Computação gráfica como ferramenta de marketing

Ferramentas de tecnologia estão sendo cada vez mais utilizadas pelo mercado imobiliário. Elas funcionam como uma estratégia para criar uma conexão ainda mais forte e imersiva com o cliente na hora de fazer a negociação de um imóvel.  

Uma dessas tecnologias que o mercado imobiliário vem utilizando é a computação gráfica. Ela permite criar imagens realistas, detalhadas e até mesmo humanizadas de empreendimentos inteiros antes mesmo de o primeiro tijolo ser colocado na obra. 

Neste artigo você irá encontrar: 

O que é computação gráfica na arquitetura

As maquetes eletrônicas ou maquetes 3D são o resultado da Archviz (Architectural Visualization), uma técnica de computação gráfica utilizada na arquitetura com a função de projetar, comunicar e construir projetos.

A arquitetura 3D permite a visualização de um imóvel ou empreendimento inteiro, em todos os detalhes e em várias escalas diferentes. Assim, o cliente interessado na compra daquele imóvel na planta pode ter uma experiência imersiva com a construção, com uma imagem realista

Com a maquete eletrônica do imóvel, ele é capaz de ver como será o resultado final do imóvel. Desde os detalhes internos até a vizinhança completa, dependendo da complexidade das imagens apresentadas. 

Grasiano Baptista, Coordenador do Núcleo 3D Art da K2 Real Creative Solutions, conta que atende diversas construtoras e incorporadoras no setor imobiliário. Para isso, participa de diversas feiras nacionais e internacionais, como o Salão de Móveis de Milão.

Hoje, ele conta que algumas incorporadoras já deixaram de fazer os “decorados” e passaram a comercializar todo o empreendimento apenas com material publicitário criado com imagens de computação gráfica. 

Estratégias como esta podem agregar inovação para o marketing imobiliário e impulsionar a venda de imóveis.

Computação gráfica como ferramenta de marketing

A utilização da computação gráfica é uma importante ferramenta de marketing para a divulgação e venda de empreendimentos imobiliários, principalmente para imóveis ainda na planta. 

Esse recurso de construção de ambientes por imagens de computação é enxergado hoje como uma estratégia inovadora de marketing. 

Isso porque é possível comercializar um empreendimento inteiro apenas através da criação de seus ambientes digitais. Desde os cômodos, até sem a necessidade de um decorado físico para visitação.

Hoje já é possível criar uma campanha de vendas e materiais publicitários somente com o uso de imagens criadas por meio de computação gráfica.

Como utilizar no mercado imobiliário

Como vimos, uma das formas mais comuns de utilizar a computação gráfica no mercado imobiliário é por meio das maquetes eletrônicas. 

Mas, além de oferecer imagens realistas dos imóveis que ainda não estão prontos, também é possível criar tours virtuais desses empreendimentos. 

O tour virtual exibe uma captação completa de todo o  ambiente. Isso permite que o cliente navegue por toda a área e cômodos do imóvel. Com esse recurso de computação gráfica é possível arrastar a imagem para qualquer ângulo. Assim, o cliente tem uma visualização 360º do ambiente

Isso faz com que as descrições feitas pela construtora ou imobiliária sejam mais palpáveis e permite uma experiência muito mais realista para gerar segurança na decisão de compra.

Vantagens de usar a computação gráfica para vender imóveis

As vantagens na utilização de maquetes eletrônicas de imóveis são apontadas por Grasiano:

As técnicas que podemos utilizar para mostrar detalhes ou ângulos pequenos e apertados permitem uma apresentação muito mais eficiente, o trabalho que criamos é considerado uma obra de arte, com isso, o mundo virtual/digital não tem limites”, afirma. 

O maior diferencial é a capacidade de criar uma imagem ou vídeo tão realista que a pessoa consegue ver o resultado final. Com isso, experiências imersivas podem ser proporcionadas para os interessados no empreendimento.

Imagens realistas são os pedidos mais recorrentes, “é o que em 90% dos casos os clientes pedem”, afirma Grasiano. 

Outra prática de computação gráfica bastante utilizada pelo mercado imobiliário são as imagens ilustrativas de plantas humanizadas. A utilização destes recursos em sites ou mesmo em plantões de vendas e eventos do setor imobiliário proporciona experiências para o cliente. 

Criatividade e inovação são elementos que auxiliam na conquista pela atenção do cliente, podendo ser o fator decisivo na decisão de concretizar um negócio.

Visitar o apartamento decorado sem sair de casa

Uma das formas que a computação gráfica mais está sendo utilizada pelas construtoras e imobiliárias é com o tour virtual de ambientes decorados

Esse tour serve tanto para ajudar na venda de imóveis na planta, quanto de imóveis que já estão em construção ou concluídos, mas sem a necessidade de decorar o espaço físico ou da locomoção dos interessados.

Com esse recurso é possível que o cliente percorra todo o ambiente e visite cada cômodo sem precisar sequer sair de casa, tudo na tela do seu computador ou celular. Ter essa possibilidade pode ajudar muito a comunicação com clientes que têm pouco tempo disponível para ficar se locomovendo, digitalizando ainda mais a negociação.

Conhecer a vista do imóvel ainda na planta

Com o uso de drones e maquetes 3D, é possível simular a vista exata que cada unidade do empreendimento terá, independente do andar que está localizado. 

Assim, o cliente pode saber e visualizar a vista da janela da sua sala ou da sua sacada, por exemplo, mesmo antes de o imóvel começar a ser construído, ajudando na tomada de decisão para a compra.

As vantagens de utilizar computação gráfica para ajudar na venda de imóveis são muitas. Para o futuro, Grasiano aponta uma tecnologia no campo da computação gráfica que está chamando sua atenção. 

Os óculos de realidade virtual, como Hololens e Rift, me fazem imaginar que poderia ser construído um apartamento, por exemplo, e seria possível andar por ele com esses óculos, mas enxergando o espaço totalmente decorado e mobiliado, com várias opções de decoração que poderia ser escolhido de acordo com o perfil do visitante”, destaca.

A tecnologia pode ser uma grande aliada das estratégias de marketing imobiliário, quando pensadas para melhorar a experiência do usuário. Confira no nosso blog mais dicas de como vender imóveis na planta.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.