma página do Facebook defasada ou sem informações, um mal atendimento, um site com problemas – sua experiência final ficará prejudicada e o valor afetivo da sua imobiliária sofrerá uma desqualificação que pode afetar compras e indicações futuras.

Benefícios do UX Design

A usabilidade de um produto ou serviço é medida pela utilidade e por todo processo de experiência de compra. Um UX Design bem feito, e constantemente monitorado, potencializa suas ações de marketing e comunicação, dando a sua imobiliária um ‘up’ nas vendas. Alguns dos benefícios são:

  • Aumento dos clientes fiéis
  • Criação de valor percebido nos produtos e serviços
  • Aumento do valor da marca
  • Fornecimento de dados para compreender o comportamento de compra do seu cliente

Já que todo o processo é sistematizado, é possível entender como o seu cliente se comporta em cada um dos pontos de contato: porque um cliente entrou na sua página do Instagram, mas não clicou em nada? Por que o mesmo recebeu um e-mail marketing, mas não abriu seu anúncio? Se ele entrou no site, mas não visitou a página de imóveis, algo está errado!

Essas, e muitas outras, informações servem para ajustar seus esforços de marketing e vendas e para melhorar a usabilidade do seu produto/serviço.

Qual a importância do UX Design na sua Imobiliária?

Assim como qualquer outro tipo de negócio, você, gestor, deseja que seus clientes tenham ótimas impressões e experiências, que eles saiam plenamente satisfeito do processo de compra, das interações, da venda e do pós-venda.

Isto implica na ideia de que seus pontos de contato não devem ser apenas bonitos esteticamente, com fotos e cores agradáveis, mas devem também ser úteis e fáceis de acessar. O foco deve estar na perspectiva do usuário.

Alguns erros comuns no setor imobiliário:

Muitas opções de filtros de busca

Em muitos casos, menos é mais! O cérebro humano só consegue escolher até 5 opções (pense em você no supermercado, quando está em frente a várias marcas de shampoo…). A melhor forma de lidar com isso é ter poucos filtros e deixar que o usuário faça uma busca mais profunda quando estiver na página de resultados. Por exemplo, os sites do Jetimob possuem apenas 4 opções de filtro, o que facilita a vida do cliente e permite que a experiência se torne algo simples e prático;

Muitas opções de escolha para o próximo passo

Algumas interfaces acabam superlotadas, confusas e apresentando muitas alternativas de caminhos. Isto resulta numa confusão para o usuário, reduzindo a eficácia do seu site ou aplicativo. O que é mais importante em cada página? E o que está mais propenso ao clique do usuário? Explore os botões de “call to action’ e atividades direcionadas.  

Informações extremamente detalhadas

Nem sempre é bom ter tudo nos mínimos detalhes! Foque no que é mais importante, no que agrega valor, que mostra benefício. Pense naquilo que é importante para cada público: um cliente que irá comprar tem necessidades diferentes de um outro cliente que irá alugar. Da mesma forma, a captação de clientes para deixar imóveis à venda deve conter informações diferenciadas daqueles que irão deixar imóveis para locação.

Descuidar da usabilidade em dispositivos móveis

Seu site deve estar adaptado para smartphones, tablets, smart Tvs e além disso também ser responsivo. Isto quer dizer que ele se ajusta ao tamanho da tela do celular, facilitando a visão e usabilidade.

Pedir um voto de confiança muito cedo

Alguns sites disponibilizam informações mediante ao preenchimento de um formulário com inúmeros campos, tudo isso para ter o cadastro do cliente. A chance de desistência é enorme. O cliente ainda nem conhece sua imobiliária, não sabe se o que você tem para oferecer tem valor! Sempre explique o motivo de solicitar as informações e o por quê do cliente realizar aquela atividade.

Para um bom UX Design, é importante, antes de tudo, dominar a estratégia do negócio, saber onde se quer chegar e assim mapear e planejar os processos para, logo depois, replicá-los no sistema. Em paralelo, o profissional deve entender muito bem da necessidade, dores e dúvidas do seu cliente.

Junte essas informações com seus pontos de contato, de forma clara, simples e amigável e você terá um bom desempenho de UX Design.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.