Como os portais de imóveis podem te ajudar na estratégia de marketing imobiliário


Tempo de Leitura: 7 minutos
A relevância da internet no marketing imobiliário é algo notório. Os meios de comunicação tradicionais se mantêm relevantes, mas é também incontestável que perderam muito do seu alcance. Uma perda quase que proporcional ao aumento dessas qualidades no meio digital. Os anúncios de portais de imóveis são, dentro do meio digital, uma ótima opção de marketing imobiliário. Tendo isso em vista, para uma boa campanha de marketing imobiliário é importante que se invista em várias frentes. Isso se dá principalmente para garantia de alcance de público amplo, se valendo do poder de comunicação e do prestígio de cada formato. Quanto aos meios de comunicação tradicionais é fácil identificar o papel de cada veículo dentro de uma estratégia de divulgação, por serem terreno há muito explorado. Contudo, o marketing imobiliário, apesar de ser cada vez mais requisitado e estudado, ainda gera muitas dúvidas em alguns profissionais. Que tipo de ação gera mais resultado ou traz resultados mais relevantes nesse ambiente? Site, blog, redes sociais, e-mail ou marketing? Uma resposta razoável é que a soma de todas essas ações colabora para uma divulgação eficiente, especialmente se pensadas a médio e a longo prazo. Isso se dá porque todas, a seu modo, atingem um público de interesse e mantém em permanente evidência o conteúdo de sua marca a custo baixíssimo. Ações que incluem, também, os portais de imóveis.

As vantagens dos portais de imóveis

Há muitos motivos para considerar investir em anúncios de portais de imóveis ao se elaborar um planejamento de marketing imobiliário. Podemos destacar:

Visibilidade e divulgação espontânea

Portais de imóveis tradicionais e de prestígio costumam receber um volume cobiçado de visualizações diárias e de forma espontânea e orgânica. Esse volume, dividindo entre as diversas opções de imóveis em seus catálogos virtuais, pode somar mais acessos do que a sua página, principalmente se for uma página recente. Para igualar tal fluxo seria preciso investir uma quantia considerável de dinheiro. Dependendo da quantia, o custo benefício acaba por ser menor do que alugar um espaço em um desses portais. Outro lado positivo de anúncios de portais de imóveis é que, além de dar maior visibilidade a seus produtos e a sua marca, esses sites costumam investir, eles próprios, em divulgação. Isso acaba por beneficiar seus clientes indiretamente. Assim, você só precisaria manter seus anúncios ativos. É como se estivesse dentro de uma associação. Você paga uma mensalidade ou anuidade e recebe benefícios exclusivos, maior visibilidade, canais de comunicação ágeis, navegação intuitiva, etc. Isso porque é prática dos portais de imóveis promover melhorias constantes em seus espaços virtuais. Isso acontece para melhorar a experiência dos usuários e o rendimento das vendas, sempre se pautando por pesquisas de mercado.

Ranqueamento nos buscadores

Pesquisas apontam que a maioria dos usuários se limitam aos resultados da primeira página para procurar um produto ou serviço. Por isso, o melhor dos cenários para quem tem um anúncio de imóvel na internet é aparecer na primeira página de resultados dos principais buscadores da internet, como Google, Bing, Yahoo e outros. Os portais de imóveis têm mais possibilidades de ranquear rapidamente seu produto na primeira página. Primeiro porque normalmente cuidam em atender os principais critérios de SEO, justamente com a finalidade de ranqueamento. Segundo porque costumam receber vários links externos e ter suas páginas linkadas em sites de terceiros, um dos critérios dos buscadores para medir a credibilidade e autoridade de um site. E por último porque são mais antigos (no caso de alguns portais), o que é outro critério que favorece “ranqueamento” de páginas.

Custo benefício

Anúncios de portais de imóveis são interessantíssimos para o marketing imobiliário em razão do seu custo benefício. Comparando com os veículos tradicionais, como a TV e o rádio, o valor a ser investido é bem menor. Além disso, com a massificação da internet graças aos dispositivos móveis e o consequente aumento diário de horas na frente de telas, os resultados obtidos no digital podem igualar, ou até mesmo superar, os obtidos em canais de comunicação convencionais. Esses resultados, no caso, dirão menos respeito a números brutos e mais sobre a capacidade de atingir apenas o seu público. Isso se deve à capacidade do meio digital de segmentar público, de direcionar e de filtrar conteúdos para os usuários, considerando como base os interesses anteriores registrados em suas atividades na web, o que torna as propagandas muito mais eficientes. Ou seja, valores muito mais baixos para resultados mais específicos e certeiros. Uma equação atrativa para o orçamento de qualquer pessoa ou empresa em qualquer mercado - e não é diferente no imobiliário.

Escolhendo o portal de imóveis

Falamos sobre os benefícios e a importância de anunciar em portais de imóveis dentro de um planejamento de marketing imobiliário. Agora, vamos falar sobre quais são os melhores critérios para decidir em quais deles investir:

Orçamento

Primeiro, você deve avaliar qual o tamanho do seu orçamento e fazer uma seleção dos portais mais influentes. A lógica é: nem tão oneroso ao ponto de comprometer todo o seu orçamento em marketing imobiliário, afinal, o ideal é investir em várias frentes; e com valores nem tão modestos, porque é sinal de que o site não tem tanta visibilidade, o que pode não valer a pena, mesmo com o custo baixo.

Mire os concorrentes

Em que lugar os seus concorrentes estão anunciando? Ficar de olho na movimentação dos competidores pode ser um bom termômetro sobre os portais que dão retorno. Um bom benchmarking pode trazer insights sobre os portais. Benchmarking imobiliario

Navegação fácil

O portal é bom para navegar, pesquisar imóveis, conferir produtos e obter dados de contato de vendedores? É prático para enviar seus anúncios e mantê-lo atualizado? Porque se acabar gerando dor de cabeça nesses aspectos,  pode não valer a pena pagar por esses transtornos.

Interação com redes sociais

Como é a interação do portal de imóveis nas redes sociais? Grande parte do público passa o dia nessas redes e costumam se comunicar e se informar nesses meios. Não estar presente nessas plataformas é se manter alheio a um contingente enorme de possíveis consumidores.

Anúncios de portais de imóveis podem fazer a diferença

Concluindo, fazer anúncios de portais de imóveis é uma grande estratégia de marketing dentro do mercado. Os custos relativamente baixos em comparação com o aumento na visibilidade dos seus imóveis e da sua marca são prova disso. Então estude, planeje bem como fará estes anúncios e observe os resultados (mudando se necessário). Investindo em mídias que tragam um bom retorno, você só terá a ganhar. Além disso, aumentará cada vez mais suas vendas e/ou aluguéis. Guestpost escrito pelo blog do Portal 321achei.

Relacionados