Confira os melhores lugares para abrir um negócio imobiliário

Em tempos de crise e com o mercado imobiliário desestabilizado, os profissionais da área estão buscando diferentes alternativas para alavancar os negócios. Uma delas é encontrar cidades para corretores de imóveis viverem e ganharem um aumento nas vendas. Nosso país é muito grande e possui diferentes características, demandas e dificuldades em cada um dos estados.

Vejo muitos corretores abandonando a profissão por não estarem vendendo como antes. O fato é que o profissional deve se ajustar ao mercado, dar o seu melhor, além de buscar alternativas diferenciadas ou esperar a maré ruim passar: por que um dia ela passa.

Então, antes de sair fazendo as malas, buscando as melhores cidades para corretores ou lugares para viver que tenham mais perspectiva de mercado e ganhos imobiliários, saiba que as dificuldades irão existir em qualquer lugar e que os desafios devem ser enfrentados.

Agora, se você está pensando em sair da sua cidade, mudar de ares ou começar algo novo, como tornar-se um corretor de imóveis autônomo, é legal dar uma olhada em alguns indicadores para selecionar sua próxima parada. Ao contrário do que se pensa, nem sempre a capital ou centros populacionais estão no topo da lista.

A Consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária fez uma análise em todos os municípios do país, com menos de 1 milhão de habitantes, para detalhar as características de demanda em  cada uma delas.

Este trabalho gerou um ranking de 100 cidades mais prósperas para o mercado imobiliário. Estas cidades apresentam características positivas, como alta renda per capita, PIB, alto grau de instrução e de empregabilidade, alto número de empresas e déficit imobiliário elevado.

Diferente de outros estudos, esta análise foca no consumidor – regiões onde a população tem mais condições de adquirir um imóvel, além de avaliar a taxa de desocupação e o número de financiamentos imobiliários – quanto maior o volume, menor espaço para compras.

Confira as 10 principais cidades para corretores de imóveis:

São Bernardo do Campo/SP

Cidade do ABC paulista, com ótima qualidade de vida, excelente pontuação na pesquisa para investimento de imóveis de baixo a alto padrão. O lugar possui um déficit habitacional de 29% e a média de população com salário mínimo fica em torno de 7%.

Natal/RN

Capital do Rio Grande do Norte, Natal é uma cidade turística, com lindas praias e um grande potencial para investimentos. Possui um mercado ávido por imóveis de médio e alto padrão, uma taxa de desocupação de 33% e média salarial da população com SM é de 6%.

Niterói/RJ

Colada na cidade maravilhosa, perto das belas praias, Niterói é uma cidade “dormitório”, onde muitos trabalham, mas não moram. Ela ganhando destaque com novos empreendimentos, possui um déficit de desocupação de 25% e média de 11% da população com salários mínimo.

João Pessoa/PB

Outra capital turística com potencial de investimento, tanto de imóveis de baixo como de alto padrão, segundo a pesquisa, é João Pessoa. A média da população com salário mínimo é de 6% , além da taxa de desocupação de 33%.

Santo André/SP

Novamente, a grande região de SP se destaca fora da capital como oportunidade de negócio. A média da população com salário mínimo é de 8% e uma taxa de desocupação de 30%.

Florianópolis/SC

Uma cidade de praia, turística, na lista das 10 maiores cidades para corretores. Santa Catarina é um estado que vem crescendo muito e que conta com pólos tecnológicos e empreendedores. Muita gente busca Florianópolis para se aposentar, e por isso tem boas oportunidades para corretores de imóveis. A média da população com salário mínimo é de 9% e tem uma taxa de desocupação de 32%.

São José dos Campos/SP

A média da população com salário mínimo é de 7% e uma taxa de desocupação de 33%, fazendo com que esta cidade esteja no topo da lista geral.

Uberlândia/MG

Não é só de pão de queijo que vive o mineiro. Minas Gerais tem grande potencial para investimentos imobiliários. A média da população com salário mínimo é de 6% e uma taxa de desocupação de 42%.

Santos/SP

A média da população com salário mínimo é de 9% e uma taxa de desocupação de 32%. Santos também é uma cidade praiana, perto da capital, com mais tranquilidade e menos violência.

Campo Grande/MS

a décima cidade da lista das 10 melhores cidades para corretores fica em Mato Grosso, onde a média da população com salário mínimo é de 6% e uma taxa de desocupação de 34%.

Confira a lista completa aqui.

Para melhor definição das cidades para corretores de imóveis é preciso observar a demanda que define o que será comprado, como e quando. É isto que propõe a pesquisa e que originou o ranking.

É importante lembrar que estes números não garantem sucesso nas vendas, pois as informações são mutáveis e o mercado está em constante evolução. De uma forma geral, quanto maior a qualidade de vida de uma cidade, maior demanda para negócios ela terá.

 

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.