Dicas para ajudar a vender terrenos

Além da venda e locação de casas, apartamentos, salas comerciais e condomínios, existe a negociação de terrenos, ou seja, uma área não construída. Deve ser difícil vender algo tão abstrato, né? É por isso que neste post vamos lhe mostrar as melhores dicas para você conseguir vender terrenos.

Esse tipo de negociação é sempre um desafio. Portanto, cabe a você, corretor de imóveis, estar atento e informado sobre o que pode e o que não pode ser construído nos terrenos que se propõe a vender.

O processo de vendas de um terreno possui diversas etapas a serem seguidas. Além disso, devido às leis de construção civil, é necessário passar por vários setores para tornar o terreno legalizado e em boas condições para venda.

Como para todo imóvel, é imprescindível que o mesmo esteja limpo e bem cuidado. Caso contrário, é possível que poucos clientes vejam o potencial do seu terreno.

Uma casa suja e lotada de móveis espalhados tem poucas chances de ser vendida, isso por que é difícil imaginar como ela seria se estivesse limpa. Por isso, mantenha o imóvel ou terreno sempre limpos.

Na hora de vender terrenos, você, como corretor, precisa saber o seu público-alvo. Quem será que gostaria de comprar essa área? Encontra a resposta dessa pergunta e foque em prospectá-los.

De acordo com Gustavo Feola, corretor especializado em terrenos, quem trabalha com venda de terrenos tem que ter paciência extrema, ter jogo de cintura e atender o cliente com excelência. Claro que também é preciso estudar sobre questões técnicas, zoneamentos, gabaritos e índices de construção.

Estar muito atento ao mercado e aos valores dos terrenos é fundamental para você conseguir vender um terreno. Assim você sabe quanto seus concorrentes estão cobrando por um terreno parecido com o seu e pode se basear nisso.

Agora vamos te dar mais algumas dicas para você vencer esse desafio. Veja o que você deve fazer para vender terrenos.

Dicas para vender terrenos

Conheça a área

Circule pela região onde situa a área, conheça o bairro e a vizinhança. Além disso, saber sobre o comércio e as acessibilidades que têm perto do terreno podem te ajudar muito na hora de oferecer o terreno ao seu cliente.

Essas informações podem servir como um divisor de águas para os seus clientes. Muitas pessoas levam muito em consideração a vizinhança e o fácil acesso à farmácias, mercados, etc.

Boa relação com o cliente

Promova uma boa apresentação pessoal, estabeleça afinidades e mostre conhecimento e domínio de seu trabalho. Além de atender o seu cliente com excelência, você deve manter uma boa relação com ele.

Esteja sempre disponível e ciente que esse é um grande investimento para ele. Por isso, deixe-o pensar e se ponha à disposição para ajudar e esclarecer qualquer dúvida.

Avalie a área

É recomendado avaliar o zoneamento da região, a largura da rua, se tem desapropriação a ser feita, entre outras coisas. Além disso, saiba o que pode ou não pode ser construído no terreno, se cabe construir um edifício nele, por exemplo.

Não basta saber somente o tamanho do terreno e se ele tem terra fértil, por exemplo. O valor do terreno é dado baseado naquilo que pode ser feito nele. Por isso, saiba seus prós e contras antes de vender algo que não será bom para o seu cliente.

Compare com outros terrenos

Como já falamos, procure saber o preço de outros terrenos parecidos com o que você está vendendo. Assim, estabeleça comparações. Se você não sabe como avaliar, olhe outros terrenos e veja os aspectos avaliados para dar o preço ao seu.

Descubra o histórico do terreno

Pergunte ao proprietário como está a situação do inventário e quem são os herdeiros, por exemplo. Estar ciente das situações legais da área podem lhe privar de futuros problemas.

Organize uma prévia análise técnica

Faça uma análise técnica de zoneamento e diretrizes, checando informações sobre a possibilidade ou não de incorporação, a documentação básica (como capa de IPTU e matrícula). Além disso procure informações na prefeitura quanto à legislação local, normas de construção e assim por diante.

Prepare uma boa apresentação

Para vender terrenos, é sempre bom preparar boas apresentações. Essas apresentações devem conter informações dentro de um padrão formal e profissional, incluindo aspectos como imagens de um mapa com a localização geográfica via Google e demais detalhes que atraiam o interesse.

Além disso, elas devem expor outras informações importantes que transmitam o máximo de dados técnicos e comerciais sobre a área. Lembre-se sempre de incluir características que os seus clientes gostariam de saber, como a vizinhança, por exemplo.

Divulgue

Assim como ter um boa apresentação, é importante investir na divulgação dos terrenos à venda. Você pode usar os meios tradicionais, como placas e anúncios em jornais, e agregar isso aos meios virtuais, como portais de imóveis e até mesmo redes sociais.

Para facilitar o seu trabalho como corretor imobiliário, você pode utilizar um CRM como o da Jetimob. Com esse sistema, fica muito mais fácil gerir todos os seus imóveis  e anunciá-los em portais.

Além disso, com uma lead page atualizada, você consegue agilizar suas vendas e manter-se conectado com seu cliente de forma mais frequente.

Tenha paciência

Tenha paciência. Como já falamos, comprar um terreno é um grande investimento para o seu cliente, por isso, dê tempo para que ele se decida. O processo natural de uma intermediação para vender um terreno envolve idas e vindas e muita paciência!

Agora você já sabe o que você precisa fazer para vender terrenos, né? Curtiu as dicas? Esperamos ter contribuído para facilitar esse processo tão difícil. Leia no blog da Jetimob mais dicas e informações sobre o ramo imobiliário que todo corretor de imóveis deve saber!

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.