Tudo o que você precisa saber para abrir uma imobiliária de sucesso

Imagem ilustrativa de uma equipe pensando em como abrir uma imobiliária.

Se você já possui experiência no ramo imobiliário, deseja começar o próprio negócio e quer descobrir como abrir uma imobiliária, está no lugar certo.

De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliários (ABRAINC), mais de 60% dos empreendedores que atuam no mercado imobiliário brasileiro estão otimistas com relação a esse ano.   

Porém, é fundamental entender que não basta apenas o mercado estar favorável. Ser um profissional que busca por inovação e reunir uma equipe de colaboradores que pensam da mesma forma é um desafio.

Embora o mercado imobiliário seja um ramo tradicional, a tecnologia está cada vez mais se fazendo presente na rotina dos profissionais e dos consumidores.

Ou seja, o comprador e locatário estão cada vez mais buscando que suas exigências e necessidades sejam atendidas, no momento de encontrar um imóvel

Por isso, neste artigo vamos auxiliar você no que é necessário para empreender no mercado imobiliário, os tipos de imobiliárias que existem e como elaborar um plano de negócio.

Assuntos que você irá encontrar:

Diferença entre imobiliária física e digital

O setor imobiliário foi um dos últimos a abraçar as inovações tecnológicas. Até hoje ainda é muito comum imobiliárias funcionarem de maneira completamente analógica, utilizando os mesmos métodos de décadas passadas.

Contudo, apesar de um relativo atraso, a tecnologia já faz parte da rotina de muitas empresas do mercado imobiliário.

Prova disso são as imobiliárias digitais, que otimizaram uma série de processos burocráticos e estão conquistando cada vez mais espaço no mercado. 

Elas operam somente através da internet, sem uma sede física, o que representa uma economia em boa parte das despesas no final do mês.

Entretanto, o modelo tradicional ainda proporciona resultados satisfatórios no mercado imobiliário. Cabe a você, identificar as necessidades do seu público principal. 

Por exemplo, para jovens que vão cursar uma faculdade em outro estado e querem alugar um apartamento, a praticidade oferecida por uma imobiliária digital será extremamente valorizada nesse momento.

Mas para uma família recém formada, que deseja comprar a primeira casa própria, o contato mais pessoal com o corretor, o auxílio na hora de escolher a moradia ideal, a visita aos imóveis, tem muito mais valor. E nesse ponto ter uma imobiliária física leva vantagem.

Abrir uma imobiliária física exige inovação

Optar por montar uma imobiliária no modelo mais tradicional, não significa que você terá de utilizar os mesmos métodos de gestão das décadas passadas.

A digitalização dos processos é uma tendência forte do setor imobiliário e estar atento a isso possibilita a você muito mais condições de se destacar no mercado frente aos seus concorrentes.

Uma fatia significativa do dia a dia de uma imobiliária é consumida por atividades burocráticas e que muitas vezes tornam-se repetitivas. 

Por isso, considere utilizar uma plataforma imobiliária que possa automatizar esses processos mais demorados e trabalhosos. Assim, sua equipe terá mais tempo para se dedicar à captação de imóveis e a prospecção de novos clientes, por exemplo.

A implementação de assinaturas eletrônicas em contratos digitais também apontam os novos caminhos do mercado imobiliário, minimizando a burocracia e otimizando processos, por exemplo. 

Além disso, existem outros recursos que estão sendo bastante explorados pelos players de destaque do mercado imobiliário.

Dessa forma, saber como posicionar seu negócio no meio digital e utilizar as mídias sociais para se aproximar dos seus potenciais clientes é essencial.

CTA-posicionamento-online

Documentos necessários para abrir uma imobiliária

Conseguir toda a documentação necessária para abrir uma imobiliária pode ser um pouco demorado. Portanto, elabore um planejamento com antecedência e, se possível, tenha um contador para assessorar você com toda parte burocrática.

CRECI Jurídico

Para exercer na profissão, seja você corretor de imóveis autônomo ou vinculado a uma imobiliária, é necessário tirar o CRECI na sua região. 

Porém, para abrir uma imobiliária própria, é necessário que pelo menos um dos sócios possua o CRECI jurídico. Esse será o representante legal e responderá por todos os atos da empresa.

CNPJ

Como toda empresa, para abrir uma imobiliária também é necessário ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Esse documento será o cadastro da sua empresa no Ministério da Fazenda e Receita Federal.

Contrato Social

O Contrato Social é um documento que contém o nome registrado, o capital inicial, os nomes dos donos, o que cada um faz e o acordo firmado entre eles.

Esse contrato deve ser registrado na Junta Comercial, na Receita Federal, na Prefeitura da sua cidade e no CRECI.

Alvará da prefeitura

Para que sua empresa esteja funcionando legalmente na cidade, é necessário ter um alvará da prefeitura. Todavia, além do contrato social e do cartão CNPJ, para solicitar a emissão do seu alvará de funcionamento, é preciso ter em mãos:

  • Cópia do recibo de quitação do IPTU;
  • Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (APPCI);
  • Planta do Imóvel com o habite-se.

Como elaborar um plano de negócio?

Planejamento é a chave de qualquer iniciativa empreendedora. 

Por isso, antes de sair correndo atrás da documentação para abrir a sua imobiliária, é essencial que você elabore o plano de negócios da sua empresa.

Desse modo, você entende como vai funcionar sua imobiliária, estabelecer metas e jeitos de cumpri-las, evitar erros comuns na abertura, além de ter um guia para essa nova e tão importante etapa.

Ao elaborar o seu plano de negócios, certifique-se de:

Definir missão, visão e valores

O primeiro passo na criação do plano de negócios é definir a missão, visão e valores da sua imobiliária. Qual é o propósito da sua empresa? Quais são os planos para o futuro? Que valores deseja transmitir?

Esses questionamentos servirão de base para a atuação da sua imobiliária. 

Os aspectos missão, visão e valores devem estar claros tanto para os membros da equipe, quanto para os seus clientes. 

Em resumo, qualquer pessoa que de alguma forma esteja relacionada com a sua empresa, deve conhecer todas essas características que permeiam o funcionamento do negócio.

Analisar a situação do mercado imobiliário no país

Estude o cenário econômico do país, entenda como estão os índices de investimentos para o setor, analise as taxas de juros ofertadas pelas credoras. 

Independentemente da proposta do negócio, se for aberto no momento errado, as chances de fracasso disparam. 

Portanto, é necessário entender o contexto atual do mercado imobiliário no seu país, no mundo e principalmente no local de atuação da sua imobiliária.

Mapear concorrência e possíveis clientes

Quais são as principais ameaças e oportunidades da sua imobiliária?

Se você já atuou como corretor na região, provavelmente conhece bem que tipo de imóveis os clientes mais buscam, onde surgem as melhores oportunidades e quem está disputando elas com você.

Acrescente no plano a localização dos seus concorrentes, número de imobiliárias existentes na região que você irá atuar e entre outros dados que possam auxiliar você.

Desse modo, é importante saber quais serviços cada uma delas oferta. Se são especializadas, por exemplo, em compra e venda, locação, imóveis de alto padrão ou trabalham de forma mais ampla. 

Pois, com uma análise detalhada da concorrência você poderá identificar oportunidades pouco exploradas e definir em qual nicho do mercado a sua imobiliária terá mais chances de sucesso.

Examinar a viabilidade financeira do negócio

Nenhum negócio nasce dando lucros, por isso é necessário investir no início.

Você precisará pagar, por exemplo, toda a documentação de abertura e regularização da empresa, comprar móveis, equipamentos, contratar uma equipe qualificada e fazer a assinatura de planos dos softwares de CRM e gestão de locação

Ou seja, abrir uma empresa tem custos e levarão alguns meses até que os dividendos da sua imobiliária sejam suficientes para cobrir todos os gastos iniciais.

Arquitetar a estrutura operacional

Nessa etapa você irá descrever minuciosamente o método de trabalho da sua imobiliária. Se será especializada em algum serviço ou vai atuar de maneira mais abrangente, quantos corretores você terá na equipe e quais equipamentos serão utilizados.

Promover seu negócio

O marketing é um dos pilares fundamentais de qualquer organização. Se você está lendo esse post agora, é graças a uma estratégia de comunicação elaborada por uma equipe.

Portanto, para a sua imobiliária alcançar um patamar elevado e se destacar no mercado, é imprescindível que seja estruturado um plano estratégico de marketing. 

A técnica adotada vai depender de todos os outros fatores que você definiu anteriormente no seu plano de neǵocios. 

Para desenvolver um planejamento de comunicação, é importante conhecer bem o seu público de interesse e de que forma eles se relacionam com o mercado imobiliário.

Construir um branding imobiliário poderoso é primordial para trazer visibilidade e fortalecer os valores da sua marca diante do público.

CRM-imobiliário

Dicas para os futuros gestores(as)

A vontade de empreender é característica de pessoas com coragem para assumir novos desafios e capacidade de enxergar grandes oportunidades onde a maioria não vê. 

Se você está projetando abrir uma imobiliária, certamente já possui bastante experiência nesse mercado e agora busca atingir um outro patamar na carreira. 

Cabe a você tirar proveito de todo esse know-how para desempenhar uma gestão eficiente e responsável.

Todo gestor também precisa estabelecer uma boa rede de conexões. Com o networking no mercado imobiliário, outros profissionais da área podem auxiliar você a manter-se atualizado sobre novas tendências do mercado. 

E por último, nunca esqueça que o serviço prestado ao cliente deve ser o foco principal da sua imobiliária. Não adianta regularizar toda a documentação, montar um plano de negócios perfeito, construir um networking impecável, se o atendimento ao cliente não for de qualidade.

O sucesso da sua imobiliária depende diretamente da satisfação dos clientes durante a negociação. Logo, definir a excelência do serviço como prioridade é a melhor estratégia para alavancar a performance da sua empresa.

Como a tecnologia pode ser sua aliada?

Como falamos anteriormente, é perceptível como a tecnologia está a cada momento fazendo ainda mais parte da rotina das pessoas e auxiliando no aumento da produtividade das empresas.

E no mercado imobiliário não é diferente. Mesmo você optando por investir em uma imobiliária física, será uma obrigação possibilitar que as inovações tecnológicas estejam presentes no seu negócio para que você saia na frente dos concorrentes.

Criar um perfil em redes sociais para aproximar a marca ao seu público, desenvolver um site imobiliário para facilitar a procura de imóveis aos seus clientes e investir em um software imobiliário que auxilie sua equipe, são fatores muito importantes que você não pode deixar para trás. 

Portanto, se você quiser colocar em prática e testar de forma gratuita o sistema imobiliário da Jetimob basta acessar o banner abaixo:

banner gestão de imóveis e crm jetimob
You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.