O que é micro audiências no mercado imobiliário?

Você sabe o que são micro audiências? É uma técnica de marketing digital em que você cria um público pequeno e específico e divulga uma campanha apenas para ele, aumentando as chances de realizar uma venda. Mas como isso funciona? E qual a aplicação das micro audiências no mercado imobiliário?

Veja bem: nesse post vamos falar sobre micro audiência e não sobre micro momentos. Apesar de compartilharem o mesmo primeiro nome, os dois distinguem-se bastante.

Se você tiver interesse em saber mais sobre micro momentos, temos um vídeo sobre o assunto que você confere abaixo:

O que é micro audiência

Em um post no blog do semrush, Raphael Lassance explica, com cases reais, do que se trata e como é aplicada a tática que ele chama de micro audience.

Em poucas palavras, essa é uma prática onde você cria uma campanha com um público alvo muito pequeno. E por muito pequeno você deve entender: o mais perto de 1(uma) pessoa que você conseguir chegar.

Claro que quando falamos em campanhas, nos referimos, principalmente, ao Facebook e Google Ads.

A ideia é atingir públicos muito bem definidos, ou seja, é ideal para um negócio onde você busca vender para um tipo muito específico de pessoa. E, nesse sentido, podemos pensar em sua usabilidade no mercado imobiliário.

As micro audiências no mercado imobiliário

Quando entendemos que essas campanhas atingem um número limitados de pessoas, entendemos também que é uma ótima forma de atingir nichos. Imagine que você está negociando um imóvel de luxo, em uma área nobre.

Os clientes que podem comprar aquele imóvel são poucos, e mais fáceis de identificar do que em um imóvel “comum”. Nesse caso, você teria muito a se beneficiar com a tática de micro audiência.

Mas antes de tudo é preciso que você entenda uma coisa: quem é sua persona.

Pensando além da persona

A prática de micro audiências funciona bem apenas quando você sabe com quem está falando. Quando você sabe exatamente com quem você está falando.

Portanto, entenda que as campanhas de micro audiências começam a fazer sentido, dentro do contexto do mercado imobiliário, num estágio mais próximo à compra. Elas fazem sentido quando você está em contato com alguém que está muito próximo à compra.

1. Criação da persona

Esse tópico se repete em muitos posts aqui no nosso blog, é verdade. Mas isso acontece porque a persona é um dos elementos mais importantes para o marketing digital de sua empresa.

Esse é o primeiro passo para qualquer tática de vendas no meio virtual, e nas micro audiências não é diferente. Personas bem definidas vão te ajudar a construir um marketing eficiente e capaz de obter o contato de diversos clientes em potencial (leads).

Caso você ainda não saiba, uma persona é um personagem semi-fictício que representa seu cliente ideal. Através da persona você vai entender como se comunicar com seu público, que tom usar, onde você precisa estar, etc.

Contudo, apesar de sua importância, as personas não serão suficientes para aplicar a técnica que estamos falando nesse post. Ela é apenas o primeiro passo e você vai precisar pensar em pessoas específicas.

2 . Captação de leads

Com sua persona definida, você precisa definir táticas de marketing, online e offline, para obter clientes em potencial.

Quando pensamos em estratégias virtuais, pensamos no seu posicionamento digital como imobiliária. Você pode investir em campanhas no Google por exemplo, ou no Facebook. Claro que, nesse caso, você estará pensando em campanhas “tradicionais”, pois essa fase ainda antecede as micro audiências.

Nesse momento, o que você quer é conseguir o contato de pessoas que estejam extremamente interessadas em seus imóveis. Você consegue isso através de técnicas de inbound marketing, como com um blog imobiliário, com práticas de mailing e até mesmo através das placas de imóveis.

Somente quando você estiver com esses contatos e informações dos clientes você poderá finalmente começar sua campanha de micro audiência.

Observação: Se você estiver planejando fazer uma campanha assim, você deve focar em conseguir informações bastante específicas dos seus clientes em potencial. Isso pode ser até o endereço atual deles. Existem algumas formas de conseguir isso de forma sutil, através de ligações ou contato pessoal. Ou menos sutil através de landing pages (onde você deve oferecer um conteúdo ou oportunidade em troca).

3. Realizando campanhas de micro audiência

Com os dados dos seus leads em mãos, você pode, então, criar campanhas específicas para eles.

Sim, a ideia das micro audiências é atingir apenas essa pessoa que você sabe que está interessada. Com o Facebook ou o Google Ads, é possível produzir uma campanha que divulgue, para pessoas específicas, imóveis específicos.

Vamos ver como isso funciona em uma campanha do Facebook, por exemplo.

Micro audiências no mercado imobiliário: como funciona na prática

Vamos imaginar uma campanha fictícia para entendermos melhor como funciona o processo de uma campanha de micro audiências no mercado imobiliário.

1. A importância da persona

Como falei anteriormente, as personas são o primeiro passo antes de pensar em qualquer estratégia de marketing. Para entender o que são personas, sua importância e como fazê-las, acesse nosso vídeo a seguir:

2. Definindo seu posicionamento digital

Definir bem seu posicionamento digital e as formas como você vai se comunicar na internet é extremamente importante. O seu posicionamento online diz respeito à sua imagem e também às suas vendas.

Isso se dá porque é através dele que você vai conseguir lead, que são seus clientes em potencial. Em nosso ebook sobre o assunto, abordamos como você deve se posicionar nas redes sociais e na internet como um todo para conseguir os contatos e informações desses clientes em potencial.

Outra forma de aumentar seu número de leads é através de um blog imobiliário. Se você quer saber como, pode acessar também nosso ebook sobre como criar blogs imobiliários de qualidade.

criação-de-blog-imobiliário

Apenas com esses e as informações que você obter deles é que você conseguirá aplicar a tática de micro audiências. Portanto, estude bastante sobre como aumentar esses leads, antes de seguir para o próximo tópico.

3. Micro audiências no mercado imobiliário com o Facebook ADS

Quando você estiver de posse das informações dos clientes, tudo que você precisará fazer é aplicá-las a sua campanha do Facebook ou Google ADS. No vídeo a seguir, eu vou te ensinar como fazer uma campanha para uma micro audiência no Facebook.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.