Topo
como abrir uma imobiliária

Como abrir uma imobiliária e fazer sucesso no ramo dos imóveis?

Se você nunca fez parte do ramo imobiliário e quer iniciar nessa carreira ou quer aperfeiçoar a sua empresa, você vai adorar as nossas dicas. Neste post vamos lhe mostrar como abrir uma imobiliária e ter êxito no ramo imobiliário.

Já de antemão vamos lhe dizer que não é uma tarefa fácil, por isso vamos dar esses conselhos para que você esteja preparado para iniciar nesse tipo de mercado. Sabemos que muitos querem saber como abrir uma imobiliária porque acreditam que dá muito dinheiro, mas ninguém fica rico sem muita dedicação e esforço.

Essas dicas para iniciantes vão lhe ajudar tanto no âmbito de crescimento profissional pessoal quanto no âmbito de trâmites legais necessários para você abrir a sua imobiliária.

As imobiliárias têm feito muito sucesso e esse tipo de empresa cresceu muito nos últimos anos. Isso se deve à facilitação que ela dá para quem quer comprar um imóvel e o proprietário que quer vender.

É bem mais fácil contratar uma imobiliária para se encarregar de vender o seu imóvel do que você mesmo ter de atender todos aqueles que se interessarem em comprar, não é? Por isso uma imobiliária facilita. Ela intermedia a compra ou aluguel de um imóvel e lucra com comissão sob o valor dele.

Além disso, quem está procurando um imóvel para vender também pode preferir contratar uma imobiliária. Ela se encarrega de procurar imóveis que atendam às necessidades do cliente e assim você não precisa ir à caça sozinho.

Como abrir uma imobiliária de sucesso

Então se você, corretor de imóvel, quer saber como abrir uma imobiliária, leia à seguir as dicas que vamos te passar para você se dar bem no ramo imobiliário.

Tenha um plano de negócio

É importante que você tenha um plano de negócio. Desse modo, você pode entender como vai funcionar a sua imobiliária, estabelecer metas e jeitos de cumpri-las, evitar erros frequentes na inauguração, além de ter um guia para essa nova e tão importante etapa.

Tenha missão, visão e valores da imobiliária bem definidos, leia o post da Jetimob para saber como definir isso.

Com um plano de negócios, seu trabalho fica muito mais organizado e você consegue ter mais visão de sua empresa. Assim, a sua imobiliária será bem administrada antes mesmo de ser inaugurada.

Seja profissional

No post sobre dicas de atendimento e satisfação do cliente nós já falamos que o cliente é a peça mais importante do seu quebra-cabeça, no caso o processo de venda. Mas, para enfatizar, nós repetimos.

É extremamente importante que você, corretor de imóveis, saiba ser profissional na hora de abrir uma imobiliária. É seu dever atender os seus clientes da melhor maneira possível, pois, afinal, são eles que pagam o seu salário. Além disso, quando eles se sentem bem atendidos, podem acabar te indicando para outras pessoas.

Além do atendimento ao cliente, ser profissional também implica em cumprir o seu trabalho de forma dedicada e esforçada. Tenha conhecimento do ramo empresarial e imobiliário, assuma riscos, tome decisões e seja organizado. Se for assim, você se dará bem ao abrir uma imobiliária.

Divulgue seus serviços

Fazer a sua propaganda é imprescindível. Sabemos que a publicidade tem gerado bom retorno àqueles que investem em anúncios e marketing de seus produtos e, sendo assim,  sua imobiliária também deve ser anunciada.

Faça propaganda de boca a boca e divulgue muito sua imobiliária. Seja com cartazes, online, cartões de visita, site para imobiliárias ou jornais. É importante que isso seja feito para se tornar conhecido nesse ramo e nas suas áreas de atuação.

As pessoas que irão ver sua imobiliária sendo bem anunciada terão a sensação de confiança, uma vez que aquilo que é mais conhecido, consequentemente parece melhor. Se não fosse bom, não seria tão conhecido, né?

Portanto, além de divulgar sua empresa, certifique-se de prestar um bom serviço. De nada adianta alcançar muitas pessoas com o anúncios, mas perdê-las na hora de atendê-las. Saiba como captar as pessoas e torná-las suas clientes.

Documentos necessários para abrir uma imobiliária

Finalmente, chegamos ao mais difícil de todo o processo. Entretanto, para funcionar, é necessário que a sua imobiliária esteja em conformidade com a legislação brasileira.

Conseguir todos os papéis necessários para abrir uma imobiliária pode demorar alguns dias, senão meses. Por isso, se prepare.

É importante saber toda a documentação necessária para abrir uma imobiliária, então pegue um papel e comece a anotar.

CRECI

Primeiramente, como corretor imobiliário, você precisa ter um título de CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis da jurisdição). Esse título possibilita o exercício da profissão em todo o território nacional.

Não se esqueça que pelo menos um dos sócios da empresa deve ser corretor com título de CRECI, e todos os corretores empregados devem ter esse título também.

CNPJ

Para uma imobiliária, empresa, é necessário ter um CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica). Esse documento é o cadastro da empresa no Ministério da Fazenda e Receita Federal.

Inscrição Estadual

O estabelecimento da sua imobiliária precisa ser registrado para que a cidade tenha controle de quantos comerciantes tem e para cobrar os devidos impostos.

Contrato Social

O Contrato Social é um documento que contém o nome registrado, o capital inicial, os nomes dos donos, o que cada um faz e o acordo firmado entre eles.

Esse contrato deve ser registrado na Junta Comercial, na Receita Federal, na Prefeitura da sua cidade e no CRECI.

Alvará da prefeitura

Para que sua empresa esteja funcionando legalmente na cidade, é necessário ter um alvará da prefeitura o registro na Receita Federal, o Contrato Social da empresa e os documentos dos donos.

Esses são alguns documentos referentes à abertura de uma imobiliária, porém, além desses, existem outros papéis que são necessários para abrir qualquer outro estabelecimento comercial. Como, por exemplo, alvarás dos bombeiros e da vigilância Sanitária

Você precisa seguir todas as normas de pontos comerciais, pois eles fazem vistorias anuais para autorizar o funcionamento do estabelecimento. Além disso, para que a fiscalização de segurança e limpeza seja feita, é necessário pagar uma taxa anual.

A imobiliária, como intermédio da relação de cliente e imóvel, deve estar legalmente funcionando e atendendo às normas de fiscalização. Além disso, existem várias formas de melhorar o funcionamento de sua empresa e ter sucesso nesse ramo.

Agora que você já sabe como abrir uma imobiliária, abra a sua. No nosso blog fazemos vários posts com informações e dicas para ajudar corretores de imóveis e imobiliárias a aumentar suas vendas e melhorar seus negócios.  Contudo, aqui você tem acesso a um material completíssimo para aprender como ter sucesso na sua carreira.

 

[Total: 0    Média: 0/5]