Topo
Corretor de imóveis, veja como otimizar seu dia a dia na prática

Dicas para otimizar o cumprimento de tarefas no seu dia-a-dia

São muitos os métodos, recursos, ferramentas, tecnologias e aplicativos que podemos utilizar para otimizar nosso dia a dia. Para o(a) corretor(a) de imóveis, assim como para diversos profissionais, realizar tarefas com mais agilidade e rapidez pode proporcionar mais tempo livre. Seja para fazer contatos, prospectar e realizar vendas, planejar os próximos passos ou, simplesmente, para descansar a mente. Afinal, quem não precisa, né?!

Antes de tudo, é importante é ser honesto consigo mesmo e definir quais métodos serão realmente mais eficientes para otimizar esse tempo de trabalho. Pode levar algum tempo até você descobrir qual forma é essa. Se for necessário, vá experimentando até se adaptar.

Algumas estratégias, por mais que possam demandar certo tempo para serem organizadas e desenvolvidas, podem trazer resultados melhores com duração a prazos extensos, além de lhe colocar em um. Mas, se você prefere soluções simples, também existem algumas que às vezes passam despercebidas mas que estão ao alcance de um clique e podem, sim, fazer a diferença na hora de realizar tarefas. Confira abaixo, algumas dicas que vão fazer você ganhar tempo e otimizar processos.

É necessário planejar

Um bom planejamento nunca deve ser dispensado. Planejar permite que você se organize e, ao se organizar, as chances de que tudo flua melhor são enormes. Nesse momento é importante traçar suas metas, objetivos ou suas tarefas do dia. Importante tanto para que fiquem claros para você, quanto para que seja possível analisar onde você se encontra em relação a eles: se está conseguindo alcançá-los ou se ainda está distante.

Alguns passos que podem te ajudar:

Faça listas

Essa é a melhor forma de visualizar o que você precisa fazer (nesse ou nos próximos dias, principalmente). No entanto, além de apenas listar, estabeleça uma ordem de prioridade entre elas: da mais urgente até a “posso resolver depois”. É comum que tenhamos muitas tarefas para fazer e, facilmente, podemos nos atrapalhar nas execuções,  não conseguindo concluir nada direito.

Utilize formas de calendarização

Ao passo que a listagem de tarefas ajuda na visualização, a calendarização vai te ajudar na sua própria organização e no cumprimento dos prazos. Defina os seus prazos de acordo com as suas necessidades pessoais, mas priorize cumprir tarefas com certa antecedência. Se algo não sair como planejado, você terá um tempinho sobrando para resolver sem comprometer outras obrigações.

Se você prefere anotações à mão, indicamos os planners como uma ótima opção para fazer seu planejamento. Eles se popularizaram há pouco tempo e são um sucesso entre os empreendedores e atarefados de plantão. Já se você se adapta melhor à agilidade do meio digital, o próprio Google oferece algumas ferramentas, como o Google Calendários ou as próprias planilhas no estilo excel.

Lazer, saúde e sono ajudam a otimizar meu dia?

Claro que sim! É sempre mais complicado conseguir realizar nossas obrigações de forma satisfatória quando algum desses 3 itens estão abalados, né?! Ao conseguir se organizar e planejar o que segue, você vai ver que sobrará um pouco mais de tempo para você utilizar em benefício próprio.

Não se culpe por usá-lo em mais tempo de sono, para sair com quem você gosta, fazer uma viagem ou praticar algum esporte. É uma retroalimentação. É importante. Um bom rendimento certamente está muito conectado com bons momentos de lazer, uma boa saúde e o sono regulado.

Mas, se você chegou até esse post buscando soluções um pouco mais práticas, listamos algumas dicas a seguir.

Utilize os benefícios que seu navegador oferece

Para acessar a internet, você precisa escolher um navegador como por exemplo o Google Chrome ou o Mozilla Firefox. Cada um deles possui inúmeras possibilidades e recursos. Caso você precise acessar todos os dias os mesmo sites ao abrir seu navegador, já pensou em salvá-los para que inicializem sozinhos?

No Google Chrome, você pode ir em Configurações e personalizar a Inicialização. Desta forma, não será mais necessário digitar todos aqueles endereços e abrir as várias abas que você costuma acessar todos os dias. Esse é apenas um dos recursos disponíveis nesse navegador. Também não esqueça de utilizar as ferramentas mais comuns dos navegadores como a opção de Favoritos, por exemplo.

Não se apegue tanto aos post-its ou blocos de papel

Muitas vezes, é difícil abandonar o hábito de registrar todas as informações em pedaços de papel, bloquinhos, cadernos e cadernetas. Se você confia mais neles do que nas tecnologias e nos recursos online, experimente fazer essa transição aos poucos. Se dê a oportunidade de tentar novos processos, utilizar outras ferramentas e aposte no que já está mudando a rotina de muitos(as) corretores(as) de imóveis.

Ao realizar um atendimento na sua imobiliária, por exemplo, se você registrar tudo em seu sistema de relacionamento com o cliente, aqueles dados estarão registrados lá para você acessar facilmente em um novo atendimento para o mesmo cliente.

Sem dúvidas, o que realmente conta no que diz respeito a otimizar o seu dia-a-dia é a sua própria adaptação. Mas vale considerar que receber uma notificação lembrando você de algum compromisso pode agilizar muito mais sua rotina do que ter que consultar a agenda de papel várias vezes no dia. A tentativa de migrar para o mundo digital é bastante válida.

Esteja sempre se atualizando

A quantidade de aplicativos que podem ser utilizados por você, hoje, são quase infinitos! Pense nas suas necessidades e busque por algum recurso que vá lhe ajudar a solucioná-la. Para auxiliar você nessa busca, confira o post Imobi Day: 10 ferramentas para o corretor de imóveis. Nele trazemos alguns exemplos como Evernote e o CamCard que podem ser muito úteis para profissionais do mercado imobiliário. Não esqueça de conversar com seus colegas, estar ligado em sites de tecnologia e blogs que podem lhe trazer uma resposta nova para algum antigo problema que você sempre quis solucionar.

Às vezes ao modificar um método e utilizar uma ferramenta nova, você nem percebe o quanto aqueles segundos que você ganhou ao otimizar uma tarefa vão ser valiosos para você. Parece que nosso dia está se tornando cada vez mais curto. As tarefas só sabem se multiplicar, por isso é preciso encontrar novas ferramentas e recursos que possam nos ajudar a tornar o dia a dia mais fácil. Esteja atento(a), disposto a modificar antigos hábitos e a ter uma rotina mais ágil, produtiva e eficaz.

[Total: 0    Média: 0/5]