Como implementar o customer centric no seu negócio imobiliário?

Imagem ilustrativa de uma equipe implementando customer centric em uma estratégia.

O que pode diferenciá-lo frente à concorrência do mercado imobiliário? Qual o principal objetivo do seu negócio e como fidelizar a cartela de clientes? Todas essas são questões que nos apontam para a formação da estratégia de customer centric.

Esse é um conceito que vem se popularizando cada vez mais, por direcionar os empreendimentos a terem seus clientes como foco de todos os seus esforços e direcionamentos.

Se você deseja compreender mais a fundo sobre essa metodologia, seu impacto no direcionamento das imobiliárias, principais vantagens e como incorporá-la em seu negócio, continue a leitura.

Assuntos que você irá encontrar:

O que é customer centric?

Customer centric é um termo em inglês que significa ''centrado no cliente''.

Possui uma definição relacionada a uma das principais estratégias do campo imobiliário e à implementação de ações cada vez mais personalizadas que estejam completamente direcionadas para as necessidades dos seus clientes.

Ainda que esse seja o foco de todo e qualquer empreendimento, o customer centric o reafirma e qualifica para que todos os processos, mudanças e aplicações sejam desenvolvidas pensando no atendimento das demandas do consumidor.

Como resposta a estes esforços, são observados significativos avanços em termos de fidelização de clientes, ocasionando, portanto, em um aumento das possibilidades de conclusão de vendas e contratos.

📣
Ao pensar no contexto e realidade de uma imobiliária, imagine o seguinte cenário: seu empreendimento capta um aumento no interesse por diferentes imóveis e uma boa adesão a ferramentas tecnológicas, ao passo em que os horários dos seus consumidores tornam-se cada vez mais restritos, por conta de uma rotina agitada.

Ao perceber essa limitação, a sua imobiliária pode apostar, por exemplo, na possibilidade de ofertar tours virtuais pelos imóveis disponíveis, para que futuros moradores possam ter a facilidade e praticidade de conhecer os locais a qualquer momento e hora do dia, impulsionando as chances de fechamento de vendas e locações.

Como funciona o customer centric?

Na área do marketing digital, aprimorar a experiência do usuário envolve fornecer conteúdo de maior relevância, possuir um site para imobiliária adaptável e amigável para dispositivos móveis, melhorar o tempo de carregamento das páginas e garantir uma conexão segura, entre outros aspectos.

Contudo, a abordagem Customer Centric opera de forma um pouco diferente, especialmente quando vista de uma perspectiva mais ampla. 

Essencialmente, essa estratégia deve ser incorporada em todo o planejamento estratégico e estar presente em todas as fases do ciclo de vendas.

O conceito de Customer Centric deve ser considerado desde o primeiro contato com o cliente, ainda na fase de potencial consumidor, e continuar ao longo das diversas etapas de sua jornada, incluindo o pós-venda.

Isso implica em realizar um estudo personalizado e minucioso dos hábitos e comportamentos do cliente para identificar suas necessidades e preferências, com o objetivo de implementar melhorias efetivas.

Em termos de ações práticas, essa estratégia deve visar aumentar a satisfação do cliente. 

Isso pode envolver diversificar os canais de comunicação para receber mais feedbacks e assegurar que os consumidores se sintam escutados e valorizados.

A importância do customer centric culture para imobiliárias

Com o mercado imobiliário cada vez mais competitivo, pensar em possibilidades que trarão destaque ao seu negócio é um direcionamento fundamental para que você consiga se ajustar às expectativas e transformações e não se tornar obsoleto ou até mesmo irrelevante perante a concorrência.

Na prática, significa a necessidade de transformação de uma cultura organizacional e adoção do customer centric enquanto um norteador para todos os planejamentos, etapas e processos, conseguindo conceber ações cada vez mais alinhadas e ajustadas aos principais desejos dos consumidores.

Essa estratégia considera pesquisas e tendências de mercados que apontam para o fato de que o público-alvo não quer apenas a aquisição de um serviço, mas sim que lhes sejam oferecidas verdadeiras experiências, que os façam se sentir únicos e forneçam atendimento e soluções individualizadas, considerando suas especificidades.

Veja também: Customer Success: o que é e qual a sua importância no mercado imobiliário

Imagem ilustrativa de uma corretora aplicando o customer centric.

Quais as principais vantagens do customer centric?

Dentre os principais benefícios de aplicação da estratégia de customer centric, estão as seguintes:

  • Aumento da vantagem competitiva

O mercado de imóveis enfrenta um cenário onde conseguir um destaque frente aos concorrentes tem se tornado difícil. 

Isso porque, graças à tecnologia e seus avanços, consumidores se tornam ultra conectados, possuindo a oportunidade de conhecer negócios e realizar extensas pesquisas e comparações antes de aderir a um serviço.

E entre as ofertas, o valor a ser pago não é a única variável considerável. Opções personalizadas, atendimento diferenciado e a atenção dada por parte do empreendimento vem despontando enquanto pontos cruciais na hora de realizar a escolha final.

  • Melhoria contínua dos serviços

Ao direcionar seus serviços, gestão e colaboradores a uma busca contínua por entregas personalizadas, você está direcionando a sua imobiliária para uma movimentação constante de retorno e valorização dos clientes, oferecendo soluções inovadoras, assertivas e otimizadas.

  • Fidelização dos clientes

Consumidores satisfeitos tendem a fidelizar a sua preferência e experiências, recorrendo à sua organização de forma recorrente. Para os negócios, significa ainda uma redução nos custos de aquisição de clientes.

Isso porque esses consumidores passam a se manter mais fiéis à sua marca e realizar negociações de maneira mais espontânea e facilitada, diminuindo também os custos operacionais a longo prazo.

Enquanto outros benefícios, podemos observar também o fortalecimento do posicionamento de sua imobiliária e criação de uma rede de consumidores engajados e comprometidos a promover a sua marca.

Quais os desafios dessa proposta?

Antes de buscar a estruturação do customer centric em sua imobiliária, existem dois desafios centrais que precisam ser superados. 

O primeiro diz respeito a uma completa e total transformação da cultura organizacional, que precisa ser inteiramente direcionada ao propósito de centralização dos clientes.

Dessa forma, não é suficiente apenas oferecer opções de alto padrão ou que atendam exatamente as expectativas e possibilidades de investimento e pagamento dos consumidores se o atendimento ofertado não é igualmente assertivo e de qualidade.

Colaboradores e líderes precisam, em conjunto, estabelecer modelos e padrões que viabilizem a garantia de uma jornada positiva para o público-alvo.

O segundo ponto essencial é ter as ferramentas necessárias para compreender e até mesmo antecipar as necessidades e demandas dos usuários, entendendo que o customer centric precisa ser pensado como uma metodologia que irá apresentar dados mais evidentes após um período de consolidação das ações e comportamentos.

Imagem ilustrativa de uma equipe analisando uma estratégia de customer centric.

Como implementar o customer centric?

Algumas etapas são essenciais para o sucesso dessa metodologia, confira as dicas a seguir:

Possua dados e informações qualificadas: as inovações tecnológicas podem e devem ser usadas a favor do seu negócio. O CRM, Customer Relationship Manager, é um recurso que viabiliza a realização de um diagnóstico e identificação da jornada de compras dos seus consumidores, por meio dos dados coletados e facilmente analisados e compartilhados;

Realize a consolidação de uma cultura centrada no seu cliente: uma cultura que busque de forma contínua as melhores soluções e está constantemente voltada para o perfil de comportamento, padrões e desejos do público-alvo é fundamental;

Estabeleça uma análise profunda da jornada do público-alvo: identificar com precisão a etapa de consideração onde se encontram os seus consumidores o instrumentaliza a saber quais ações aplicar em sua imobiliária para otimizar e impulsionar a finalização de uma aquisição;

Instaure e canal aberto a feedbacks: saber como as condutas estão sendo percebidas e vivenciadas pelos seus clientes é fundamental para poderem ser identificadas possíveis melhorias e formas de aplicar uma evolução e aprimoramento permanentes.

De que forma avaliar o desempenho dessa estratégia?

A escolha de indicadores para a análise dessas práticas precisa ser aplicada de forma ajustada ao perfil das ações. Entre os dados passível de serem estudados, citamos 3 principais:

  • Lifetime Value (LTV): o LVT é responsável por mensurar o retorno financeiro da sua imobiliária com relação a um cliente. São considerados o período de permanência e média percentual gerada;
  • Net Promoter Score (NPS): apresenta o nível de satisfação dos consumidores. Essas informações são colhidas por meio da taxa de usuários que foram fidelizados e atuam de forma participativa na promoção do seu negócio e dos que não demonstram uma boa experiência ou se posicionam enquanto neutros;
  • Taxa de churn: está relacionada à taxa de cancelamento, ou seja, o percentual de consumidores que descontinuaram o uso dos serviços do seu empreendimento.

Cases de sucesso na utilização do customer centric

Aqui estão alguns exemplos notáveis de empresas que alcançaram sucesso adotando uma abordagem centrada no cliente:

Amazon

Imagem da marca da Amazon.

A Amazon é frequentemente citada como um dos melhores exemplos de uma empresa centrada no cliente. 

A sua filosofia de colocar o cliente em primeiro lugar levou à criação de serviços inovadores como o Amazon Prime, que oferece entrega rápida, e o Kindle, que revolucionou a forma como as pessoas leem. 

A empresa também é conhecida por sua política de devolução fácil e por sua plataforma de avaliações, que ajuda os clientes a tomar decisões informadas de compra.

Apple

Imagem da marca da Apple.

A Apple se concentra em criar produtos que não apenas atendem, mas superam as expectativas dos clientes em termos de design, funcionalidade e experiência do usuário. 

Além disso, as lojas da Apple, com seu design atraente e Genius Bars para suporte técnico, oferecem uma experiência de varejo que reflete seu foco no cliente.

Netflix

Imagem da marca da Netflix.

A Netflix usa dados e algoritmos para personalizar as recomendações de filmes e séries de TV para cada usuário, criando uma experiência de usuário altamente personalizada.   

Sua capacidade de se adaptar às preferências dos clientes e sua oferta de conteúdo original baseado em insights do usuário são centrais para o seu sucesso contínuo.

Estes exemplos demonstram como diferentes empresas, de vários setores, podem aplicar o princípio de Customer Centric para melhorar a experiência do cliente e, como resultado, alcançar um grande sucesso no mercado.

Agora que você compreendeu o significado do customer centric e o quanto essa metodologia pode impactar de forma direta e expressiva a capacidade da sua imobiliária em fidelizar clientes, que tal buscar aplicá-la? 

Afinal, sabemos o quanto o aprimoramento constante é essencial para o fortalecimento do seu posicionamento de mercado e capacidade de conquista de novos públicos.

E para continuar conhecendo as principais informações do mercado, que tal continuar acompanhando o blog? Aproveite e confira nosso post sobre como melhorar seu relacionamento com o cliente.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.