6 práticas para melhorar sua gestão imobiliária

Imagem ilustrativa de uma gerente implementando a gestão imobiliária em sua empresa.

O mercado imobiliário vem crescendo cada vez mais, isso não é novidade, e embora isso seja muito bom para os negócios, esse crescimento exponencial também significa que a concorrência também vem aumentando.

Esses fatores externos, entre outros, devem ser analisados com atenção. Além disso, para ter uma imobiliária de sucesso, é necessário estar atento a fatores internos, ou seja, é indispensável ter uma boa gestão imobiliária.

Esse tópico é de extrema importância para a saúde de seu negócio imobiliário, pois pode impactar diversas áreas de sua empresa imobiliária, desde a organização interna até mesmo a qualidade do atendimento dos clientes.

Por isso é indispensável que você saiba sobre o que se trata a gestão imobiliária, qual sua importância, e formas de melhorar a organização da sua empresa. Por causa disso, separamos esse conteúdo com dicas para você ter uma boa gestão em seu negócio.

Tópicos que você encontrará nesse artigo:

O que é gestão imobiliária?

A gestão imobiliária consiste em uma combinação de práticas, técnicas e ferramentas, com o objetivo de manter os processos da empresa funcionando de maneira eficiente, mesmo em tempos de crise.

Normalmente, a gestão é dividida em algumas áreas, que são:

Gestão financeira

Basicamente, a gestão financeira tem como responsabilidade manter organizadas as entradas e saídas do caixa da imobiliária, que podem variar muito devido à inconstâncias das vendas da empresa ao longo dos meses.

No entanto, é necessário lidar com gastos fixos, como contas de luz, água e se for o caso também com o aluguel. Além disso, é preciso considerar a folha de pagamento dos funcionários e a comissão dos colaboradores.

Por isso é importante tomar algumas providências, como um planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo. 

Além disso, é recomendável investir em um fundo de reserva, de modo que a imobiliária consiga se manter em funcionamento durante momentos de crise.

Gestão de patrimônio

Nesse caso, a gestão de patrimônio diz respeito ao catálogo de imóveis, isto é, os produtos que a imobiliária negocia, seja por vendas ou locação.

É necessário ter conhecimento sobre esses imóveis, as questões contratuais de cada um, avaliando diversos fatores, como por exemplo, seu potencial de valorização.

Gestão de clientes

Essa é uma parte muito importante para o processo de vendas em geral, pois é necessário entender qual é o seu público-alvo, o que muitas vezes não recebe tanta atenção. 

Esse processo pode ser facilitado por novas tecnologias que surgem com o tempo, tanto para descobrir a persona do seu negócio, quanto para alcançar novamente pessoas que já visitaram seu site, através do remarketing.

Gestão de pessoas

Uma das primeiras coisas que associamos quando pensamos em imobiliárias, ou no mercado imobiliário como um todo, são os corretores de imóveis. Esses profissionais se tornaram a cara do negócio. 

Por isso, a gestão de pessoas é importante nesse processo. Deve-se tomar muito cuidado ao contratar os corretores, tendo em vista que é comum que esses profissionais não tenham vínculo empregatício com a empresa

No entanto, a imobiliária não é composta apenas por corretores. Existem diversos outros profissionais que garantem seu funcionamento correto.

Quais os maiores desafios da gestão imobiliária?

O mercado imobiliário é muito diversificado. No entanto, pode sofrer interferências de diversos fatores, desde a economia até a região em que a imobiliária está localizada. 

Por isso, é necessário estar atento aos desafios presentes nesse tipo de negócio.

Comissionamento

Um dos principais problemas da gestão imobiliária está relacionado ao aspecto financeiro, mais especificamente ao comissionamento dos corretores de imóveis.

Pois os corretores recebem uma porcentagem do valor dos imóveis negociados. Portanto, caso um mês seja melhor que o outro, esse valor irá variar.

Assim, além de representar um desafio para o corretor, que precisa ter um bom controle financeiro, também exige esforço adicional por parte da equipe de contabilidade do negócio.

Isso ocorre devido à necessidade de calcular a porcentagem de comissionamento, que pode variar de acordo com o tipo de imóvel, bem como a quantidade de imóveis negociados.

Falta de flexibilidade

A rotina no mercado imobiliário dá a impressão de ser flexível, no entanto, nem sempre é assim que funciona.

O que frequentemente acontece que profissionais do mercado imobiliário ficam sobrecarregados em algumas tarefas, como deslocamento e documentação.

Gestão de aluguéis

Outro ponto que pode fazer com que as imobiliárias percam bastante tempo, é a gestão de aluguéis. Isso pois essa operação envolve diversas tarefas, como por exemplo:

  • Realizar a gestão de contratos;
  • Fazer os repasses de valores;
  • Cuidar da gestão de contratos.

Essas são apenas algumas das tarefas que precisam ser realizadas quando se trabalha com locação de imóveis. Tais processos podem ser dificultados ainda mais caso o negócio imobiliário não utilize um sistema de gestão adequado.

Além de saber quais são as dificuldades da gestão imobiliária, é importante também saber como melhorá-la.

6 práticas para melhorar sua gestão imobiliária

Uma forma de conseguir otimizar a sua gestão imobiliária, é com a utilização do Business Process Management (BPM) ou Gerenciamento de Processo de Negócio.

Essa abordagem tem como objetivo sistematizar e facilitar os processos nas empresas, fornecendo informações essenciais sobre o funcionamento desses procedimentos.

Isso possibilita a implementação de melhorias e o gerenciamento mais eficiente, considerando o negócio como um todo.

Para aplicar o BPM em sua empresa imobiliário, é necessário ter conhecimento de algumas práticas, tais como:

1. Mapeie os processos atuais

Primeiramente, é necessário ter em mente quais são os processos atuais da sua empresa. Então, os primeiros passos são:

  • Descobrir quais e quantos são os processos atuais;
  • Descrever minuciosamente os processos realizados dentro dos setores do seu negócio imobiliário;
  • Definir os objetivos de cada um deles.

2. Preencha a cadeia de valor

Após realizar o mapeamento de processos, é hora de preencher a cadeia de valor do seu negócio. 

Para isso, é necessário estabelecer quais são os processos primários que asseguram a gestão do seu negócio. Em seguida, determinar os procedimentos de suporte e, por último, os que geram retorno financeiro.

3. Certifique a eficácia da estratégia

Nesse passo, é hora de definir como as coisas irão ocorrer. Além disso, é necessário analisar, comparar e, caso seja necessário, revisar. 

Ou seja, nessa etapa é necessário colocar em prática a estratégia do seu negócio, mas mantendo-se atento aos resultados. Conforme eles forem chegando, essa estratégia deve ser revisada e aprimorada.

4. Defina o que é importante

É necessário também diagnosticar as causas dos problemas que impedem a melhor realização dos processos do seu negócio imobiliário. 

Após isso, é preciso elencar os procedimentos que agregam mais valor.

5. Divulgue os diagnósticos

É necessário transmitir aos colaboradores da empresa o diagnóstico feito durante a fase de análise de processos.

6. Defina como o processo deve ser realizado

Por fim, o último passo é propor as melhorias identificadas nas etapas anteriores, descrevendo minuciosamente como os processos identificados devem ser realizados

Embora adotar essa abordagem pareça difícil, utilizar a tecnologia pode ajudar muito na definição e otimização dos processos.

Como usar a tecnologia para aperfeiçoar esse processo?

Como visto, a gestão imobiliária pode ser complicada em vários aspectos. No entanto, com o uso de novas tecnologias, é possível facilitar essas interações.

Por isso, é importante conhecer as formas de facilitar esses processos com o uso da tecnologia. Além de ajudar na avaliação dos processos existentes, a tecnologia pode auxiliar na obtenção de dados importantes para suas atividades de vendas e locações.

Business intelligence

Basicamente, o BI (Business Intelligence) é uma tecnologia voltada para a análise de dados, com o objetivo de fornecer informações que auxiliarão na gestão do seu negócio imobiliário.

Um sistema de BI compreende uma série de ferramentas que variam de acordo com o tamanho do negócio. Quanto mais complexo for o negócio, mais robustas são essas ferramentas. 

Além disso, antes de implementar as ferramentas, é importante estabelecer um processo claro e uma metodologia de coleta de informações. Por isso, é importante seguir os passos para incorporar esse sistema. 

1. Selecione os processos

Assim como no caso do BPM, o BI (Business Intelligence) requer uma análise dos processos utilizados na sua empresa imobiliária. Portanto, é necessário selecionar alguns processos mais críticos

É importante ressaltar que são necessários cerca de 6 meses para obter dados confiáveis.

Por exemplo, em um processo de venda de imóvel, é necessário definir como será conduzida a venda desde o momento em que o cliente entra em contato (esse contato pode ocorrer por diversos canais) até a assinatura do contrato. 

É preciso analisar diversos fatores, desde os documentos necessários até a forma de realizar a visita e a entrega das chaves.

2. Defina os indicadores para sua gestão imobiliária

É preciso definir os indicadores críticos para o processo de gestão imobiliária do seu negócio. Por exemplo, digamos que você queira saber quantos contatos foram necessários com o cliente para fechar um contrato de venda, como no exemplo acima.

Sob essa perspectiva, a etapa do funil de vendas "contato" deve ser preenchida corretamente e estar atualizada, assim como o campo "fechamento" deve ser preciso e atualizado.

3. Analise os dados

Uma vez que os dados estejam corretos e você tenha um histórico considerável, comece fazendo análises simples. Levando em conta o exemplo de um processo de vendas, estabeleça qual o número necessário de contatos para levar ao fechamento.

Ao utilizar esse processo, é possível identificar maneiras de melhorar os resultados, como por exemplo, reduzir a quantidade de contatos necessários para fechar um negócio.

Esse é apenas um exemplo de análise de dados, e é importante considerar diversos tipos de informações sobre o cliente.

Nesse sentido, uma ferramenta que pode ser muito útil para gerenciar os leads da sua empresa imobiliária é o CRM Imobiliário.

CRM Imobiliário

Como mencionado, o CRM imobiliário pode ser de grande ajuda para coletar dados sobre seus clientes e gerenciar novos leads, no entanto, essa ferramenta vai além disso.

O CRM auxilia a equipe da sua imobiliária a oferecer um excelente atendimento aos clientes. Desse modo, disponibilizando diversos recursos, desde o controle de novos leads, como mencionado anteriormente, até a gestão de equipes de seu negócio.

Em outras palavras, essa ferramenta auxilia sua empresa em todo o processo de negociação de imóveis, ajudando nas vendas e na gestão do tempo da sua imobiliária,

Portanto, o CRM é indispensável se o seu objetivo é implementar a gestão imobiliária em seu negócio. Então, se seu negócio ainda não possui essa ferramenta, realize hoje mesmo um teste grátis de nosso CRM imobiliário.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.