A gestão financeira é de extrema importância para o funcionamento pleno de sua imobiliária. Mas como um software financeiro para imobiliárias pode ajudar a controlar os aluguéis que você gerencia?

Como eu já falei aqui no blog, a gestão financeira é um dos aspectos mais importantes para quem gerencia uma imobiliária. Garantir que a sua empresa está se tornando um negócio verdadeiramente rentável pode ser um desafio.

Trabalhando com locação, em particular, essa questão pode ser ainda mais nebulosa.

Por isso, um software financeiro para imobiliárias pode ser essencial. Através dele você conseguirá automatizar a maioria dos processos da sua imobiliária, economizando tempo e dinheiro.

Automatizando os processos de locação

Um dos tópicos que levantei no início desse texto é o da automatização. De forma geral, essa é a maior vantagem em todo o processo de digitalização da sua imobiliária.

Não apenas a gestão financeira é beneficiada por esse fator, como a de pessoas, a do seu tempo e a dos seus imóveis.

O principal processo a se tornar automático é o de cobranças de aluguel. Com o software adequado, o fluxo de caixa fica mais simples e é possível controlar melhor suas cobranças e possíveis inadimplências.

O software financeiro e o fluxo de caixa

Acompanhar o fluxo de caixa é essencial para o bom funcionamento da sua imobiliária. Ou seja, você precisa acompanhar ganhos e gastos de forma eficiente.

Mais que isso, você se torna capaz de prever essa movimentação e se planejar da maneira mais eficiente.

Através de um software financeiro, o lançamento de cobranças se torna o mais automático possível. Não apenas isso, como também podem ser adicionados créditos e débitos à imobiliária, locatário e locador.

Esses créditos e débitos podem ser relacionados à:

  • Valor do condomínio;
  • IPTU;
  • Valores dos honorários.

Com a ajuda do sistema, esses valores são adicionadas de forma automática às cobranças, facilitando o fluxo de caixa.

Controle suas cobranças com o software financeiro

As cobranças são tão importantes quanto complicadas. De forma direta ou indireta, elas são as causadoras de muitos dos atritos entre imobiliária, locador e locatários.

É preciso, então:

  1. Efetuar as cobranças de maneira eficiente e organizada;
  2. Monitorar possíveis inadimplências;
  3. Manter um bom relacionamento com os clientes.

Nos 3 tópicos acima, o software financeiro possui impacto positivo. Vamos falar sobre eles separadamente.

1. Efetuando as cobranças com eficiência

Através do software você consegue aprimorar seu sistema de cobrança de 2 maneiras.

A primeira diz respeito a organização que ele proporciona. Tendo fácil acesso aos seus contratos, fica mais fácil verificar que cobranças estão prestes a ser realizadas ou aquelas que já estão inadimplentes.

No caso das cobranças serem presenciais ou através de transferência, você pode liquidá-las manualmente no sistema. Já no caso dos pagamentos através de boleto, esses são computados automaticamente pelo sistema.

2. Monitorando inadimplências

Assim como é mais fácil monitorar os pagamentos, é também mais fácil monitorar quando eles não são realizados. O software financeiro para imobiliárias vai gerar faturas a partir dos pagamentos liquidados.

Através dessas faturas se observa pagamentos corretos e incorretos. É possível também gerar extratos que podem ser impressos ou enviados para locador e/ou locatário – seja por e-mail ou por WhatsApp.

3. Preservando a relação com o cliente

Todo o processo de inadimplência pode ser bastante estressante para sua imobiliária. É apenas justo que você sinta a urgência de cobrar o que lhe é devido.

Contudo, é nesse momento que a relação com locador e locatário deve ser a melhor possível.

Você pode até pensar que não se abala em cobrar pois prefere não fazer negócios com uma pessoa endividada. Contudo, aquela pessoa certamente tem contatos com quem poderá criticar sua imobiliária – e você nunca sabe o alcance que isso pode ter.

Veja bem: é essencial que você cobre o que lhe devem. Porém isso deve ser feito com tato. Inverdades podem se espalhar com facilidade, o que pode sujar o nome da usa imobiliária.

E como o software pode ajudar nisso?

Como falei antes, o software financeiro para imobiliárias auxiliará você a enxergar e aprimorar seu fluxo de caixa. Dessa forma, é possível entender o verdadeiro impacto da inadimplência no seu negócio.

De acordo com esse impacto, você pode ter uma reação mais extrema ou mais tranquila com relação à cobrança.

Se o não pagamento possuir um impacto muito pequeno nas suas despesas, você tem muito mais a ganhar tentando entender o locatário. Isso significa ir atrás e descobrir os motivos causadores da inadimplência. Negociar com o locatário.

CTA-guia-de-fidelização

Claro que nem sempre você poderá se dar ao luxo de se abrir a esse tipo de diálogo. Porém, se puder, criará uma ligação muito íntima com esses clientes, que certamente terão muitas coisas boas para falar sobre sua imobiliária.

O software financeiro para imobiliárias facilita os repasses

Nos parágrafos anteriores falei sobre as cobranças e sua importância. Além disso, abordei as facilidades que o software financeiro traz nesse quesito.

De fato, a cobrança é de extrema importância e a partir dela sua imobiliária poderá fazer os repasses adequados para o locador, o corretor e também absorver o valor devido. Acontece que esse repasse também é facilitado por um sistema financeiro – que o faz automaticamente.

Com o software você consegue definir porcentagens ou valores definidos para cada um dos repasses – já no momento da criação do contrato. Com isso definido, ele trata de realizar os repasses.

Esses repasses já consideram o fluxo de caixa. Ou seja, todos os valores e taxas (que já citamos anteriormente) também são inclusos automaticamente.

O que sua imobiliária ganha

No final das contas, sua imobiliária sai ganhando de várias formas. Primeiramente, o sistema permite que você se organize melhor.

Com o fluxo de caixa facilitado, você consegue observar melhor o aspecto financeiro da sua imobiliária e agir de forma mais direta no que for mais urgente.

As cobranças, como um todo, não se perdem e não são esquecidas. A inadimplência é acompanha com mais eficiência.

Concluindo, você gasta menos tempo e dinheiro com atividades desnecessárias e consegue focar seus esforços em atividades que tragam desenvolvimento real para sua imobiliária.

[Total: 0   Average: 0/5]