Golpe do Boleto: corretor (a), é hora de ficar preparado!

O boleto bancário se popularizou muito no Brasil, e talvez por isso é que quem utiliza essa forma de pagamento tenha se tornado alvo de muitos casos de golpe. Existem tantas maneiras, online e offline, de burlar os boletos que circulam pelo mercado atualmente.

É preciso que você esteja sempre alerta para não ser enganado! Existem pessoas muito mal intencionadas querendo aproveitar de um deslize ou descuido seu.

Como evitar o golpe do boleto?

Quem utiliza um site imobiliário deve saber que o registro do seu domínio, ou seja, do endereço pelo qual todos vão poder acessar seu site, é pago anualmente. Como esse prazo é longo, é comum que a incerteza sobre a realização do pagamento exista, visto que a sua imobiliária efetua trocas financeiras todos os dias.

Também é comum que se utilizem termos mais técnicos e específicos para confundir quem está recebendo a cobrança. Uma das estratégias mais eficaz nesse golpe é o uso de um documento com aparência semelhante ao original. É importante que você tenha controle de seus serviços e, principalmente, fique atento a qualquer cobrança que chegar fora de hora.
O ‘Registro.br’ é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que utilizam o ‘.br’. No site, há um alerta sobre os boletos maliciosos. Caso seu site termine com ‘.br’, saiba que o Registro.br não envia mais boletos impressos ou via postal, em nenhuma circunstância.

Esteja preparado! Se seu domínio possuir registro no departamento ‘Registro.br’ e você receber algum boleto impresso, leia atentamente e perceba que se trata de um documento falso.

Além disso, atente-se para as seguintes informações:

  • Alguma linha ou frase contendo palavras como optativo ou facultativo.
  • Erros de português ou diferenças na estrutura visual.
  • Falhas nas faixas do código de barras
  • Os três primeiros números do código devem ser iguais aos números do registro do banco (como indica a imagem).

Outro aspecto que pode ajudar você, corretor ou gestor, a ficar alerta na hora de realizar um pagamento desse tipo de boleto é o valor.

Mesmo podendo variar, pois depende do período de manutenção escolhido para seu domínio (de 1 até 10 anos), é comum que a contratação seja anual e o valor cobrado por isso fique em torno de R$ 50,00.

Veja  exemplos de boletos falsos:

boleto falso 1 boleto falso 2

O que fazer caso caia em algum golpe?

É claro que existe a probabilidade de você, gestor ou corretor de imóveis, já ter pago algum boleto bancário falso por engano. O que fazer quando isso acontece?

Bom, a primeira atitude a ser tomada é tirar cópias do documento falso e do comprovante de pagamento, levando-os até uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência, e em seguida, entrando em contato com os responsáveis pelo serviço original.

Também existe a possibilidade de você entrar em contato com o PROCON mais próximo e registrar uma reclamação. É importante que você registre essa fraude, pois quanto maior for o número de ocorrências, mais provável que alguma providência seja tomada.

A Jetimob se preocupa com seus corretores e gestores, e é por esse motivo que alerta para que o cuidado seja intenso.

Vale sempre estar atento e preocupado com essas questões para não cair em nenhum golpe de boleto. Então, caso você receba uma fatura para pagamento, verifique sua procedência e validade antes de efetivar um pagamento.

Sempre certifique-se da existência real daquela cobrança para proceder com segurança, e não ser enganado ou pagar por serviços inexistentes e falsos.

 

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.